Por Paula Cardoso
A vereadora Juliana Damus (PP) reuniu-se na tarde de terça feira (21) com o prefeito Edinho Silva e um grupo de mulheres do Chá de Lenços para solicitar apoio a projetos voltados às pessoas que fazem tratamento contra o câncer.
Um dos projetos é sobre ‘tíquete solidário’, um boleto que segue junto do carnê do IPTU com validade até 31 de dezembro, dando a liberdade das pessoas contribuírem com a quantia que quiserem para às instituições cadastradas no combate ao Câncer. A outra proposta é sobre a isenção de IPTU para quem, comprovadamente, realiza tratamento contra o câncer.
“Essas são propostas que já acontecem em outros municípios e que trazem grandes resultados para as instituições que enfrentam dificuldades em ajudar os pacientes em tratamento do câncer. A nossa cidade precisa enfrentar de frente essa questão, com apoio da nossa população” explicou Juliana.
“Acredito que a maioria das pessoas já tenham passado por problemas na família ou com amigos para enfrentar essa doença cruel, que é o câncer. Por isso, entendo que essa é uma ação que todos precisam se solidarizar” afirmou a vereadora.
Para Edinho Silva, “as propostas são viáveis e tem o meu apoio. O trabalho que o grupo faz é muito bonito e fundamental. Por isso, no que depender de mim e da prefeitura faremos para que as propostas sejam efetivadas” frisou.
O prefeito disse que sobre o ‘tíquete solidário’ é possível acontecer através da criação de um fundo, após projeto de lei autorizativo ou uma indicação da vereadora Juliana Damus. Sobre a remissão do IPTU às pessoas em tratamento de câncer, ficou combinado de a vereadora realizar um levantamento de outros projetos semelhantes para depois encaminhar aos setores jurídico e financeiro da prefeitura.
“Saio desta reunião satisfeita com os encaminhamentos. Essas mulheres e outras que fazem este trabalho merecem o nosso respeito e toda a contribuição que pudermos dar. São pessoas que lutam pelas suas vidas e a de outros”, ressaltou a vereadora.
O secretário de finanças, Donizete Simione e o chefe de Gabinete, Alan Silva também participaram da reunião, junto das integrantes do grupo Chá de Lenço, Doroteia Adriana Coutinho Pereira, Nilsen Aparecida Marcondes de Oliveira e Sandra Márcia da Silva.
Chá de Lenços
O grupo Chá de Lenços existe em Araraquara há três anos com objetivo de dar apoio às pessoas vítimas de qualquer tipo de Câncer. Entre as ações dos integrantes, está o apoio aos pacientes e seus familiares, através da troca de experiência, auxilio, por meio de donativos, no transporte para tratamento, bem como alimentação específica. De acordo com Dorothéa, o grupo, que é composto por aproximadamente 100 pessoas, não tem fins lucrativos e atua por meio de contribuições que são repassadas aos pacientes quando necessitam.