Por Hamilton G. P. Mendes
A deputada federal Aline Corrêa (PP), declarou nesta quinta-feira, que destinará recursos ao município através da apresentação de emendas ao orçamento da União. Aline esteve na cidade a convite da vereadora Juliana Damus (PP), que organizou, pelo 8º ano consecutivo, o programa Momento Mulher, levado a efeito no Parque Infantil, diante da Rua São Bento.
Amiga de longa data da vereadora araraquarense, Aline confessou ter se surpreendido com o porte do evento realizado na cidade, e reafirmou sua intenção de firmar uma sólida parceria com Juliana. “Eu já conhecia o trabalho da Juliana, mas não tinha idéia da grandiosidade do programa Momento Mulher. Trata-se de uma iniciativa que deveria ser implantada em outras cidades. O governo municipal está de parabéns por apoiar o programa”, disse, enquanto percorria os inúmeros estandes montados na praça e conhecia em maiores detalhes todo o conteúdo da programação do evento em 2009.
Criado através de um projeto de lei proposto por Juliana em 2001, o Momento Mulher é realizado anualmente no Parque Infantil, oferece uma farta programação as mulheres participantes e está em sua 8ª edição.
Logo após percorrer a praça, a deputada, ao lado da vereadora e de dirigentes de seu partido – vindos de diversas cidades da região – concedeu uma entrevista aos jornalistas que cobriam o evento. “As mulheres ainda são minoria na política brasileira, mas cabe a nós, que temos mandato, o desenvolvimento de um trabalho sério no sentido de mudar essa realidade”, destacou Aline. Citando, a seguir, exemplo dado por Juliana em Araraquara.
“A vereadora Juliana Damus, que está em seu 3º mandato, é uma parlamentar séria, comprometida com as políticas públicas voltadas para as mulheres, mas que não se exime da responsabilidade de debater os assuntos que envolvem a sociedade como um todo. Sempre nos demos bem, mas devo dizer que a partir de hoje sou a voz da Juliana em Brasília. Ela conhece bem as demandas da cidade de Araraquara, e quero afirmar aqui que estou na Câmara dos deputados para encaminhar essas demandas”, revelou a deputada.
Projeto do capacete
Aline Corrêa aproveitou sua estada na cidade para comentar a situação em que se encontra o projeto de lei que pretende limitar o uso de capacetes por motociclistas em todo o País. Idealizado por Juliana, o projeto determina, dentre outros pontos, que motociclistas e caronas retirem o capacete ao entrar em locais como bancos, supermercados, estabelecimentos comerciais diversos e postos de gasolina, mesmo quando parados na bomba para abastecimento.
Quem descumprir a lei – caso o projeto seja aprovado – pode ser detido. O projeto não pôde ser apresentado da Câmara Municipal de Araraquara, porque é de competência federal e, portanto, recebeu parecer de inconstitucionalidade por parte do departamento jurídico da Casa. Diante disso, a vereadora araraquarense encaminhou o texto à deputada Aline Corrêa, que encampou a idéia e já está trabalhando por sua aprovação em Brasília.
“O objetivo maior é combater o crime. Os assaltos com motocicletas não acontecem apenas em Araraquara, mas em todo o País. A idéia da Juliana foi brilhante e já encaminhamos o texto para a Comissão de Trânsito da Câmara Federal. Vou trabalhar para aprovar o projeto em todas as comissões por onde ele terá que passar e, finalmente, no plenário. Passando pela votação, ele se transformará em lei, e todos os motociclistas do País não poderão mais usar capacete quando estiverem parados”, afirmou Aline.
A deputada explicou, no entanto, que a situação em Brasília está confusa, e que a aprovação do projeto ainda deve demorar por acontecer. “Estamos com muitas Medidas Provisórias (MPs) trancando a pauta, e não conseguimos votar nossos projetos. A situação, porém, deve mudar em breve, porque o presidente Michel Temer (PMDB), já está trabalhando em um novo formato de apreciação de matérias que vai desobstruir a pauta”, destacou.
Satisfeita com as palavras da deputada, a vereadora Juliana Damus afirmou que vai desempenhar com muito afinco o papel de representar Aline Corrêa na cidade. “A parceria que estamos solidificando hoje é em prol da cidade de Araraquara como um todo, e particularmente das mulheres araraquarenses. A Aline é uma parlamentar séria, comprometida com as políticas públicas e muito dedicada ao seu mandato. Vamos trabalhar juntas pela cidade”, concluiu.