Início | Diversos | Bancada do PP solicita exposição de programas da Assistência Social para vereadores e assessores

Bancada do PP solicita exposição de programas da Assistência Social para vereadores e assessores

11/11/2009 | Diversos

Com Informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Bancada do Partido Progressista – PP, na tarde dessa quarta-feira, 11, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realizou uma reunião com o objetivo de expor aos vereadores os programas,  serviços e projetos da Assistência Social desenvolvidos em Araraquara. Durante o encontro, o secretário da pasta, José Carlos Porsani, distribuiu a cartilha informativa do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) lançada no mês passado.

A apresentação foi resultado de convite feito pelos vereadores Juliana Damus e Pastor Raimundo Bezerra ao secretário Porsani.  “No atendimento à população muitas vezes temos dúvidas quanto aos encaminhamentos que devemos fazer em determinadas situações, por isso a presença do secretário aqui é muito importante, além de podermos conhecer melhor os serviços que estão à disposição da população”, avaliou a vereadora e líder do partido Juliana Damus.

O secretário Porsani agradeceu a oportunidade de falar sobre a proposta da Assistência Social. “A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social recebe muitas pessoas que procuraram, inicialmente, atendimento no gabinete dos vereadores. Por isso, esse espaço que a Câmara está oferecendo é muito importante para que possamos trabalhar em parceria, garantindo que as pessoas tenham acesso aos seus direitos”, disse Porsani.

 A coordenadora executiva da secretaria, Regina Célia de Souza Beretta, discorreu sobre o novo conceito de Assistência Social oriundo da última constituição federal. “Antes a Assistência Social era entendida como assistencialismo. A Constituição Federal de 1988 colocou a Assistência Social na Política de Seguridade Social, junto com a Saúde e Previdência. A Assistência Social é um direito dos cidadãos que dela necessitam e não um favor”, explicou.

A coordenadora também abordou os avanços da área com a implantação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) em 2005. “É importante que vocês vereadores nos ajudem na divulgação do SUAS, inclusive orientando a população quanto aos seus direitos”, enfatizou Regina.

A implantação do SUAS reorganizou as ações da Assistência Social em todo o território nacional, dividindo a Proteção Social em dois âmbitos: Básica e Especial. A Proteção Social Básica é voltada à população em situação de vulnerabilidade social e tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Já a Proteção Social Especial destina-se a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, atuando no resgate desses indivíduos.

As gerentes da secretaria, Maria Cecília Sambrano Vieira e Telma Hudari, explicaram os programas e serviços que são oferecidos à população de Araraquara e informaram os trabalhos realizados por cada departamento da Assistência Social como CRAS, CREAS, Casa Transitória, Muda Garoto, Reciclando Vidas e Abrigo Provisório Infanto-Juvenil.

Cartilha de Assistência Social

Lançada durante o 1º Fórum Municipal do Centro de Referência da Assistência Social, a cartilha tem como objetivo divulgar os programas, projetos e serviços desenvolvidos pelos CRAS no município de Araraquara. O material contém informações sobre o funcionamento desse departamento e sobre os procedimentos que são realizados pela equipe técnica, além dos bairros que fazem parte da área de abrangência dos CRAS.

Veja outros artigos

Nova lei facilita processo de isenção de taxa para concursos públicos municipais
Na manhã de quinta-feira (30), o Prefeito Edinho Silva (PT) promulgou a alteração da lei 8.008 de 2013, de autoria da...
Teste de medição de decibéis na área do kartódromo
A vereadora Juliana Damus esteve presente no momento em que foi realizado os testes de medição de decibéis para a...
Juliana Damus comemora aprovação de lei que beneficia pessoas em tratamento de câncer
Na Sessão Ordinária de terça-feira (06), o projeto de lei complementar, fruto de indicação da vereadora Juliana Damus...
Restauração do quadro com o retrato do ex-vereador Elias Damus
A restauração do quadro com o retrato do ex-vereador Elias Damus, pai da atual vereadora Juliana Damus (PP), foi...
Curso de panetone na Escola Estadual Antonio Oliveira Bueno Filho
Juliana também participou do PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA, organizando um curso de PANETONE para mães de alunos da...
Juliana questiona a legalidade das multas aplicadas pela Guarda Municipal
A vereadora encaminhou requerimento ao prefeito, questionando a legalidade das multas aplicadas pela Guarda Municipal...
Vereadora faz parte da Ação Mulher Progressista
Vereadora eleita pelo Partido Progressista (PP) na cidade, Juliana Damus faz parte da Ação Mulher Progressista - AMP,...
Juliana visita Cisa e quer regulamentação da lei do “teste da orelhinha”
Por Hamilton G. P. Mendes Autora de uma lei que obriga aos hospitais realizarem o “teste da orelhinha” nas crianças...
Bancada do PP visita a Ariar e apoia pedido de cessão definitiva de área à entidade
  Paula Cardoso Juliana Damus e Roger Mendes levaram o vice prefeito Damiano Barbiero para conhecer o local e...
Juliana Damus apoia projeto de pães fabricados com restos da soja utilizada na fabricação de leite
por: Paula Cardoso Com a intenção de entender o processo da fabricação do leite de soja e...

Pin It on Pinterest