Início | Diversos | Juliana Damus consegue que projeto de capacete seja apresentado em Brasília

Juliana Damus consegue que projeto de capacete seja apresentado em Brasília

20/02/2009 | Diversos

Por Hamilton G. P. Mendes

Preocupada com a crescente onde de assaltos envolvendo motociclistas que vem ocorrendo em Araraquara, e em grande parte das cidades do País, a vereadora Juliana Damus (PP) contatou a deputada federal, Aline Corrêa (PP), e solicitou que a parlamentar apresentasse um projeto de lei na Câmara Federal, que obrigaria os motociclistas e seus acompanhantes a retirar o capacete ao entrar em estabelecimentos comerciais.

A idéia de Juliana, na verdade, era apresentar uma proposição na Câmara Municipal de Araraquara, possibilitando assim a criação de uma lei municipal regulando o tema. Ocorre que ao consultar o jurídico da Casa, a vereadora foi informada quanto à inconstitucionalidade da matéria, cuja jurisdição é de competência federal. “Trata-se de uma medida simples, mas que pode gerar resultados muito positivos no combate a violência, especialmente naquela que vem sendo praticada por motociclistas, que agem protegidos pelo anonimato que o capacete proporciona”, explicou Juliana.

A sugestão da vereadora araraquarense foi encaminhada à deputada por intermédio de oficio, que seguiu para Brasília no último dia 10 de fevereiro. Dias antes, ambas haviam conversado bastante sobre o assunto. Finalmente, no dia 17 de fevereiro, Aline Corrêa respondeu ao documento enviado pela vereadora araraquarense – através de um ofício expedido por seu gabinete, em Brasília -, agradecendo a sugestão e garantindo que já estava preparando o texto da matéria.

As boas notícias, no entanto, não pararam por aí, e nessa quinta-feira (19), a deputada voltou a contatar Juliana por telefone, desta vez, informando a parlamentar araraquarense que todo o processo de formatação da matéria já está pronto, e que sua assessoria prepara a documentação para ingressar com o projeto na Comissão de Transportes da Câmara Federal, onde ele deve ser aprovado, antes de chegar ao Plenário para votação. Caso passe também pelo crivo dos deputados o projeto se transformará em lei, e todos os motociclistas do País não poderão mais usar capacete quando estiverem parados.

O projeto determina ainda, dentre outros pontos, que motociclistas e caronas retirem o capacete ao entrar em locais como bancos, supermercados, estabelecimentos comerciais diversos e postos de gasolina, mesmo quando parados na bomba para abastecimento. Quem descumprir a lei – caso o projeto seja aprovado – pode ser detido. O objetivo é combater o crime, justamente, porque, as motos viraram o meio de transporte preferido dos assaltantes.

“Acredito que a iniciativa da vereadora, Juliana Damus, é muito feliz, porque essa lei vai facilitar as investigações da polícia judiciária naqueles delitos que são praticados por pessoas pilotando motos e colocando capacetes, escondendo o rosto para dificultar as investigações”, disse a deputada federal.

Juliana, por sua vez, acredita que a medida vai auxiliar na recuperação da imagem daquelas pessoas que ganham a vida trabalhando sobre duas rodas, como os moto taxistas, por exemplo. “A aprovação do projeto vai ajudar a acabar com a imagem ruim que a sociedade tem dos motociclistas, além de facilitar bastante a fiscalização por parte das autoridades policiais”, destacou.

Veja outros artigos

Juliana Damus pede informações sobre serviço de saúde mental
A vereadora apresentou requerimento sobre projeto de criação de Centro de Reabilitação De acordo com a Organização...
Campanha para arrecadar recursos a pacientes com câncer continua em 2019
Projeto, indicado pela vereadora Juliana Damus, auxilia instituições que cuidam de pessoas acometidas pela doença...
CEI do DAAE encontra vazamentos em reservatórios
texto: Assessoria de Imprensa   A CEI do DAAE, constituída na Câmara Municipal de Araraquara...
Vereadora quer garantia de que todos os hospitais e maternidades façam o teste de orelhinha
Por Laís Françoso Conhecido como “Teste da Orelhinha”, o exame que detecta...
Neia Belo e uma história de superação!
No último sábado (8) eu e o prefeito Edinho Silva visitamos a D. Lucineia Belo, mais conhecida como Neia. Ela é mãe da...
Vereadores do PP pedem a criação de um Fundo Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência
Juliana Damus e Roger Mendes apresentaram proposta em reunião com o prefeito Edinho Silva Os vereadores do Partido...
Juliana quer encontro com prefeito e pais de alunos do CER Carmelita Garcez
A vereadora Juliana Damus encaminhou requerimento ao prefeito Edinho Silva (PT) solicitando que informe qual o projeto...
Presidente da Comissão de Ordem Social, Juliana quer implementar Parlamento Jovem
Por Hamilton G. P. Mendes A Comissão Permanente de Ordem Social, Transporte, Habitação e Meio...
Fila do SUS pode ser extinta com a Carreta da Saúde, diz Juliana Damus
A vereadora apresentou ao Executivo o representante da ONG CIES, que implantou o programa de governo Hora Certa e...
Projeto de lei que prevê regularização de calçadas com gramado é discutido na Prefeitura
Juliana Damus levou demandas à secretária de Desenvolvimento Urbano Na manhã de terça-feira (10), a vereadora Juliana...

Pin It on Pinterest