Início | Diversos | Juliana Damus facilita parceria para terapia comunitária

Juliana Damus facilita parceria para terapia comunitária

23/11/2011 | Diversos

Por Luis Fernando Laranjeira

A partir de fevereiro de 2012, integrantes do Núcleo de Auto Cuidado (NAC) deverão iniciar um projeto de terapia comunitária com moradores do Jardim Cruzeiro do Sul. O trabalho é voluntário e os contatos entre o grupo e a Secretaria Municipal da Saúde foi intermediado pela vereadora Juliana Damus (PP).

O Núcleo é coordenado pela psicóloga e assistente social, Luci Micalli, especialista em psicologia organizacional e gestão de saúde, e terapeuta comunitária; pela assistente social Mari Elaine Teixeira, especialista psicologia organizacional e do trabalho e terapeuta familiar; e, pela doutoranda em estudos literários e terapeuta comunitária Fabiana Abi Rached.

O NAC existe há dois anos e tem por objetivo promover a qualidade de vida por meio do autocuidado. O trabalho tem como princípio resgatar a autoestima individual, fortalecer o grupo como rede de apoio e solidariedade e combater o isolamento, amenizar os sintomas do estresse, resgatar valores culturais, incentivar e compreender a pluralidade e a diversidade, entre outros.

Trabalho

Fabiana destaca que “temos como eixo norteador a valorização do ser humano de forma respeitosa, respeitando credos, culturas, etnias, diversidade sexual; trabalhamos de modo interdisciplinar e integrado, utilizando técnicas corporais, técnicas de relaxamento e dinâmicas de grupo, com terapias comunitárias e de família”.

“Acreditamos, como cidadãs, que não é apenas de responsabilidade do poder público o zelo para com a cidade; nosso trabalho de caráter comunitário pode trazer benefícios e alívios para as comunidades mais vulneráveis”, afirma Mari Elaine Teixeira.

Luci Micalli explica que “a ideia é que possamos, em parceria com a Prefeitura, localizar os bairros de maior vulnerabilidade social e organizar encontros que atendam à comunidade para podermos incrementar técnicas conforme as necessidades apresentadas nos grupos”.

As voluntárias contam que trabalham nas áreas de cultura, arte, comunicação, antropologia “desde que respeitam o indivíduo e o considerem como parte integrante de seu meio”.

Para Juliana Damus, “essas profissionais merecem ser parabenizadas e receber nossos agradecimentos e carinho por oferecerem à Secretaria Municipal da Saúde, de forma gratuita e voluntária, o atendimento à população necessitada; tenho certeza que elas irão contribuir muito com as pessoas com as quais irão trabalhar; de minha parte fico feliz por intermediado o primeiro contato e contribuído para a realização do projeto”.

Veja outros artigos

Bancada do PP visita a Ariar e apoia pedido de cessão definitiva de área à entidade
  Paula Cardoso Juliana Damus e Roger Mendes levaram o vice prefeito Damiano Barbiero para conhecer o local e...
Juliana questiona a legalidade das multas aplicadas pela Guarda Municipal
A vereadora encaminhou requerimento ao prefeito, questionando a legalidade das multas aplicadas pela Guarda Municipal...
Palestra sobre dengue aos funcionários da Câmara Municipal
A convite da vereadora Juliana Damus representantes da Vigilância Epidemiologica compareceram a...
Juliana Damus, Prefeito e vice visitam Fatec e confirmam atendimento de reivindicação
Pedido feito por alunos e funcionários será atendido pela Prefeitura Na tarde da sexta-feira (15), a vereadora Juliana...
Créditos para a causa animal, habitação, infraestrutura e saúde estão na LDO 2020
Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 tem medidas propostas por Juliana Damus A Prefeitura Municipal publicou em...
Pinturas e atividades lúdicas nas praças são tema de indicação
A autora do documento é a vereadora Juliana Damus Com o objetivo de tornar as praças da cidade lugares atrativos para...
CEI: 194 dias após acidente, Daae começa a retirar caixa d’água na Vila Xavier
texto: Cláudio Dias   Há 194 dias, após uma pane elétrica causada aparentemente por...
Criação do Conselho Municipal da Juventude
A Vereadora Juliana Damus sugeriu ao Executivo Municipal a criação do Conselho Municipal da Juventude de...
Movimento para implantação da Cãoterapia se inicia em Araraquara
Por Hamilton G. P. Mendes Utilizada com sucesso há mais de 100 anos no tratamento a pessoas com deficiência, a...
Decoração natalina envolverá oficinas culturais e geração de renda
Detalhes começaram a ser definidos em reunião na Casa da Cultura proposta pela vereadora Juliana Damus Enfeitar a...

Pin It on Pinterest