Juliana representa Câmara no evento de inauguração dos sanitários do Parque Infantil
07/03/2009 | Cuidados com a Cidade
Por Hamilton G. P. Mendes
Representando a Câmara Municipal, a vereadora Juliana Damus (PP), participou no último dia 7 de março, sábado, dos eventos realizados pela Prefeitura no Parque Infantil, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião o prefeito Marcelo Barbieri entregou oficialmente a obra de construção dos sanitários adaptados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e do bebedouro do Parque.
A obra, que se iniciou em 2008, teve intensa participação de Juliana, que desde 2001 apresentou vários pedidos ao Executivo solicitando sua execução. A vereadora também foi a responsável pelas discussões iniciais com a Femsa Cervejaria Brasil, empresa que financiou – em parceria com a Prefeitura – os trabalhos de construção dos sanitários e que vai administrar o local nos próximos 6 meses. O investimento consumiu cerca de R$ 65 mil.
“Quando assumi o governo e tomei conhecimento do projeto, vi que lá existiam cinco indicações da vereadora Juliana Damus (PP) em favor da construção dos sanitários. A Praça do Parque Infantil é freqüentada pela população para caminhadas e exercícios, e os banheiros públicos eram necessários. Agradeço a oposição dos moradores da região, porque foi através dela que pudemos pensar melhor o projeto e realizá-lo de forma a garantir a segurança do local”, explicou Marcelo Barbieri (PMDB). Ele anunciou ainda que os sanitários contarão com a presença de funcionários da Prefeitura durante todo o dia.
Durante a entrega da obra, a vereadora salientou a preocupação da administração em garantir a segurança dos freqüentadores do Parque e dos que residem nas proximidades. “A implantação de sanitários públicos sempre gerou polêmica. No caso do Parque Infantil as reclamações vieram dos freqüentadores, que reivindicavam a instalação há tempos, e dos moradores do entorno da praça, que demonstraram preocupação diante da possibilidade do uso indevido do local, bem como, com sua conservação”, disse.
Juliana destacou ainda que a situação exigiu criatividade e ousadia por parte do Poder Público. “O que não faltou ao governo Marcelo, que desde o principio demonstrou preocupação com a necessidade de se realizar a obra e ao mesmo tempo procurar tranqüilizar os principais interessados nela”. Em seguida, a vereadora pediu um voto de confiança aos moradores, afirmando que a obra era necessária. “A praça é referência de turismo, lazer, atividades físicas e eventos no município”, disse.
Ao final, ela ressaltou o fato de que a inauguração dos sanitários do Parque Infantil, na verdade, coroava de sucesso uma luta iniciada por seu pai, Elias Damus, e continuada por ela. “E é importante para nossa cidade, porque quando se agrega instalações como bebedouros e sanitários aos bens públicos, a idéia é proporcionar o adequado conforto para que a população possa utilizar esses ambientes de forma democrática”, concluiu.