Por Chico de Assis
Nessa quinta-feira (25), 1.380 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares participaram no SESC da conclusão do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, coordenado pelo 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior, de Araraquara.
O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas.
A conclusão, com entrega de medalhas e certificados, foi dividida em duas etapas. Pela manhã, 540 alunos participaram da solenidade, e no período da tarde foram mais 840 alunos.
Na formatura, os alunos prestam compromisso diante da Polícia, da Escola e da Família de resistir às drogas e à violência por meio de um juramento. Todos os 1.380 alunos que concluíram os quase 5 meses de curso do Proerd, com uma aula semanal dentro de suas próprias escolas, receberam certificados, e os que mais se destacaram foram premiados com medalhas. A atividade recomeça no segundo semestre nas escolas, e ao final deste ano uma nova turma participará de outra solenidade de conclusão. As duas solenidades foram concluídas com a frase “hoje é dia de Proerd”.