Por Paula Cardoso
A vereadora Juliana Damus (PP) reuniu-se na terça feira, 23 de abril, com o coordenador das Vigilâncias em Saúde, Feiz Mattar, com o fiscal municipal Luís Eduardo Tagliacozzo e o coordenador de Participação Popular, Rodrigo Martins, para discutir ações e critérios da campanha municipal “Cidadão Contra a Dengue”, projeto de sua autoria, aprovado em 2003.
“Reunimos-nos para elaborarmos estratégias e colocar o projeto em prática de forma que a população entenda seus deveres e seja estimulada a colaborar com a prevenção da dengue”, disse. “A intenção é acrescentarmos na Lei critérios de avaliação por região ou bairro. As pessoas que mais colaborarem contra o mosquito ganharão o direito de escolher melhorias para o bairro onde mora”.
Juliana afirma que a Secretaria Municipal da Educação também será convidada a participar das discussões. De acordo com ela, a ideia é convidar o secretário Orlando Mengatti, Filho, Nino, “para nos ajudar a pensar em medidas educativas sobre a dengue nas escolas”. Para ela, “o envolvimento da Secretaria da Educação, sem dúvida, fará a diferença”.
A Lei
A Lei determina que todos os bairros devem participar da campanha “Cidadão Contra a Dengue”. Juliana comenta que a ideia neste momento é de premiar a população como forma de incentivo. “Ao invés de emitir um certificado, conforme está na Lei, pensamos em outra forma de prêmio, como, por exemplo, a escolha de melhorias para aquela região que mais se destacar entre os critérios determinados pela comissão”, diz a parlamentar.
Ainda segundo o texto legal, os critérios serão determinados por órgãos municipais. “Hoje a Vigilância já trabalha em parceria com o Orçamento Participativo, uma vez que eles conhecem as regiões e nos orientam sobre os problemas”, afirma Feiz Mattar. Dia 7 de maio a equipe volta a discutir detalhes para a alteração da Lei.
Após as discussões e definições para as alterações na lei, as propostas serão encaminhadas para análise do Executivo.