Início | Meio Ambiente | Outras Ações | COMDEMA discute implantação da implantação da Taxa de Preservação e Controle do Meio Ambiental

COMDEMA discute implantação da implantação da Taxa de Preservação e Controle do Meio Ambiental

07/03/2007 | Outras Ações, Participações

Por Adriana Silva

COMDEMA discute implantação da Taxa Ambiental

A vereadora Juliana Damus (PV) participou na última semana da primeira reunião do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiental) para discussão da implantação da Taxa de Preservação e Controle do Meio Ambiental. Juliana representa a Câmara Municipal no Conselho, que no total conta com a representação de 16 instituições.

A discussão no COMDEMA vai até meados de maio, quando o grupo entregará um parecer à Prefeitura sobre o assunto. Até lá, Juliana e os demais membros vão receber sugestões para a regulamentação da lei. Nessa primeira reunião, os membros do conselho contaram com a participação do superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto), Wellington Cyro de Almeida Leite.

Para a vereadora Juliana, o início da discussão no COMDEMA é um importante passo no sentido de garantir o êxito da lei. “Não basta criar uma taxa, a população precisa compreender e entender sua intenção, principalmente quando o que está em questão é a preservação do meio ambiente”, reforça a vereadora.

O presidente do COMDEMA, professor doutor Denilson Teixeira, explica que a discussão no Conselho passa por dois momentos importantes. O primeiro são as questões técnicas e o segundo as conceituais.

Teixeira esclarece que a lei que cria a taxa ambiental é muito complexa e isso exige uma discussão minuciosa sobre diversos pontos. “Começamos a colher informações sobre como será feito o cálculo dos custos, como uma pessoa vai informar qual a quantidade de lixo que produz em sua casa. Todas essas questões são técnicas e precisam ser traduzidas para a população”, enfatiza.

O segundo momento, o das questões conceituais, é, na avaliação do presidente do COMDEMA, um ponto crucial para que as pessoas compreendam e apóiem a lei. Trata-se de um trabalho de educação ambiental, pois é por meio dele que as pessoas vão compreender os motivos e a importância da taxa. Nesta fase, entra também o trabalho de conscientização sobre a coleta seletiva de lixo.

Para Teixeira, trabalhar bem essa informação é fundamental, principalmente porque as questões ambientais tomaram outra dimensão após o relatório do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas, da ONU (Organização das Nações Unidas), que aponta aumento do aquecimento global.

“Essa fase é muito importante porque vamos contribuir para o processo de mudança de conceitos e hábitos da população e a lei tem essa função também”, conclui.

Veja outros artigos

Cerimônia no 13º BPMI marca assinatura de convênio para construção da sede da 1ª Cia da PM na cidade
Por Hamilton G. P. Mendes Aconteceu na manhã dessa sexta-feira (19), na sede do 13º Batalhão da Polícia militar de...
Juliana Damus discute implantação do “Boa Praça”
A vereadora Juliana Damus (PP) discutiu, na tarde de quarta feira, 23 de outubro, detalhes da implantação do projeto...
Juliana foi entrevistada pelos alunos do Colégio Progresso
Juliana Damus, foi entrevistada pelos alunos das 6ªs séries do ensino fundamental (Projeto de Filosofia) do Colégio...
Encontro do PP define estratégias de trabalho
Cerca de 50 líderes políticos do Partido Progressista (PP) compartilharam na manhã de quarta...
Juliana Damus participa de reunião do Conselho de Defesa dos Animais
Por José Ângelo Santilli A vereadora Juliana Damus (PP) participou da primeira reunião deste ano do Conselho Municipal...
Reunião com Executivo para discutir o IPTU Ecológico
Juliana Damus está em discussão com representantes do poder Executivo para a implementação...
Óleo de cozinha é reciclável e Araraquara pode ter coleta
Por Chico de Assis    Está provado que 1 litro de óleo comestível contamina um...
Juliana Damus participa de campanha de doação de medula óssea
Por Paula Cardoso e Helo Zanoni A vereadora Juliana Damus (PP) participou da campanha de doação de medula óssea...
Memorial Omar Maksoud inaugurado junto ao SEST-SENAT
Por Kiko Luiz A vereadora Juliana Damus (PP), que representou a Câmara Municipal no ato de inauguração do Memorial...
Moradores da Chácara Flora pedem atenção do Daae para problemas ambientais na região
Paula Cardoso Representantes da Associação dos Moradores da Chácara Flora (AMAR – Flora) reuniram-se na tarde de sexta...

Pin It on Pinterest