Início | Diversos | Juliana organiza reunião para regulamentação da lei uso de capacete

Juliana organiza reunião para regulamentação da lei uso de capacete

19/11/2009 | Ações, Diversos

Por Hamilton G. P. Mendes

Em reunião realizada no Palacete Carlos Alberto Manço, sede da Câmara Municipal de Araraquara, a vereadora Juliana Andrião Damus (PP) discutiu com representantes da Polícia Militar, como Luis Roberto Moreira Filho – Capitão Companhia Força Tática, Paulo Henrique Jurisato – Capitão Comandante da 1ª Companhia, Fábio Ricardo Ferreira – Capitão Comandante da 1ª Companhia, Joel Aranha – Representando a (ACIA) Associação Comercial de Araraquara, Antônio Deliza Neto – Vice-presidente do Sincomércio, a implantação da lei do capacete.

Também presente ao encontro, o secretário de negócios jurídicos da prefeitura, Ricardo José dos Santos, que ouviu atentamente as sugestões a fim de preparar o texto final da lei, inclusive com as punições para quem não seguir suas determinações.

O projeto de lei nº. 144/09, cujos detalhes para sua regulamentação esteve em discussão no encontro citado acima, foi aprovado pelos vereadores na Sessão Ordinária levada a efeito no dia 1º de setembro, e determina a expressa proibição para acesso ou permanência de pessoas nos estabelecimentos comerciais, públicos ou abertos ao público, usando capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face ou que dificulte a identificação do usuário.

A matéria tem como principal objetivo à proteção de comunidade, constantemente ameaçada pelo alto índice de crimes praticados por assaltantes que escondem seus rostos com capacetes. “Mais importante do que a aprovação da lei é determinar todos os detalhes que permitirão que ela seja aplicada”, ressaltou Juliana Damus.

E dentre todos os itens discutidos durante a reunião, um acabou por encontrar a concordância dos presentes; uma multa que pode ser aplicada tanto para quem adentrar aos estabelecimentos com capacete, quanto para os comerciantes que não divulgarem em suas propriedades a citada lei. No caso, a fiscalização ficará sob responsabilidade da equipe de Códigos de Posturas da Prefeitura.

“Acho que a reunião foi muito proveitosa. Houve um entendimento quanto a alguns dos principais pontos necessários para a aplicação efetiva da lei, como, por exemplo, a determinação para que os lojistas tenham um prazo de 30 dias para se adaptarem as normas. Isso, somente após a publicação por parte da Prefeitura do texto final da regulamentação da lei.

“A Policia Militar terá convênio de apoio com a Prefeitura para que possa atuar na fiscalização da aplicação da lei. E dentre os pontos exigidos, um dos principais será a obrigatoriedade da colocação – em local visível – de placas com a advertência quanto à proibição do uso de capacete no momento de se entrar em estabelecimentos comerciais. A placa deverá ter o mesmo tamanho daquela placa que trata da proibição do fumo em locais fechados”, explicou a vereadora.

Que concluiu reafirmando a necessidade de cercar os detalhes que determinarão o texto final da regulamentação da lei de pontos simples é fáceis de serem aplicados pelas autoridades. “A lei tem que vir para ficar e para representar um avanço na sociedade, caso contrário não teria sentido tanto esforço para que ela se transformasse em realidade”, disse Juliana.

Veja outros artigos

Juliana reitera o pedido para criação do Conselho Municipal da Juventude
A vereadora Damus assinalou em agosto de 2006 a instalação de um Conselho Municipal da Juventude,...
Palestra sobre dengue aos funcionários da Câmara Municipal
A convite da vereadora Juliana Damus representantes da Vigilância Epidemiologica compareceram a...
Nove câmeras da Central de monitoramento não funcionam, constatam vereadores
Texto: Claudio Dias Após ser barrado de fiscalizar o funcionamento das 25 câmeras da Central de...
Fogos de artifício ruidosos podem ser proibidos em nível nacional
Vereadora Juliana Damus manifesta apoio ao projeto Em fevereiro deste ano, a sanção da Lei Complementar nº 899, de...
Juliana Damus apoia projeto de lei federal que prevê alojamento hospitalar separado para mulheres vítimas de aborto
Foi aprovado, na Sessão Ordinária da última terça-feira (24), o requerimento 1015/2018 da vereadora Juliana Damus...
Natal araraquarense é tema de encontro na Câmara Municipal
Araraquara poderá ter decoração natalina exclusiva este ano, ao menos no que depender dos esforços da vereadora...
Juliana cobra regulamentação de lei para realização de triagens auditivas no município
Por Gabriela Pontieri A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) está encaminhando requerimento ao Executivo solicitando...
Juliana Damus questiona gastos de campanha publicitária da Prefeitura
Uma campanha publicitária custeada pelo município revela em diferentes mídias e de maneira unilateral o trabalho...
Juliana Damus propõe a extinção do uso de logomarcas de Governos
Por Claudio Dias A cada novo mandato quem assume o Executivo costuma alterar as cores dos prédios públicos, além de...
Juliana Damus convida para Oficina de Natal
Evento será realizado no dia 2 de dezembro, das 9h às 14h, em frente à Câmara Municipal Na manhã de sábado do dia 2 de...

Pin It on Pinterest