Por Luis Fernando Laranjeira
A Prefeitura publicou em 2 de abril a portaria que cria o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros (Fumabom). Para a vereadora Juliana Damus (PP), a corporação poderá trabalhar melhor e com mais recursos em Araraquara.
De acordo com ela, “se com as condições atuais o Corpo de Bombeiros já trabalha muito bem e tem uma atuação importante e destacada em nossa cidade, agora nossa expectativa é melhor ainda; batalhamos muito por isso e fico extremamente satisfeita com a publicação da portaria”.
Juliana encontrou-se com o capitão Alexandre Luís dos Santos, comandante dos bombeiros em Araraquara, na manhã de quinta-feira, 12 de abril. O capitão lembrou que a corporação “precisa ter independência financeira e agora poderemos receber receitas que nos permitirão um planejamento mais adequado para melhorarmos nossa atuação”.
O Conselho Gestor será composto pelo prefeito Marcelo Barbieri (PMDB); pelo capitão Alexandre; por um representante da Câmara Municipal; um representante indicado pelo secretário da Fazenda; e, um representante da sociedade civil, a ser indicado por sindicatos e entidades de categoria econômica.
As receitas do Fumabom serão constituídas de auxílios, subvenções ou doações de instituições públicas e privadas; recursos decorrentes de alienação de bens, viaturas, equipamentos e materiais considerados inservíveis ou obsoletos; quaisquer outras rendas relacionadas com a atividade de bombeiros; e, recursos advindos da participação de outros municípios da área de atuação do serviço, entre outras.