Início | Diversos | Bancada do PP solicita exposição de programas da Assistência Social para vereadores e assessores

Bancada do PP solicita exposição de programas da Assistência Social para vereadores e assessores

11/11/2009 | Diversos

Com Informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Bancada do Partido Progressista – PP, na tarde dessa quarta-feira, 11, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realizou uma reunião com o objetivo de expor aos vereadores os programas,  serviços e projetos da Assistência Social desenvolvidos em Araraquara. Durante o encontro, o secretário da pasta, José Carlos Porsani, distribuiu a cartilha informativa do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) lançada no mês passado.

A apresentação foi resultado de convite feito pelos vereadores Juliana Damus e Pastor Raimundo Bezerra ao secretário Porsani.  “No atendimento à população muitas vezes temos dúvidas quanto aos encaminhamentos que devemos fazer em determinadas situações, por isso a presença do secretário aqui é muito importante, além de podermos conhecer melhor os serviços que estão à disposição da população”, avaliou a vereadora e líder do partido Juliana Damus.

O secretário Porsani agradeceu a oportunidade de falar sobre a proposta da Assistência Social. “A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social recebe muitas pessoas que procuraram, inicialmente, atendimento no gabinete dos vereadores. Por isso, esse espaço que a Câmara está oferecendo é muito importante para que possamos trabalhar em parceria, garantindo que as pessoas tenham acesso aos seus direitos”, disse Porsani.

 A coordenadora executiva da secretaria, Regina Célia de Souza Beretta, discorreu sobre o novo conceito de Assistência Social oriundo da última constituição federal. “Antes a Assistência Social era entendida como assistencialismo. A Constituição Federal de 1988 colocou a Assistência Social na Política de Seguridade Social, junto com a Saúde e Previdência. A Assistência Social é um direito dos cidadãos que dela necessitam e não um favor”, explicou.

A coordenadora também abordou os avanços da área com a implantação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) em 2005. “É importante que vocês vereadores nos ajudem na divulgação do SUAS, inclusive orientando a população quanto aos seus direitos”, enfatizou Regina.

A implantação do SUAS reorganizou as ações da Assistência Social em todo o território nacional, dividindo a Proteção Social em dois âmbitos: Básica e Especial. A Proteção Social Básica é voltada à população em situação de vulnerabilidade social e tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Já a Proteção Social Especial destina-se a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, atuando no resgate desses indivíduos.

As gerentes da secretaria, Maria Cecília Sambrano Vieira e Telma Hudari, explicaram os programas e serviços que são oferecidos à população de Araraquara e informaram os trabalhos realizados por cada departamento da Assistência Social como CRAS, CREAS, Casa Transitória, Muda Garoto, Reciclando Vidas e Abrigo Provisório Infanto-Juvenil.

Cartilha de Assistência Social

Lançada durante o 1º Fórum Municipal do Centro de Referência da Assistência Social, a cartilha tem como objetivo divulgar os programas, projetos e serviços desenvolvidos pelos CRAS no município de Araraquara. O material contém informações sobre o funcionamento desse departamento e sobre os procedimentos que são realizados pela equipe técnica, além dos bairros que fazem parte da área de abrangência dos CRAS.

Veja outros artigos

Juliana cobra regulamentação de lei para realização de triagens auditivas no município
Por Gabriela Pontieri A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) está encaminhando requerimento ao Executivo solicitando...
Regularização da situação jurídica no Bairro Igaçaba
Desde outubro de 2005 a vereadora Juliana Damus intermediou várias reuniões com o jurídico da Prefeitura Municipal e...
Projeto de Juliana Damus preserva acervo histórico gravado nas calçadas de Araraquara
Reformas e modificação nas “calçadas jurássicas” precisam ser comunicadas à Prefeitura, para avaliação do interesse...
Projeto Cãoterapia é discutido em reunião
De autoria da vereadora Juliana Damus, o projeto busca trabalhar inicialmente o desenvolvimento dos assistidos pela...
Trabalho acadêmico sobre o Arquivo Histórico da Câmara agora faz parte do mesmo arquivo
Por Chico de Assis Um trabalho acadêmico apresentado por uma aluna de Jornalismo, que já havia merecido destaque no...
Juliana cobra fiscalização e campanha contra uso indevido de vagas para idosos e deficientes
Por Roberto Schiavon A vereadora Juliana Damus (PP) cobrou da Prefeitura mais fiscalização sobre motoristas que...
Com renovação de convênio municipal, Casa Cairbar volta a respirar
Não é segredo a grave crise que assola a Casa Cairbar Schutel – referência para o tratamento psiquiátrico e de...
Vereadora pede informações sobre concessão de benefício
Por via de requerimento, Juliana Damus questiona Executivo sobre isenção de imposto a pessoas diagnosticadas com...
Comissão da Câmara discute Projetos de Lei encaminhados pela Prefeitura
Os vereadores Elias Chediek (MDB) e Juliana Damus (Progressistas), integrantes da Comissão de...
Vereadora mobiliza esforços para instalação de academias ao ar livre
Após ter suas emendas a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 aprovadas para a...

Pin It on Pinterest