Início | Diversos | Juliana anuncia a realização do Parlamento Jovem para este ano

Juliana anuncia a realização do Parlamento Jovem para este ano

22/02/2010 | Diversos

Por Hamilton G. P. Mendes

A presidenta da Comissão Permanente de Ordem Social, Transporte, Habitação e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Araraquara, vereadora Juliana Andrião Damus (PP), anunciou nesta sexta-feira (19) que pretende colocar em prática ainda este ano o Parlamento Jovem na cidade. E, para tanto, Juliana aguarda a confecção da cartilha que rege o sistema, cuja formatação está a cargo do Setor de Comunicação da Casa Legislativa.

Criado pela resolução número 256, de 18 de setembro de 2001, através de proposta do então vereador Anuar de Oliveira Lauar – que tem força de lei -, o Parlamento Jovem deveria funcionar todos os anos.

De acordo com a resolução, uma vez ao ano os vereadores de Araraquara devem ceder seus lugares para jovens estudantes das 6ª a 9ª série do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio de todo o município de Araraquara. A idéia é abrir espaço para a instalação do Parlamento Jovem na Câmara Municipal de Araraquara, onde os jovens ocuparão as cadeiras dos vereadores e apresentarão propostas para melhorar as condições de vida do povo araraquarense.

No Parlamento Jovem tudo acontece de forma muito parecida com o que ocorre no Legislativo de uma cidade. Até por isso os estudantes devem escolher um partido no momento de apresentarem seus projetos. As agremiações, no entanto, não são as mesmas que fazem parte da vida política brasileira, mas, sim, ligadas a áreas temáticas, com Agricultura, Segurança e Meio Ambiente, por exemplo. Ou seja, as legendas seriam; Partido da Agricultura, Partido dos Esportes e outros.

Para participar do projeto, os alunos devem se inscrever na direção de sua própria escola – ou órgão especialmente criado pela direção -, preparar um trabalho na forma de Projeto de Lei (que serão analisados por uma Comissão Julgadora formada por professores, alunos, pais, funcionários e vereadores). Ao final apenas um projeto poderá ser escolhido para representar a escola. A matéria, no caso, será enviada à Câmara, acompanhado da ficha de inscrição do aluno.

Também de acordo com as regras que regem o Parlamento Jovem a sessão onde os estudantes apresentarão suas propostas deve ser aberta pelo presidente da Câmara Municipal, que ao lado do 1º e 2º Secretários, diplomarão e darão posse às vereadoras e vereadores eleitos.

Em seguida, os novos parlamentares que desejarem poderão se candidatar aos cargos de Presidente do Parlamento Jovem, Vice, 1º e 2º Secretários. Logo após a formalização das intenções, acontece à eleição da Mesa Diretora – vencerá a chapa que obtiver maioria absoluta dos votos -, a quem caberá abrir os trabalhos e dirigir a sessão. O encerramento das atividades, no entanto, caberá ao Presidente da Câmara Municipal.

Também de acordo com o que prevê a resolução, os trabalhos do Parlamento Jovem serão gravados em vídeo e publicados no órgão oficial do município, entrando para a história do Legislativo araraquarense. As propostas apresentadas pelos estudantes, porém, podem acabar servindo de base para futuros Projetos de Lei ou outros tipos de proposituras encaminhadas pelos verdadeiros vereadores.

A lei que criou o Parlamento Jovem em Araraquara prevê, ainda, que os mandatos dos estudantes serão mantidos até que aconteça a instalação, no ano seguinte, da nova legislatura do Parlamento.

Durante esta semana, alunos do Colégio Progresso visitarão a Câmara Municipal já como preparação para participarem do Parlamento Jovem. As visitas são em horário de aula e acompanhadas de professores e funcionários da escola.

Veja outros artigos

Alteração na lei que criou o Parlamento Jovem
A Comissão Permanente de Ordem Social, Transporte, Habitação e Meio Ambiente da Câmara...
Juliana Damus chama Prefeitura para discutir a lei de uso dos quiosques
Vereadora se reuniu com o Secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e com representante da Secretaria de...
Ministério da Saúde destina R$ 351 mil a Araraquara
Recurso é fruto de emenda de deputado federal a pedido dos vereadores da bancada dos Progressistas De acordo com...
Bancada do PP solicita exposição de programas da Assistência Social para vereadores e assessores
Com Informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura A Bancada do Partido Progressista - PP, na tarde dessa...
Emenda à LDO de R$ 1 milhão para construção de moradias para idosos é aprovada na Câmara Municipal
Vereadora Juliana Damus propôs mais emendas em diferentes áreas Na Sessão Extraordinária da Câmara Municipal,...
Juliana Damus pede fiscalização de leis ao setor de segurança pública
Por Paula Cardoso “Criamos leis diante dos pedidos e demandas expostas pela população, mas elas precisam ser colocadas...
Juliana organiza reunião para regulamentação da lei uso de capacete
Por Hamilton G. P. Mendes Em reunião realizada no Palacete Carlos Alberto Manço, sede da Câmara Municipal de...
Requerimento de Juliana causa discussão
A vereadora Juliana Damus (PP) apresentou requerimento ao plenário nesta terça-feira, dia 15, em que demonstra...
Santa Casa busca parceria para custear melhorias nas instalações da Oncologia
Projeto para captação de recursos foi apresentado à vereadora Juliana Damus Referência em alta complexidade para 18...
Publicação do “Teste da Orelhinha” em revista de fonoaudiologia
A Lei nº 5.850 de 03 de julho de 2002 de autoria da vereadora Juliana Damus que torna obrigatória a realização de...

Pin It on Pinterest