Início | Diversos | Recurso contra ‘Lei dos Fogos’ é rejeitado pelo Tribunal de Justiça

Recurso contra ‘Lei dos Fogos’ é rejeitado pelo Tribunal de Justiça

14/12/2020 | Diversos

Vereadora Juliana Damus (Progressistas) é a autora da lei, que regula soltura de fogos em Araraquara

A “Lei dos Fogos” (Lei nº 899/2019), de autoria da vereadora Juliana Damus (Progressistas), obteve mais uma vitória na Justiça na semana passada. Os desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitaram um recurso apresentado pela Associação Brasileira de Pirotecnia (Assobrapi).

Em agosto, o Tribunal havia julgado improcedente a Ação de Inconstitucionalidade que a Assobrapi havia ajuizado, alegando que o município tinha proibido totalmente a soltura de fogos, quando, na realidade, a lei proíbe somente os fogos ruidosos, que excedem os níveis de som permitidos por lei.

Após essa derrota na Justiça, a Assobrapi apresentou ao Tribunal “embargos de declaração”, um tipo de recurso que contesta possíveis omissões ou erros formais no processo. No recurso, a associação levantou pontos que, na sua opinião, denotariam lacunas que precisavam ser preenchidas para efeito de prequestionamento, apontando artigos da legislação federal e discorrendo sobre razões de mérito, pelas quais a ação deveria ter sido julgada procedente, apresentando, inclusive, normas internacionais, para argumentar que não existem fogos sem estampido.

No entanto, na decisão publicada no dia 10 de dezembro na Imprensa Oficial, o relator, desembargador Ferraz de Arruda, declara que “não houve nenhuma omissão, contradição ou obscuridade no acórdão”, rejeitando os embargos. O processo pode ser consultado no Tribunal de Justiça.

Desse modo, a Lei dos Fogos, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Araraquara, em fevereiro de 2019 e regulamentada pela Prefeitura por meio do Decreto nº 11.939/2019, segue em vigor em sua totalidade.

Texto: Imprensa da Câmara

Veja outros artigos

Araraquara ganha novas ambulâncias para o Samu Regional
Juliana Damus e Roger Mendes trabalharam para viabilizar a aquisição Os vereadores Juliana Damus e Roger Mendes...
Juliana Damus consegue recursos para o Centro de Oncologia de Araraquara
Serão mais de 200 mil reais para os pacientes em tratamento de câncer A vereadora Juliana Damus (Progressistas) se...
Juliana e Edinho visitam a obra de reforma do prédio da antiga creche do bairro São José
A vereadora Juliana Damus e o prefeito Edinho Silva (PT) visitaram o prédio da antiga creche do bairro São José. A...
Juliana pede instalação de Banco de Leite Materno
Por Paula Cardoso Sensibilizada com mães que não produzem leite para recém-nascidos a vereadora...
Nove câmeras da Central de monitoramento não funcionam, constatam vereadores
Texto: Claudio Dias Após ser barrado de fiscalizar o funcionamento das 25 câmeras da Central de...
Juliana cobra regulamentação de lei para realização de triagens auditivas no município
Por Gabriela Pontieri A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) está encaminhando requerimento ao Executivo solicitando...
Juliana Damus apoia projeto de lei federal que prevê alojamento hospitalar separado para mulheres vítimas de aborto
Foi aprovado, na Sessão Ordinária da última terça-feira (24), o requerimento 1015/2018 da vereadora Juliana Damus...
Juliana Damus pede apoio a projeto sobre salva-vidas em espaços públicos
Brasília avalia desde maio o Projeto de Lei de autoria do deputado federal Vander Loubet (PT-MS), que torna...
Resposta sobre questionamento da precariedade vivida pelos moradores do Jd. São Rafael
Em meados de outubro, a vereadora Juliana Damus (PP), por meio de requerimento, relatou ao Executivo a precariedade...
Juliana Damus questiona gastos de campanha publicitária da Prefeitura
Uma campanha publicitária custeada pelo município revela em diferentes mídias e de maneira unilateral o trabalho...

Pin It on Pinterest