Por Paula Cardoso
O Lançamento da Campanha “Desrespeito: não há vagas”, realizado na Praça da Santa Cruz, localizada no Centro de Araraquara, aconteceu com a presença da vereadora Juliana Damus (PP), idealizadora da ação, e de representante de parceiros como a Prefeitura, através das Secretarias de Comunicação; Educação; Trânsito e Transportes, além da empresa hora Parck; da Policia Militar; e do grupo de Escoteiro José Luiz Torquato.
O evento foi aberto com apresentação da Banda Regimental do 13º Batalhão. Cerca de 40 crianças do Centro de Educação Integral Piaquara, também estiveram presentes e conferiram demonstrações de dança com o Grupo Girassóis da Melhor Idade; de música com o Coral da 3ª idade Romântico da Seresta; e de teatro com a CIA Lendas Eucâniqui, que fizeram uma performance sobre o respeito às vagas destinadas a idosos e deficientes.
Segundo a vereadora, “a ideia da Campanha surgiu, depois que muitas pessoas reclamaram em meu gabinete sobre o desrespeito a essas vagas reservadas. Logo procurei a Secretaria de Trânsito e a Hora Parck. Reunimos-nos com outros parceiros e elaboramos a ação”, disse. “Agora precisamos que todos nos ajude com a fiscalização e que os agentes de trânsito, também a intensifique”.
O coordenador de operação e fiscalização de trânsito, Coronel João Alberto Nogueira Júnior, informou que a fiscalização será intensificada. “Até este mês de agosto já registramos cerca de mil autuações; isso significa que muitos não respeitam a lei”, e completou. “Por isso, vamos reforçar as atuações para que as pessoas entendam os seus deveres: o respeito às leis de trânsito e ao próximo”.
Durante as duas semanas da Campanha serão entregues panfletos, na região central da cidade, onde estão localizadas as 60 vagas reservadas para idosos e deficientes. A empresa Hora Parck, responsável pela publicidade, também distribuiu faixas e cartazes pelo município.
Denúncias
O registro de denúncias sobre irregularidade no trânsito e vagas reservadas para idosos e deficientes, devem ser feitas através do 800 77001-55 ou pelo telefone (16) 3335-2370.