Por Maria Luiza Rosato
Uma reunião entre a vereadora Juliana Damus (PP), o secretário de trânsito e transporte, Coronel Cid Monteiro de Barros e a assessora especial de políticas públicas para pessoas com deficiência, Elisa dos Santos Rodrigues, definiu um conjunto de medidas emergenciais para as dificuldades que os deficientes físicos e idosos em Araraquara encontram no trânsito da cidade.
A manifestação que chegou à vereadora relata que parte dos motoristas da cidade não respeita a legislação municipal existente, que proíbe que esses, estacionem nas vagas de deficientes físicos, tanto nas ruas como em supermercados, shopping e outros lugares.
Durante a reunião vários itens entraram para discussão, mas apenas alguns foram completamente decididos como a realização de campanha, conscientização, distribuição de panfletos e cartazes de divulgação, além das faixas que serão instaladas em diferentes pontos do município.
A intenção é fazer com que as pessoas passem a respeitar mais os deficientes e idosos, que por sua vez tem grande dificuldade para se locomoverem. A lei determina que seja dada exclusividade para estacionar em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, mesmo que haja vagas específicas para deficientes. “As pessoas desconhecem, ou não querem enxergar a legislação vigente”, afirmou Juliana.
O programa de conscientização funcionará na seguinte ordem: primeiro serão entregue panfletos pelos funcionários da Área Azul e para a conscientização sobre as vagas destinadas a deficientes físicos. A campanha seguirá com o início da aplicação de multa social, e será intensificada com fiscalização.
“O problema, é que algumas pessoas e nem as empresas existentes em Araraquara, respeitam as leis corretamente, por isso, resolvemos executar esse trabalho, porque só assim conseguiremos mudar os valores adotados pela sociedade. Então, peço para aqueles que presenciarem um ato irregular de alguém, denuncie e não tenha medo”, disse Juliana.
Para mais informações e denúncias, ligue 0800-7700-155 ou 3335-2370 – CAD – Central de Atendimento e Despacho – 24 horas.