Início | Cuidados com a Cidade | Daae responde indicação sobre campanhas educativas para podas de árvores

Daae responde indicação sobre campanhas educativas para podas de árvores

21/08/2020 | Cuidados com a Cidade

Autarquia se manifestou após indicação da vereadora Juliana Damus

Após receber diversas demandas no gabinete em relação à poda de árvores no município, a vereadora Juliana Damus fez a Indicação nº 2.317/2020, ao prefeito Edinho Silva (PT), para que fosse promovida uma campanha de orientação, bem como capacitação dos munícipes, acerca da forma correta de poda das árvores e jardinagem.

Para a parlamentar, a prática de poda de árvores sem solicitação ao Executivo decorre muitas vezes da falta de conhecimento da legislação, além da morosidade da execução por parte do poder público. Juliana lembrava ainda, no documento, que muitos munícipes utilizam profissionalmente o serviço de poda de árvore como sua principal fonte de subsistência, e que é de suma importância a correta orientação sobre como realizar o serviço, para que não cause danos ao meio ambiente.

Manifestação do Daae

O pedido chegou ao superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), Donizete Simioni, que, por meio de Ofício, informou que a Diretoria de Gestão Ambiental da autarquia é responsável pela arborização urbana no município de Araraquara e tem realizado diversas ações, inclusive campanhas educativas em atendimento às legislações municipal (Lei Complementar nº 14/1996) e estadual (Resolução nº SMA 33/2018 – estabelece procedimentos operacionais e os parâmetros de avaliação da Qualificação para a Certificação e Certificação no âmbito do Programa Município VerdeAzul).

Segundo o superintendente, entre as ações estão publicação e distribuição do folder “Quer um motivo para abraçar esta causa? Respire Fundo”, e publicação e distribuição da cartilha “Arborização Urbana de Araraquara”. “Os materiais possuem informações importantes sobre o manejo correto de árvores, desde o plantio, poda correta ou necessidade de supressão, além de divulgação da legislação vigente”, diz no documento.

Ainda de acordo com Simioni, em 2020, as ações formativas ficaram restritas, em decorrência das medidas de vigilância em saúde por conta da pandemia (Covid-19), sendo que foram realizadas três capacitações com grupos de cinco a oito participantes. “Apesar do momento, já foram distribuídos aproximadamente 2 mil exemplares de cada publicação. A distribuição do material tem sido uma das ações continuadas da Gerência de Educação Ambiental do Daae, além da divulgação do material no site do Daae. A Diretoria de Gestão Ambiental tem em seu quadro estrutural gerências conectadas no manejo, monitoramento, fiscalização e educação ambiental no que tange à temática e à gestão da arborização urbana no município de Araraquara.”

O superintendente finaliza lembrando que atualmente o Daae tem contrato com empresa especializada para execução de serviços de podas, corte, escarificação, supressão e plantio de mudas, sem custos aos munícipes, sendo que qualquer intervenção só é realizada após emissão de laudo de vistoria por profissional qualificado. “Nenhuma supressão arbórea na cidade é realizada sem autorização da Diretoria de Gestão Ambiental do Daae ou da Cetesb, quando for o caso.”

Texto: Imprensa da Câmara

Veja outros artigos

Juliana Damus atende reivindicações de moradores de diferentes bairros
Por Elaise Silva A vereadora Juliana Damus (PP), visitou diversos bairros da cidade durante a semana, acompanhada pelo...
Trecho da Maurício Galli no Selmi Dei está sendo recapeado
Por Chico de Assis O Jardim Roberto Selmi Dei foi lançado em agosto de 1979 e seus pioneiros moradores chegaram nas...
Esclarecimentos sobre a previsão de retomada da obra na Avenida Alberto Benassi
Preocupada com a paralização da pavimentação da Avenida Alberto Benassi a vereadora Juliana Damus solicitou através de...
Vereadora apresenta 7 emendas a LDO
Juliana Damus apresentou sete emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias. As emendas solicitam a rearborização urbana...
Juliana quer cumprimento da lei que obriga construção de mureta e calçada
Na primeira Sessão da Câmara de 2001, Juliana Damus apresentou requerimento exigindo que fosse cumprida a...
Juliana Damus e parceiros lançam campanha “Desrespeito: Não Há Vagas”
Por Paula Cardoso O Lançamento da Campanha “Desrespeito: não há vagas”, realizado na Praça da Santa Cruz, localizada...
Juliana Damus pede solução para problemas no trânsito
Por Elaíse Silva A vereadora Juliana Damus (PP), acompanhada por Cid Monteiro de Barros, secretário municipal de...
Cambuy recebe recapeamento em avenidas solicitados em 2018
Vereadora Juliana Damus fez o pedido ao Executivo e conseguiu recursos para a obra, porém, a burocracia fez demorar...
Juliana consegue construção de escada com corrimão
A vereadora Juliana Damus solicitou ao Executivo Municipal a construção de uma escada em uma trilha que...
Juliana Damus mobiliza equipe da Prefeitura para propor soluções no trânsito
Reforço na sinalização, implantação de redutores de velocidade e mudança de sentido de via. Estas foram as principais...

Pin It on Pinterest