Por José Conde Sobrinho
Na quinta-feira (10) pela manhã e nas dependências do Sesc Araraquara, alunos e alunas das escolas estaduais, municipais e particulares de Araraquara, receberam diplomas e medalhas pela conclusão do curso de sete semanas ministrado pelo Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência – e que se destacaram em suas unidades escolares.
O concorrido evento, prestigiado por autoridades civis e militares, educadores, familiares de formandos/formandas e por mais mil alunos das unidades educacionais da cidade, também contou com a apresentação de números musicais e peça de teatro, tendo como foco principal, as lições assimiladas durante a realização do programa de caráter social preventivo colocado em prática pela Polícia Militar.
A exemplo de outras cidades, o projeto do Proerd em Araraquara nesse segundo semestre, reuniu alunos do 5º ano que encontram-se na faixa etária de 09 a 12 anos de idade e dos adolescentes do 7º ano, na faixa etária de 12 a 14 anos de idade. O programa é aplicado nas escolas da rede de ensino público e privado, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e Família e ofereceu atividades educacionais em sala de aula, que inserem em nossas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.
O que é o PROERD?
A Polícia Militar do Estado de São Paulo vem desenvolvendo desde 1998, o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência – nas escolas do Estado e ministrado através de policiais militares voluntários. Atualmente, a Polícia Militar conta com mais de 551 Instrutores Policiais Militares voluntários que foram preparados para desenvolver o trabalho de prevenção nas escolas e também na comunidade envolvendo pais, professores, alunos e comunidade. Esses policiais militares atendem, escolas estaduais, municipais e privadas do Estado.
O programa já foi desenvolvido em mais de 451 municípios e desde a sua implantação, em 15 de julho de 1998, o PROERD já formou mais de 539.282 mil alunos das escolas da rede pública e privada do Estado de São Paulo. Os policiais militares desenvolvem um trabalho educativo de prevenção, de forma voluntária, pois além de suas atividades de policiamento, contribuem semanalmente com parte do seu tempo, na busca pela construção de um futuro melhor, principalmente direcionado para nossas crianças.
O PROERD é baseado no programa norte americano D.A.R.E. – Drug Abuse Resistance Educacion -, que foi desenvolvido em Los Angeles, California, em 1983, e já é aplicado em outros 50 países envolvendo mais de 60 mil policiais. Os Estados pioneiros no Brasil foram Rio de Janeiro e São Paulo e mais recentemente, também iniciado no Estado do Rio Grande do Sul.
No evento de quinta-feira, a Câmara Municipal de Araraquara esteve representada pela vereadora Juliana Damus (PP) que enalteceu a realização do projeto levado a efeito pela unidade da polícia militar baseada no 13º BPMI. “Mais uma vez – disse Damus – assisto mais uma etapa cumprida pelo programa Proerd de nossa cidade e com resultados alcançados mais do que expressivos; continuo sendo parceira do projeto que forma cidadãos de maneira hábil e que proporciona aos nossos jovens uma expectativa marcada pela eficiência”.