Início | Diversos | Juliana Damus fala da lei que proíbe uso de capacetes em estabelecimentos comerciais

Juliana Damus fala da lei que proíbe uso de capacetes em estabelecimentos comerciais

04/09/2009 | Ações, Diversos

Por Maria Luiza /Chico de Assis

Índices mostram claramente que a prática de roubos e outros crimes em estabelecimentos comerciais com o meliante usando capacete crescem gradativamente nos municípios. E a vereadora Juliana Damus (PP) está dando atenta a este problema.

O projeto de lei nº. 144/09 aprovado na Câmara na Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 1, determina que está expressamente proibido o ingresso ou permanência de pessoas nos estabelecimentos comerciais, públicos ou abertos ao público, usando capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face ou que dificulte a identificação do usuário.

O projeto tem por objetivo a motivação à proteção de interesse local que é a segurança da comunidade, tendo em vista o alto índice de crimes ocasionados pelos assaltantes que escondem seus rostos com capacetes para que obtenham êxito na prática do ilícito, sem que as pessoas possam reconhecê-los.

Com o aparecer favorável do IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal mudou tudo “A proibição, objeto do projeto de lei em análise, insere-se no campo da política de costumes, pois objetiva controlar um comportamento social, qual seja a entrada de pessoas usando capacetes e gorros em estabelecimentos públicos e privados”, afirma Juliana.

O projeto tem a previsão de aplicação da sanção de multas para o caso do descumprimento da norma legal por parte da pessoa que estiver usando capacete ou similares, e do proprietário do estabelecimento que permitir.

Juliana afirma que a lei é mais uma tentativa de proporcionar mais segurança à população pelo aumento de furtos na região ocasionados por infratores que utilizam motocicletas. Sabendo-se que a lei obriga a utilização de capacetes para promover segurança no trânsito aos motociclistas e passageiros, precisamos tomar medidas para que haja uma diminuição nos problemas decorrentes de violência que está crescendo cada dia mais, conclui a vereadora.

A vereadora Juliana Damus recebeu vários pareceres que contribuíram para a construção da lei aprovada pela Câmara Municipal e entre eles destacam-se à Delegacia Seccional de Polícia de Araraquara “Dr. Gilberto Tibério Bonfim”, Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Araraquara e Região “Maria do Carmo Caldeira Ruffino – Presidente”, ACIA – Associação Comercial e Industrial de Araraquara “Osvaldo Romio Zaniolo – Secretário”, Sincomércio Araraquara-SP “Ivo Dall’Acqua Junior – Presidente” e a Secretaria de Estado dos Negócios de Segurança Pública – Policia Militar do Estado de São Paulo “Lúcio José Gonçalves – Tenente Coronel PM Comandante”.

Veja outros artigos

Juliana Damus viabiliza parceria entre Ceproara e Secretaria da Educação
Por: José Ângelo Santilli A vereadora Juliana Damus (PP) viabilizou nessa quarta-feira, dia 18, parceria...
Vereadora toma posse como diretora do Asilo de Mendicidade
A vereadora Juliana Damus tomou posse como membro da Diretoria de Patrimônio do Asilo de Mendicidade. Juliana procurou...
Apoio ao projeto que determina alteração na tarifa dos serviços de telefonia fixa
Preocupada com as elevadas tarifas cobradas pelas empresas telefônicas, que vêm dificultando,...
Melhorias no salário e estrutura da Polícia Militar
Juliana Damus oficia a Secretaria Estadual de Segurança Pública, lideranças políticas da...
Delegacia de Proteção ao Animal
A vereadora Juliana Damus entregou em mãos ao Governador do Estado de São Paulo, Doutor Geraldo Alckmin, um...
Lei que concede isenção de IPTU a pacientes com câncer é sancionada
De autoria da vereadora Juliana Damus, proposta beneficiará diversos cidadãos araraquarenses. Contribuintes...
Juliana Damus cobra convênio para pagamento de pró-labore a policiais
Por Luis Fernando Laranjeira A vereadora Juliana Damus (PP) fez indicação ao prefeito Marcelo Barbieri...
Em vistoria, vereadores encontram só 1 das 24 câmeras de segurança funcionando
Por Cláudio Dias Araraquara sofreu um apagão no monitoramento eletrônico. Com o fim do contrato com a empresa...
Vereadores analisam novos projetos apresentados na Câmara
Regularização de irregularidades em obras, crédito para manutenção de áreas verdes dos espaços públicos da Prefeitura,...
Bancada Progressistas contabiliza aproximadamente 1 milhão em emendas para Araraquara na áreas de saúde e infraestrutura
A bancada Progressistas em Araraquara formada pelo vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento...

Pin It on Pinterest