Início | Diversos | Juliana quer que máquinas caça-níqueis apreendidas pela polícia sejam transformadas em micros

Juliana quer que máquinas caça-níqueis apreendidas pela polícia sejam transformadas em micros

31/07/2009 | Diversos

Por Hamilton G. P. Mendes

A vereadora Juliana Damus (PP) está enviando uma indicação ao prefeito municipal, Marcelo Barbieri (PMDB), onde solicita ao chefe do Executivo que atente para a necessidade de tomar as necessárias providências de implementar em Araraquara, a iniciativa de transformar as máquinas caça-níqueis apreendidas nas ações policiais, em microcomputadores a serem destinados à rede pública de ensino municipal.

De acordo com Juliana, a iniciativa não seria única no País, já que experiências semelhantes foram adotadas em outras cidades brasileiras, como em Goiânia, onde as máquinas caça-níqueis estão sendo desmontadas para que suas peças (placa-mãe, estabilizadores, monitores etc.) sejam utilizadas na montagem de microcomputadores, inclusive com aproveitamento da madeira que reveste o equipamento para servir de suporte (mesa), destinadas às escolas.

Para ter sucesso, no entanto, tal empreendimento deve contar com o apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público (MP), o que exigiria, do Executivo, ações no sentido de que a iniciativa fosse conjunta entre as partes.

“O jogo é ilegal no País, e a apreensão das máquinas caça-níqueis são uma constante. Faço a proposta, porque, depois de apreendidas, as máquinas não podem ser devolvidas aos seus proprietários, por tratarem-se de produtos utilizados para práticas delituosas. Sendo assim, nada mais justo do que transformar os equipamentos em computadores, que auxiliarão na inclusão digital de crianças menos favorecidas, equiparão as unidades de ensino e permitirão a implementação de outros programas na área da Educação”, explica a vereadora.

Juliana lembra ainda, segundo informações extraídas da internet, a cidade de Itapevi (SP) implementou a iniciativa de transformação dos caça-níqueis com total sucesso, e a um custo aproximado de R$ 90,00 por máquina transformada.

“Fica muito barato modificar os equipamentos e transformá-los em computadores. O mais importante, no entanto, é que havendo entendimento entre o MP, o Judiciário e o Executivo, todas as máquinas estariam a serviço da Rede Pública de Ensino, que depende de todo um processo burocrático para receber equipamentos de última geração. Penso que seria um grande passo para a cidade”, concluiu Juliana.

Veja outros artigos

Juliana Damus sugere projeto para prevenção de acidentes nas escolas
Com o objetivo de prevenir acidentes, a vereadora Juliana Damus (PP) fez uma indicação ao prefeito Edinho Silva (PT)...
Vereadores fiscalizam trabalho da USF Jardim Brasil
Os parlamentares Juliana Damus e Roger Mendes estiveram na unidade para ouvir os funcionários Com o objetivo de ouvir...
Juliana Damus cobra execução do Hino de Araraquara em eventos públicos
Por Cláudio Dias Com a proposta de resgatar os valores morais e cívicos, Araraquara aprovou em 3 de dezembro de 2001,...
Audiência com Secretário da Agricultura Duarte Nogueira
A vereadora Juliana Damus foi recebida pelo Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Senhor...
Normas para proibir a comercialização e uso do cerol
Na Audiência Pública do Orçamento do Estado para 2006 a vereadora Juliana Damus aproveitou a vinda do Deputado Edmir...
Juliana Damus destaca saúde e meio ambiente em prestação de contas
Por Fernando Laranjeira A vereadora Juliana Damus (PP) foi autora de 10 projetos de lei, 103 requerimentos e 257...
Juliana organiza reunião para regulamentação da lei uso de capacete
Por Hamilton G. P. Mendes Em reunião realizada no Palacete Carlos Alberto Manço, sede da Câmara Municipal de...
Vereadores e empresários visitam instalações da Randon Implementos
A sede da Randon S.A. Implementos e Participações de Araraquara abriu suas portas para vereadores e empresários da...
Vereadores analisam projeto de lei que autoriza concessão de pátio para veículos apreendidos
Parlamentares pleitearam redução de quase 50% da tarifa de estadia; proposta original previa diária de R$ 57,00 Na...
Requerimento defende isenção de IR a idosos e pessoas com Alzheimer
Vereadora Juliana Damus é a autora do documento Lei de 1988 assegura isenção total do Imposto de Renda a aposentados e...

Pin It on Pinterest