Início | Diversos | Candidatos inscritos no CadÚnico poderão obter declaração de isenção para concursos públicos via Internet

Candidatos inscritos no CadÚnico poderão obter declaração de isenção para concursos públicos via Internet

27/10/2017 | Diversos

Candidatos inscritos no CadÚnico poderão obter declaração de isenção para concursos públicos via Internet

Boa notícia para quem está inserido no Cadastro Único (CadÚnico) e pretende prestar os próximos concursos da Prefeitura e da Câmara Municipal. Em breve, não será mais necessário requisitar a declaração do gestor municipal, obrigatória para o pedido de isenção, pessoalmente na Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. A solicitação de informações poderá ser feita pelo próprio candidato diretamente via Internet.

A mudança no procedimento foi proposta pela vereadora Juliana Damus (PP), autora também da Lei nº 8.008, editada em 2013, que garante a isenção. “Na época, não existia um sistema do Ministério do Desenvolvimento Social, que temos hoje, chamado ‘Consulta Cidadão – Cadastro Único’. Depois que esse sistema foi criado, o acesso às informações relativas ao Cadastro Único ficou muito mais fácil”, explica a parlamentar. Isso porque a lei prevê que o candidato obtenha uma declaração da Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Assistência Social com algumas informações imprescindíveis para solicitar a isenção. São elas: comprovação da existência do cadastro atualizado há pelo menos 24 meses, Número de Identificação Social (NIS) do requerente e renda per capita declarada e constante do CadÚnico igual ou menor que meio salário mínimo.

Até maio deste ano, essas informações precisavam ser solicitadas pessoalmente. Agora, com o novo sistema eletrônico, o candidato pode obtê-las diretamente na Internet e apresentá-las no ato da inscrição para o concurso. “O sentido é facilitar o processo tanto para a pessoa que requisita o serviço quanto para os servidores da Assistência Social, que não precisarão mais buscar essas informações, podendo economizar tempo e agilizar outros trabalhos”, observa Juliana.

A vereadora lembra ainda que o sistema “Consulta Cidadão – Cadastro Único” reúne informações de cerca de 27 milhões de famílias, sendo a porta de entrada para mais de 20 programas sociais, inclusive o Bolsa Família. “Para receber o benefício, é imprescindível manter o cadastro atualizado. Na nova página, as famílias poderão conferir, por exemplo, se estão ou não com as informações em dia.”

Para se inscrever no Cadastro Único, é preciso que uma pessoa da família se responsabilize por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador. Essa pessoa – chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF) – deve ter pelo menos 16 anos e ser, preferencialmente, mulher. Os interessados devem buscar orientações no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de suas casas.

Texto e foto: Imprensa da Câmara

Veja outros artigos

Nove câmeras da Central de monitoramento não funcionam, constatam vereadores
Texto: Claudio Dias Após ser barrado de fiscalizar o funcionamento das 25 câmeras da Central de...
Juliana prepara projeto para facilitar identificação de doadores de órgãos na cidade
Por Hamilton G. P. Mendes A vereadora Juliana Damus (PP) está estudando a elaboração de um...
Visita com pilotos de esporte a motor em área para construção do circuito de automobilismo
No dia 02 de junho a vereadora Juliana acompanhou os pilotos de esporte a motor para conhecer o local escolhido pelo...
Juliana quer agilizar a liberação dos corpos nos hospitais
Juliana Damus encaminhou indicação ao prefeito Edinho Silva solicitação para que sejam resolvidos os problemas de...
Com 71% das vistorias feitas, CEI do Daae pedirá laudos em reservatórios da cidade
Por Assessoria de Imprensa Com a vistoria feita em 30 dos 42 reservatórios de água da cidade, a Comissão Especial de...
Juliana defende conscientização para combater a dengue
Por Luis Fernando Laranjeira A vereadora Juliana Damus (PP) defende uma ampla campanha de conscientização para...
Juliana Damus visita Corpo de Bombeiros
Por: Wagner Luiz Convidada pelo novo comandante, a vereadora Juliana Damus (PP), visitou o destacamento do Corpo de...
Juliana cobra fiscalização e campanha contra uso indevido de vagas para idosos e deficientes
Por Roberto Schiavon A vereadora Juliana Damus (PP) cobrou da Prefeitura mais fiscalização sobre motoristas que...
Pinturas e atividades lúdicas nas praças são tema de indicação
A autora do documento é a vereadora Juliana Damus Com o objetivo de tornar as praças da cidade lugares atrativos para...
Secretária da Saúde explica demora no atendimento a pacientes com câncer
Informação foi dada em agenda intermediada pela vereadora Juliana Damus Em reunião com o prefeito...

Pin It on Pinterest