Por Chico de Assis e Bianca Cristina
Na quinta-feira (dia 5), 380 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares participaram no SESC da conclusão de mais uma turma do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, coordenado pelo 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior de Araraquara. O Proerd é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes se envolvam com pessoas suspeitas e saibam se defender da pressão de colegas que insistirem no convite para o uso de drogas.
A conclusão do curso contou com apresentações das redações premiadas com a entrega de medalhas e certificados. A vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora Juliana Andrião Damus (PP), representou o Legislativo. O Prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) presidiu o evento, acompanhado dos secretários Orlando Mengatti Filho (Nino), da Educação, e Coronel Spera, da Comunicação, o gerente do SESC, Paulo Casale, representantes das Escolas Municipais Professora Olga Ferreira Campos (Universal), Professor Waldemar Saffiotti (Cruzeiro do Sul) e Rafael de Medina (Jardim Eliana), e da Estadual Deputado Leonardo Barbieri. Além da participação da Banda regimental do 13° Batalhão. O capitão da Polícia Militar, Paulo Henrique Jurisato, representou o Tenente Coronel Antonio Marcolino Vieira, comandante do 13 BPMi.
Para a vereadora Juliana Damus, “a Polícia Militar desenvolve um importante papel ao alertar sobre todos os males do uso das drogas, bem como da violência gerada pelo convívio com elas. Sabemos o quanto esta luta é difícil, mas programas como o PROERD mantém vivo o sentimento de esperança, pois além de levarem o conhecimento até os alunos, transforma também estes alunos em futuros professores desses ensinamentos”, destacou.
Na formatura, os alunos prestam compromisso diante da Polícia, da Escola e da Família de resistir às drogas e à violência por meio de um juramento. Todos os estudantes que concluíram os quase 5 meses do curso do Proerd, com uma aula semanal dentro de suas próprias escolas, receberam certificados, e os que mais se destacaram foram premiados com medalhas. A atividade recomeça no segundo semestre nas escolas, e ao final deste ano uma nova turma participará de outra solenidade de conclusão. As duas solenidades foram concluídas com a frase “hoje é dia de Proerd”.