Vereadores da Câmara de Araraquara homenagearam a Indústria Nigro, com o Diploma de Reconhecimento Público, na tradicional Missa em Ação de Graças ao padroeiro São Pedro, celebrada pelo pároco da Igreja Matriz de São Bento, Padre Marcelo de Souza, realizado nas dependências da Nigro, no sábado, 29 de julho.
A indicação da homenagem foi feita pela vereadora Juliana Damus (PP) em 2012, quando os 13 parlamentares aprovaram por unanimidade. “Na época todos os vereadores aprovaram a iniciativa. Eles concordaram que a Nigro é um exemplo de empresa familiar que contribui muito com o crescimento de nossa cidade”, disse Juliana. “Pensamos em entregar a homenagem este ano, 2013, junto da tradicional missa, pois seriam muitas as comemorações: a do Reconhecimento Público e a do aniversário de 70 anos da Indústria”, completa.
Em seu discurso, a vereadora falou da evolução e trajetória da Nigro na cidade. “Uma somatória de valores agregados é a afirmativa correta para explicitar a evolução consagradora da Nigro Alumínio que partindo de uma oficina “fundo de quintal”, transformou-se neste gigante, que se destaca no parque industrial araraquarense e é orgulho desta Terra”.
Para o vereado Aluísio Braz (PMDB), o Boi, que presidiu a Sessão, “A Nigro trata seus funcionários como integrantes da família. Conheço muitas pessoas que já se aposentaram e ainda continuam na empresa”, e acrescenta. “Por isso a importância de reconhecer esta grande empresa publicamente, como uma das melhores, tanto para se trabalhar, quanto para o crescimento de Araraquara”.
O Diretor Administrativo, Francisco Humberto Nigro, se emocionou ao receber a homenagem entregue pelos vereadores. O Seu sobrinho, Arcângelo Nigro Neto, Diretor Industrial, que falou em nome da Indústria, destacou a importância de receber o diploma e agradeceu a vereadora Juliana e a Câmara de Araraquara pela iniciativa.
Também participaram da solenidade o secretário do Desenvolvimento Econômico José Roberto Cardozo, representando o prefeito Marcelo Barbieri e vereadores.
A Indústria
A Nigro foi fundada em 1943 por Arcângelo Nigro, filho de imigrantes italianos que vieram para o Brasil em 1901. Com a ajuda de seus quatro filhos, instalou na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, uma pequena oficina, iniciando a produção de artefatos de alumínio e cobre.
Em 1956, tendo como sócios Francisco, Pedro, Hugo e Beatriz, a empresa passa a chamar-se Arcângelo Nigro e Filhos Ltda.
Os grandes investimentos começaram a surgir, a produção se expandiu junto com as primeiras exportações, a NIGRO ganhou reconhecimento internacional e fortaleceu sua estrutura, consolidando-se no mercado. A partir de 1988, a empresa passa a ser administrada por acionistas, tornando-se Nigro Alumínio Ltda.
Câmara de Araraquara concede Diploma de Reconhecimento Público à Industria Nigro
Por Paula Cardoso