Por Chico de Assis
As recentes mudanças no sistema de tráfego implantadas na Avenida Padre Francisco Sales Culturato, a Av 36, trazem junto uma evolução do sistema semafórico da região. As lâmpadas incandescentes dos conjuntos de semáforos foram trocadas pelo moderno foco de LED – Diodo Emissor de Luz -, pequenos pontos de luz que consomem 90% menos energia e tem maior capacidade de iluminação, sendo vistas mesmo sob efeito da luz do sol.
O grupo focal dos semáforos, portanto, melhora consideravelmente a visibilidade das informações emitidas pelo selos semáforos da região, contribuindo para a diminuição dos acidentes nos cruzamentos do setor.
Outra vantagem do sistema de LED, é a durabilidade com conjunto, que chega a ser de 100 mil horas, contra apenas mil horas do sistema antigo de lâmpadas incandescentes.
Estas informações estão contidas no documento de “indicação” emitido pela Vereadora Juliana Andrião Damus (PP) enviado à Prefeitura, reivindicando a troca dos sistemas emissores de luzes dos semáforos da Av. 36, e agora atendido pela Secretaria Municipal de Trânsito.
“A 36 tinha agravantes no sistema de luzes dos semáforos. Pela manhã o sol incomodava quem desce a via, e à tarde o mesmo ocorria com quem sobe a mesma. O alinhamento do sol com percurso dos veículos ainda ofusca diretamente o motorista. Com este novo sistema de LED nos semáforos, as condições de visibilidade foram consideravelmente aumentadas”, analisa Juliana Damus.
Outra indicação da vereadora que surtiu efeito e está proporcionando maior segurança ao cidadão, é a implantação de um “alinhamento geométrico”, por meio de sinalização de trânsito, na confluência das Ruas Adalgisa Delbon Michetti, Itália Comito Lima e Papa João XXIII, no Bairro Jardim Martinêz.
Esta sinalização que proporciona maior segurança está situada defronte à igreja de São Dimas e delimita a área de tráfego, reduzindo os riscos de acidentes.
“Eu agradeço ao Secretário de Trânsito, Coronel Carrera, pelo atendimento das indicações que encaminhei. Acredito que estas medidas colaboram com o conjunto de ações que são necessárias para aumentar a segurança do cidadão. Precisamos ficar atentos para evoluções que podem ocorrer também em outros locais da cidade”, concluiu Juliana Damus.