Por Chico de Assis
A mistura criminosa de cola de madeira, vidro moído e outras substâncias para ser utilizada nas linhas de pipa, é um fator de grande preocupação, principalmente no período de férias escolares. O cerol, substância em questão, tem sido alvo desde 2003, de um trabalho de orientação e conscientização da Vereadora Juliana Andrião Damus (PP).
A cada ano a parlamentar elabora uma nova campanha, que envolve órgãos da sociedade, para conscientizar os jovens que empinam suas pipas, dos riscos da utilização desta substância criminosa, termo já utilizado no início desta matéria e repetido para reforçar a gravidade dos danos que podem ser causados.
Nesta matéria poderiam estar diversas horríveis imagens que poderiam chocá-lo, como fotos de profundos cortes em pescoços de vítimas da linha com cerol, alguns até sem vida prostrados em uma maca e com entranhas expostas pelo corte. Mas, além de não conseguir efeito positivo no diálogo com os mais jovens, não tem sido assim que a Vereadora Juliana Damus tem feito a abordagem nas campanhas que realiza.
Elas têm forte grau de orientação e educação. Já foram realizados festivais de pipas, eventos multidisciplinares com alunos nas escolas do município e várias outras atividades. No ano passado, foram produzidas algumas peças de publicidade por meio de um concurso interno do curso de Publicidade e Propaganda da Uniara. A campanha tem o nome de “Pipas com segurança” e as peças individuais vencedoras levam o título de “Desbique essa idéia”.
Uma destas peças publicitárias está sendo veiculada no momento. Trata-se de outdoors que estão distribuídos em pontos estratégicos da cidade. Eles foram instalados em uma parceria constituída pela Vereadora com a Uniara e a Publiout.
“Soltar pipas é uma brincadeira muito divertida e que pode ajudar a desenvolver diversos fatores na percepção de mundo das crianças, além da integração social. Mas a linha com Cerol é risco de tragédia. Não só pelos acidentes que pode provocar atingindo condutores de motos, bicicletas ou a pé; mas também causar acidentes com as crianças que correm atrás da pipa que teve a linha cortada. A imprensa noticiou nestes últimos dias, duas mortes de crianças que tentavam recuperar pipas. Não queremos que isto ocorra com as crianças de nossa cidade”, concluiu Juliana Damus.
No retorno às aulas a campanha terá seqüência nas escolas, com a exibição do vídeo produzido pelo curso de Publicidade e Propaganda da Uniara e terá palestras demonstrando o perigo do cerol, que faz com a linha que empina a pipa se transforme em navalha que causa acidentes fatais. Na cidade há registro de outro tipo de acidente, o curto-circuito, provocado pelo cerol feito com pó de ferro. Parece um exagero, mas isto também ocorre e pode causar morte instantânea.
Outra parceira na campanha, a Policia Militar, é autora de um trabalho de prospecção pelas escolas da cidade para identificar os bairros com maior incidência de uso de cerol, locais onde a campanha é mais urgente. Com os dados em mãos, a Vereadora Juliana terá o calendário das palestras e eventos que marcarão a campanha ”Pipas com Segurança” deste ano.