Início | Meio Ambiente | Defesa de Animais | Aprovado na Câmara projeto de lei sobre recolhimento de cadelas no cio

Aprovado na Câmara projeto de lei sobre recolhimento de cadelas no cio

17/06/2020 | Defesa de Animais

Vereadora Juliana Damus defendeu a proposta e entende que isso pode ajudar a diminuir o número de animais abandonados pelas ruas

Foi aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal o substitutivo ao Projeto de Lei Complementar nº 16/2020, que inclui a hipótese de recolhimento de cadelas no cio no protocolo estabelecido na Política Municipal de Proteção aos Animais da Prefeitura de Araraquara.

O projeto, que teve iniciativa do Conselho de Proteção e Defesa dos Animais e foi defendido pela vereadora Juliana Damus, é de suma importância, uma vez que aumenta o rol de proteção previsto na Lei Complementar nº 827, de 10 de julho de 2012, possibilitando o recolhimento dos animais fêmeas abandonadas, que estejam no período do cio.

“Hoje temos sob responsabilidade do município 200 gatos e mais de 250 cães; um número alto, que traz muitas despesas aos cofres públicos, e principalmente, sofrimento aos animais. Com a aprovação deste projeto, podemos evitar com que haja ninhadas desordenadas e animais espalhados pelas ruas”, afirmou Juliana.

A presidente do Conselho de Proteção e Defesa dos Animais, Carolina de Mattos Galvão, entende que há vários benefícios no recolhimento das fêmeas no cio. “Com a inclusão de fêmeas no cio, haverá diminuição de recolhimento de prenhes e ninhadas, colaborando para o controle populacional dos animais e contribuindo para que a população de animais errantes diminua. Nunca é demais reforçar que além dos benefícios para a saúde do animal, a castração é o único meio eficaz de controle populacional. Isso é de grande importância para a proteção animal na cidade. Nossos agradecimentos à vereadora Juliana que prontamente acatou a nossa solicitação”, concluiu.

Outra novidade decorrente deste projeto é que os animais que forem apreendidos, recolhidos ou resgatados, ficarão sob os cuidados de médicos veterinários, em serviços que serão prestados pela Prefeitura ou entidades conveniadas.

Entretanto, o animal resgatado em virtude de abandono, proposital ou não, estará à disponibilidade de recuperação por seus tutores, cuidadores ou criadores, que deverá arcar com as despesas referentes ao abrigo, cuidados médicos e alimentação, além de retirá-lo no prazo de 10 dias. Os trâmites serão acompanhados pela Coordenadoria Executiva de Bem-Estar Animal, que fará uma pesquisa de identificação pelo tutor, cuidador ou criador do respectivo animal apreendido.

Foto: Imprensa da Câmara

Veja outros artigos

Projeto que proíbe adoção de animais por quem já praticou maus-tratos é aprovado na Câmara
Vereadora Juliana Damus é autora do Projeto de Lei Complementar A Câmara Municipal de Araraquara aprovou o Projeto de...
Juliana representa Câmara de Araraquara em Audiência na Capital Paulista
Por Paula Cardoso Representando a Câmara Municipal de Araraquara, a vereadora Juliana Damus (PP) participou na...
Delegacia de Proteção ao Animal
A vereadora Juliana Damus entregou em mãos ao Governador do Estado de São Paulo, Doutor Geraldo Alckmin, um...
Ambulatório Veterinário busca apoio para reformas
A vereadora Juliana Damus esteve no local acompanhada da secretária de Obras   “Nós fazemos tudo por amor aos...
Cidade amplia legislação de proteção aos animais
Por Luis Fernando Laranjeira Com o objetivo de ampliar a legislação municipal de defesa dos animais foi criada na...
Juliana apoia projeto que reforça posse responsável
Por Luis Fernando Laranjeira A vereadora Juliana Damus (PP) aguarda o envio à Câmara Municipal de projeto de lei da...
Juliana Damus defende ampliação e aperfeiçoamento da legislação sobre animais
Por Luis Fernando Laranjeira A vereadora Juliana Damus (PP) quer ampliar e aperfeiçoar a legislação municipal sobre...
COMDEDIA pede normas para regular feirinha de adoção de animais na cidade
Por Francisco de Assis Bergamin A boa vontade que algumas pessoas demonstram em Araraquara no cuidado com animais...
Juliana participa de reunião com Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB
Por Nathalia Maestro A vereadora Juliana Damus (PP) participou na última semana, no plenário da Câmara Municipal, de...
Juliana Damus defende mudanças na política de proteção dos animais
A vereadora Juliana Damus (PP) afirma que a alteração na composição do Conselho Municipal...

Pin It on Pinterest