Início | Contra o Cerol | Ação contra o cerol apreende 12 carreteis de linhas cortantes, qualifica dois adultos e 9 adolescentes

Ação contra o cerol apreende 12 carreteis de linhas cortantes, qualifica dois adultos e 9 adolescentes

12/07/2017 | Contra o Cerol

Operação realizada em um campo de futebol do Vale Verde, na tarde de terça feira (11), entre Policia Militar, Guarda Civil Municipal e Conselho Tutelar faz apreensão de pipas e 12 carreteis de linhas cortantes, entre elas cerol e linha chilena. A ação foi organizada em reunião realizada na última semana com a vereadora Juliana Damus (PP) e representantes da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, dos setores de Posturas e Sala do Empreendedor da Prefeitura Municipal, bem como da Policia Militar.

A coordenadora Executiva da Guarda Civil Municipal, Juliana Zaccaro disse que essa foi a primeira das muitas ações que serão realizadas em conjunto. “Dois adultos e nove adolescentes foram qualificados e acredito que dificilmente retornam a usar Cerol ou linha chilena, além disso, servem de exemplo a outras mais, inclusive crianças”, afirmou.

Para a vereadora Juliana Damus, que há anos participa das discussões e ações contra o cerol, esta é uma situação que o poder público e o setor de Segurança Pública devem priorizar, especialmente, em período de férias.

“Nesse período, muitas crianças passam a maior parte do tempo soltando pipas, por isso, precisam ser orientadas quanto ao melhor lugar para soltar, que não deve ter fios de energia elétrica, mas, principalmente, quanto aos riscos do uso de linhas cortantes, que pode, inclusive, tirar vidas”, ressaltou.

O tenente Gardim, da 3ª CIA, explica que diversas ações ainda serão realizadas durante o mês de julho, que é o período de férias escolares. De acordo com ele, o objetivo das ações é realizar apreensões de cerol e linha chilena, mas, também, conscientizar as crianças e adultos quanto ao uso delas.

Programas educativos

 O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, também realiza um trabalho educativo com os alunos. No último mês, 913 crianças de escolas municipais, estaduais e particulares receberam certificados do programa que também abordou a questão das linhas cortantes.

O coronel João Alberto Nogueira, secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública ressaltou que a GCM também está empenhada em realizar durante todo o mês de julho ações educativas de conscientização ao uso do cerol e linha chilena, junto aos alunos da rede pública. Ele explicou que o Projeto Guardando o Amanhã já orientou centenas de alunos.

“A partir do dia 17 de julho, as crianças pertencentes ao projeto de férias do Oitis também receberão orientação sobre o uso de linhas cortantes em pipas. A ideia é incluir as palestras para os alunos durante todo o ano letivo”, finalizou o Cel. João Alberto.

Texto e fotos: Paula Cardoso

Veja outros artigos

Campanha Contra o Uso de Cerol na Escola Estadual Prof Luiza Rolfsen Petrilli
No período de férias escolares, Juliana Damus e a Guarda Municipal realizaram a Campanha Contra o Uso do Cerol na...
Juliana Damus mobiliza reunião para que lei contra o uso do cerol seja aplicada
Vender e utilizar linha de pipa com cerol e similares é proibido, sob pena de multa. No entanto, desde que a Lei...
Campanha contra uso do cerol é lançada em escola municipal
A vereadora Juliana Damus representou a Câmara no evento Conscientizar os jovens sobre os perigos do uso de linhas...
Campanha Contra o Uso de Cerol na EMEF Rafael de Medina
No período de férias escolares, Juliana Damus e a Guarda Municipal realizaram a Campanha Contra o Uso do Cerol na EMEF...
Campanha Contra o Uso de Cerol na Escola Estadual Antonio Joaquim de Carvalho
No período de férias escolares, Juliana Damus e a Guarda Municipal realizaram a Campanha Contra o Uso do Cerol na...
Juliana Damus organiza campanha de orientação e conscientização sobre o uso de cerol
Por: Paula Cardoso e Fernando Stivaletti Uma perigosa mistura de caco de vidro moído aplicados em linhas de...
Campanha Contra o Uso de Cerol na Escola Estadual Dep. Leonardo Barbieri
A vereadora visita e orienta os alunos da Escola Estadual Dep. Leonardo Barbieri, acompanhada das Policiais femininas,...
Juliana Damus articula reunião para discutir ações contra o Cerol
Os registros de ocorrências envolvendo linhas cortantes aumentam no período escolar. Isso ocorre no fim do mês de...
Perigo no ar: Juliana Damus aborda em palestra com a PM e CPFL que o cerol é uma ameaça à vida
Por Wagner Luiz No período de férias, como o que estamos entrando agora, é muito fácil encontrar crianças e...
Campanha Contra o Uso de Cerol na Escola Estadual Dr. João Pires de Camargo
A vereadora visita a Escola Estadual Dep. Leonardo Barbieri e, acompanhada das Policial feminina, Cabo Sônia, orientam...

Pin It on Pinterest