Início | Diversos | Juliana organiza reunião para regulamentação da lei uso de capacete

Juliana organiza reunião para regulamentação da lei uso de capacete

19/11/2009 | Ações, Diversos

Por Hamilton G. P. Mendes

Em reunião realizada no Palacete Carlos Alberto Manço, sede da Câmara Municipal de Araraquara, a vereadora Juliana Andrião Damus (PP) discutiu com representantes da Polícia Militar, como Luis Roberto Moreira Filho – Capitão Companhia Força Tática, Paulo Henrique Jurisato – Capitão Comandante da 1ª Companhia, Fábio Ricardo Ferreira – Capitão Comandante da 1ª Companhia, Joel Aranha – Representando a (ACIA) Associação Comercial de Araraquara, Antônio Deliza Neto – Vice-presidente do Sincomércio, a implantação da lei do capacete.

Também presente ao encontro, o secretário de negócios jurídicos da prefeitura, Ricardo José dos Santos, que ouviu atentamente as sugestões a fim de preparar o texto final da lei, inclusive com as punições para quem não seguir suas determinações.

O projeto de lei nº. 144/09, cujos detalhes para sua regulamentação esteve em discussão no encontro citado acima, foi aprovado pelos vereadores na Sessão Ordinária levada a efeito no dia 1º de setembro, e determina a expressa proibição para acesso ou permanência de pessoas nos estabelecimentos comerciais, públicos ou abertos ao público, usando capacete ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face ou que dificulte a identificação do usuário.

A matéria tem como principal objetivo à proteção de comunidade, constantemente ameaçada pelo alto índice de crimes praticados por assaltantes que escondem seus rostos com capacetes. “Mais importante do que a aprovação da lei é determinar todos os detalhes que permitirão que ela seja aplicada”, ressaltou Juliana Damus.

E dentre todos os itens discutidos durante a reunião, um acabou por encontrar a concordância dos presentes; uma multa que pode ser aplicada tanto para quem adentrar aos estabelecimentos com capacete, quanto para os comerciantes que não divulgarem em suas propriedades a citada lei. No caso, a fiscalização ficará sob responsabilidade da equipe de Códigos de Posturas da Prefeitura.

“Acho que a reunião foi muito proveitosa. Houve um entendimento quanto a alguns dos principais pontos necessários para a aplicação efetiva da lei, como, por exemplo, a determinação para que os lojistas tenham um prazo de 30 dias para se adaptarem as normas. Isso, somente após a publicação por parte da Prefeitura do texto final da regulamentação da lei.

“A Policia Militar terá convênio de apoio com a Prefeitura para que possa atuar na fiscalização da aplicação da lei. E dentre os pontos exigidos, um dos principais será a obrigatoriedade da colocação – em local visível – de placas com a advertência quanto à proibição do uso de capacete no momento de se entrar em estabelecimentos comerciais. A placa deverá ter o mesmo tamanho daquela placa que trata da proibição do fumo em locais fechados”, explicou a vereadora.

Que concluiu reafirmando a necessidade de cercar os detalhes que determinarão o texto final da regulamentação da lei de pontos simples é fáceis de serem aplicados pelas autoridades. “A lei tem que vir para ficar e para representar um avanço na sociedade, caso contrário não teria sentido tanto esforço para que ela se transformasse em realidade”, disse Juliana.

Veja outros artigos

Escolta de presos deve ser exclusividade da SAP, entende Juliana Damus
   Renan Abbade     No dia 28 de dezembro do ano passado, foi publicado no Diário Oficial...
Teste de triagem nos CERs e escolas para detectar a bacteriúrica assintomática
A vereadora Juliana Andrião Damus, apresentou indicação na Câmara solicitando entendimentos...
Projeto de Juliana Damus é uma das práticas finalistas de Prêmio do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário
A visita é uma das fases do “Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social Edição Especial: Gestão do Cadastro Único...
Lei cria fundo para políticas às pessoas com deficiência
Com o objetivo de financiar ações voltadas especificadamente para o fortalecimento de políticas públicas destinadas à...
Instalação de Base Operacional da Polícia Militar Rodoviária na SP 255
Juliana Damus solicita ao governador Geraldo Alckimin o aumento do efetivo da polícia rodoviária para a instalação de...
Créditos para a causa animal, habitação, infraestrutura e saúde estão na LDO 2020
Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 tem medidas propostas por Juliana Damus A Prefeitura Municipal publicou em...
Juliana recebe coordenadora da Rede Social do Senac
Por Chico de Assis A Vereadora Juliana Andrião Damus (PP) recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 2, Celina Garrido,...
Projeto de lei da Câmara Federal altera formas de fiscalização em estacionamento destinado a idosos e deficientes
Por Laís Françoso Foi encaminhado à Comissão de Viação e Transportes, e, em seguida, será remetido à Comissão de...
Câmara aprova emendas em benefício da terceira idade e dos animais
Propostas ao Orçamento de 2021 foram feitas pela vereadora Juliana Damus Na 32ª Sessão Extraordinária, realizada na...
Deputada Aline Corrêa diz a Juliana que destinará verbas para a cidade
Por Hamilton G. P. Mendes A deputada federal Aline Corrêa (PP), declarou nesta quinta-feira, que destinará recursos ao...

Pin It on Pinterest