Início | Meio Ambiente | Outras Ações | COMDEMA discute implantação da implantação da Taxa de Preservação e Controle do Meio Ambiental

COMDEMA discute implantação da implantação da Taxa de Preservação e Controle do Meio Ambiental

07/03/2007 | Outras Ações, Participações

Por Adriana Silva

COMDEMA discute implantação da Taxa Ambiental

A vereadora Juliana Damus (PV) participou na última semana da primeira reunião do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiental) para discussão da implantação da Taxa de Preservação e Controle do Meio Ambiental. Juliana representa a Câmara Municipal no Conselho, que no total conta com a representação de 16 instituições.

A discussão no COMDEMA vai até meados de maio, quando o grupo entregará um parecer à Prefeitura sobre o assunto. Até lá, Juliana e os demais membros vão receber sugestões para a regulamentação da lei. Nessa primeira reunião, os membros do conselho contaram com a participação do superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto), Wellington Cyro de Almeida Leite.

Para a vereadora Juliana, o início da discussão no COMDEMA é um importante passo no sentido de garantir o êxito da lei. “Não basta criar uma taxa, a população precisa compreender e entender sua intenção, principalmente quando o que está em questão é a preservação do meio ambiente”, reforça a vereadora.

O presidente do COMDEMA, professor doutor Denilson Teixeira, explica que a discussão no Conselho passa por dois momentos importantes. O primeiro são as questões técnicas e o segundo as conceituais.

Teixeira esclarece que a lei que cria a taxa ambiental é muito complexa e isso exige uma discussão minuciosa sobre diversos pontos. “Começamos a colher informações sobre como será feito o cálculo dos custos, como uma pessoa vai informar qual a quantidade de lixo que produz em sua casa. Todas essas questões são técnicas e precisam ser traduzidas para a população”, enfatiza.

O segundo momento, o das questões conceituais, é, na avaliação do presidente do COMDEMA, um ponto crucial para que as pessoas compreendam e apóiem a lei. Trata-se de um trabalho de educação ambiental, pois é por meio dele que as pessoas vão compreender os motivos e a importância da taxa. Nesta fase, entra também o trabalho de conscientização sobre a coleta seletiva de lixo.

Para Teixeira, trabalhar bem essa informação é fundamental, principalmente porque as questões ambientais tomaram outra dimensão após o relatório do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas, da ONU (Organização das Nações Unidas), que aponta aumento do aquecimento global.

“Essa fase é muito importante porque vamos contribuir para o processo de mudança de conceitos e hábitos da população e a lei tem essa função também”, conclui.

Veja outros artigos

Câmara participa de seminário sobre políticas para animais
Por Paula Cardoso O seminário “Políticas Públicas para cães e gatos: Hospitais Veterinários Gratuitos e Campanhas de...
“A integração entre PM e população gera mais segurança”, diz Juliana Damus
A vereadora Juliana Damus (PP) participou na tarde desta terça-feira, 30/8, do “1º Encontro de Polícia Comunitária do...
Policia Militar Feminina completa 21 anos na cidade, e Juliana Damus cumprimenta trabalho da corporação
Por Hamilton G. P. Mendes Depois de uma iniciativa pioneira no País, a cidade de São Paulo tornou-se o primeiro...
Juliana emociona-se em inauguração de área de lazer
Por Luis Fernando Laranjeira A vereadora Juliana Damus (PP) emocionou-se ao discursar sobre Alexandra Haddad Fakhoury,...
Juliana questiona qualidade da água da represa do Pinheirinho
Por Gabriela Pontieri A vereadora Juliana Damus (PP) encaminhou requerimento ao Executivo no início de 2007...
Manutenção das mudas de árvores nativas e frutíferas plantadas na nascente do Córrego Caixa D
A vereadora Juliana Damus (PP) está encaminhando indicação ao prefeito Edinho Silva (PT) solicitando que sejam tomadas...
Juliana Damus pede participação de Câmara e Prefeitura na “Hora do Planeta 2011”
Por Laís Françoso No próximo dia 26 de março, entre às 20h30 e 21h30, será...
Juliana participa da formatura de alunos do PROERD
Juliana esteve no SESC participando da formatura dos alunos que concluiram o curso realizado pelos instrutores do...
13º Batalhão de Araraquara tem novo comandante
Por Maria Luiza Rosato O 13º BPMi/Araraquara – Batalhão da Polícia Militar do Interior, realizou na manhã de...
Comissão começa a definir protocolo para atendimento a animais
Por Luis Fernando Laranjeira A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais reuniu-se na Biblioteca “Mário de Andrade”,...

Pin It on Pinterest