Início | Diversos | Cidadã busca melhor atendimento para pacientes do CAPS

Cidadã busca melhor atendimento para pacientes do CAPS

07/08/2017 | Diversos

Vereadores Roger Mendes e Juliana Damus levaram a demanda às secretárias da Saúde e Assistência Social

Há muitos anos, Marli convive com problemas relacionados ao alcoolismo na família. Essa história se repete com muitas pessoas não só em Araraquara, como em todo o país. Segundo o Levantamento Nacional de Famílias dos Dependentes Químicos (Lenad Família), ao menos 28 milhões de pessoas no Brasil têm algum familiar dependente químico.

Em busca de uma alternativa para a questão, Marli procurou os vereadores Roger Mendes (PP) e Juliana Damus (PP), que, junto do o vice-prefeit o Damiano Barbiero (PP) agendaram reunião com as secretárias Eliana Honain (Saúde) e Maria Eloisa Velosa Mortatti (Assistência e Desenvolvimento Social).

De acordo com Marli, o atendimento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) não tem sido efetivo, uma vez que seu irmão já passou diversas vezes pelo local e “é perda de tempo. O dependente se desintoxica, mas faz o tratamento fora, fica ocioso e acaba retornando ao vício”.

“Podiam buscar uma alternativa para ocupar os drogados e alcoólatras, que não comparecem às reuniões e param de tomar os remédios, prejudicando muito suas famílias. E as famílias não se integram muito, pois não fazem o tratamento correto e acabam abandonando. Além disso, o CAPS vive mudando as datas das reuniões. É um investimento sem retorno”, afirma a cidadã.

Eliana explicou que “o CAPS estava funcionando só seis horas por dia, sem pessoal e sem médicos. Estamos reestruturando. Nossa proposta é criar atividades, já que tinham parado com as oficinas, e ampliar o atendimento para oito horas, de segunda a sexta-feira”.

“Nosso projeto é abrir um CAPS 24 horas no próximo ano, mas estamos nos estruturando para isso. Temos que ajudar da melhor forma possível, fortalecendo esses espaços de atendimento. Não apenas dar remédio, precisamos de uma equipe multidisciplinar”, completou Eliana, lembrando que “é importante termos esse retorno de uma munícipe para sabermos onde podemos melhorar. O uso de drogas e álcool é um dos maiores problemas de saúde que enfrentamos, e é um grande desafio para o governo”.

Para o vereador Roger Mendes, “é uma questão complexa, e trouxemos o problema para a secretária, até para ela ter conhecimento sobre o que passam as famílias. Além disso, dessa forma, Marli fica sabendo o que está sendo realizado e o que pode ser feito”. Opinião compartilhada pela colega Juliana Damus.

“É boa essa aproximação entre os cidadãos e as secretárias da Saúde e Assistência Social. Essa é uma situação pela qual muitas famílias da nossa cidade passam, principalmente no que se refere ao atendimento do CAPS. Importante para vermos de que forma podemos melhorar os serviços oferecidos à população”, finalizou a vereadora.

Texto: Imprensa da Câmara

Veja outros artigos

Juliana Damus comemora apoio da prefeitura à projetos do grupo Chá de lenços
Por Paula Cardoso A vereadora Juliana Damus (PP) reuniu-se na tarde de terça feira (21) com o prefeito Edinho Silva e...
Publicação do “Teste da Orelhinha” em revista de fonoaudiologia
A Lei nº 5.850 de 03 de julho de 2002 de autoria da vereadora Juliana Damus que torna obrigatória a realização de...
Ecocardiografia fetal nas gestantes pode ser obrigatório em todo o Estado de São Paulo
Por Paula Cardoso A proposta da vereadora Juliana Damus (PP) encaminhada para o deputado estadual Alexandre da...
Câmara aprova emendas em benefício da terceira idade e dos animais
Propostas ao Orçamento de 2021 foram feitas pela vereadora Juliana Damus Na 32ª Sessão Extraordinária, realizada na...
Cidadã busca melhor atendimento para pacientes do CAPS
Vereadores Roger Mendes e Juliana Damus levaram a demanda às secretárias da Saúde e Assistência Social Há muitos anos,...
Juliana Damus mobiliza Vigilância e OP para ações contra a dengue
Por Paula Cardoso A vereadora Juliana Damus (PP) reuniu-se na terça feira, 23 de abril, com o coordenador das...
Recurso contra ‘Lei dos Fogos’ é rejeitado pelo Tribunal de Justiça
Vereadora Juliana Damus (Progressistas) é a autora da lei, que regula soltura de fogos em Araraquara A “Lei dos Fogos”...
Nova lei facilita processo de isenção de taxa para concursos públicos municipais
Na manhã de quinta-feira (30), o Prefeito Edinho Silva (PT) promulgou a alteração da lei 8.008 de 2013, de autoria da...
Juliana Damus quer saber os motivos para transferência do CER Carmelita Garcez
Informações da secretária municipal de Educação confirmam a transferência dos alunos CER (Centro de Educação e...
Juliana Damus questiona gastos de campanha publicitária da Prefeitura
Uma campanha publicitária custeada pelo município revela em diferentes mídias e de maneira unilateral o trabalho...

Pin It on Pinterest