Início | Diversos | Entrevista ao jornal Tribuna Impressa

Entrevista ao jornal Tribuna Impressa

21/10/2008 | Diversos

Por Fernanda Manécolo

A vereadora Juliana Damus (PP) segue para o seu terceiro mandato no Legislativo. Em entrevista à Tribuna, ela fala sobre a renovação da Câmara, seus projetos e qual a expectativa em relação ao governo de Marcelo Barbieri (PMDB).

Tribuna Impressa: Qual sua análise sobre a nova composição da Câmara?
 
Juliana Damus: Uma vaga foi criada, porque eram 12 vereadores e passou para 13 vereadores, e duas vagas ficaram abertas, uma de Edna Martins, que se candidatou à Prefeitura, e outra do vereador Dudu Lauand, que não tentou a reeleição. Então cinco vereadores foram eleitos e cinco não foram, houve uma renovação de 50%. Claro que as pessoas estão muito descrentes com os políticos, mas temos pessoas honestas que trabalham e que têm vontade de fazer coisas boas para a cidade, apesar de muitas vezes não depender só do trabalho do vereador. As pessoas que entram têm  pique, têm vontade de fazer. Mas nem sempre este processo democrático reflete a vontade da população. Tivemos vereadores com muitos votos, mas que não foram eleitos, porque não fizeram boas coligações.

Como foi sua campanha e quem é seu eleitorado?

Juliana: Trabalhei durante quatro anos, preocupei-me em ter uma posição independente e mostrar isso para população. Fiz uma campanha com recursos próprios, simples. Não fiz promessas, fui clara e mostrei o que já fiz. Também me preocupei muito em seguir a legislação eleitoral, porque acho isso muito importante. Reconheço que muitos dos meus eleitores votavam no meu pai [vereador Elias Damus, falecido em 2000]. Ele me deixou um legado político importante, entrei na política por causa dele. Também tenho muitos eleitores nos bairros, tem um pessoal na faculdade e as pessoas  que aprovam meus projetos.

Qual sua avaliação do trabalho atual do Legislativo?
 
Juliana: A Câmara tem suas limitações, falo isso por mim. Eu tenho projetos que aprovei e que não foram sancionados, ou porque eram inconstitucionais, ou porque eu não fazia parte da base do Governo; então fui podada várias vezes. Mas, de um modo geral, acho que os vereadores têm sempre procurado fazer o que está ao alcance.

A senhora faz oposição ao atual Governo?
 
Juliana: Fui taxada injustamente de oposição. Na verdade, sempre busquei ser independente. Em propostas boas, que favoreciam a população, eu votei a favor, mas em projetos que não eram bons, eu votei contra.  Mesmo porque em muitas situações nem sequer fui chamada para discutir o assunto. Eu fui eleita pelo povo e não pelo prefeito. Esta é a linha que eu tento seguir.

Qual é a sua expectativa em relação ao governo de Marcelo Barbieri?
 
Juliana: O Marcelo batalhou muito para vencer as eleições e sabemos que é um sonho dele ser prefeito, por isso, minha expectativa é que ele faça o melhor para nossa cidade. Eu espero que ele mantenha uma boa relação com o Legislativo. Na hora de propor projetos, por exemplo, eu espero que ele chame a Câmara e que haja discussões, ao invés de levar primeiro para a impressa, como infelizmente ocorreu neste último mandato. Espero que ele não apresente projetos de última hora. Quero muito que haja respeito com os vereadores e também espero que ele deixe os vereadores tomarem uma posição independente. Claro que ele vai querer ter o apoio dos parlamentares e eu quero muito ajudá-lo, mas espero que ele entenda se, em algum momento, nós não estivermos favoráveis a seus projetos.

Quais seus principais projetos no Legislativo?
 
Juliana: Criamos a vaga para idoso; o Momento Mulher, que organizamos todos os anos; o emplacamento de carroças, que precisa começar a funcionar efetivamente; a proibição do cerol; o projeto Verde que Alimenta, que leva árvores frutíferas às escola, além de projetos que apresentamos e ainda estou cobrando a execução. Para mim não basta apresentar, eu quero ver as coisas acontecerem.

Quais serão  suas prioridades agora?

Juliana: Quero tirar alguns projetos do papel e continuar com o Momento Mulher. Mas minha prioridade é batalhar pelo IPTU [Imposto Sobre Propriedade Territorial Urbana] ecológico, que dá descontos no imposto para quem preservar uma área de conservação ambiental.

Veja outros artigos

Juliana Damus comemora Unidade Móvel do DAAE
Por Elaíse Silva A Unidade Móvel de Atendimento ao Público, do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (DAAE), foi...
Vereadores e empresários visitam instalações da Randon Implementos
A sede da Randon S.A. Implementos e Participações de Araraquara abriu suas portas para vereadores e empresários da...
Vereadora anuncia a liberação de R$ 250 mil para obras de infra estrutura
Por Chico de Assis A Vereadora Juliana Damus (PP) anunciou que conseguiu a liberação de R$ 250 mil em...
Bancada Progressista contabiliza mais de dois milhões em emendas parlamentares
A Bancada Progressistas em Araraquara formada pelos vereadores Roger Mendes, Juliana Damus e Cabo Magal Verri, que...
Fixar critérios mais adequados de proporcionalidade para definir número de vereadores
Dando continuidade ao projeto iniciado pelo seu pai, o vereador Elias Damus, a vereadora Juliana apresentou...
Após sanção de lei, Juliana Damus busca regulamentação para proteger acervo paleontológico
A notícia que Araraquara possui uma lei que visa preservar suas “calçadas jurássicas” ganhou repercussão nacional na...
Reversão dos dados populacionais anunciados pelo IBGE
Preocupada quanto aos números recentemente divulgados pelo IBGE que estimam a população de...
Apoio ao projeto que institui a Bolsa Universitária Federal para alunos egressos de escolas públicas
Sempre atenta a situação dos estudantes pertencentes às camadas mais pobres da...
Juliana Damus defende licença gestante de servidoras que sofreram perda gestacional
Quando um bebê nasce, várias vidas se transformam. Mas, para os pais, a vida do filho começa bem antes do nascimento....
Juliana Damus cobra rapidez da Prefeitura em processos para liberação de verbas parlamentares
Por Paula Cardoso “Venho hoje, neste púlpito dizer que, apesar de conquistar verbas para a cidade,...

Pin It on Pinterest