Início | Meio Ambiente | Defesa de Animais | Aprovado na Câmara projeto de lei sobre recolhimento de cadelas no cio

Aprovado na Câmara projeto de lei sobre recolhimento de cadelas no cio

17/06/2020 | Defesa de Animais

Vereadora Juliana Damus defendeu a proposta e entende que isso pode ajudar a diminuir o número de animais abandonados pelas ruas

Foi aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal o substitutivo ao Projeto de Lei Complementar nº 16/2020, que inclui a hipótese de recolhimento de cadelas no cio no protocolo estabelecido na Política Municipal de Proteção aos Animais da Prefeitura de Araraquara.

O projeto, que teve iniciativa do Conselho de Proteção e Defesa dos Animais e foi defendido pela vereadora Juliana Damus, é de suma importância, uma vez que aumenta o rol de proteção previsto na Lei Complementar nº 827, de 10 de julho de 2012, possibilitando o recolhimento dos animais fêmeas abandonadas, que estejam no período do cio.

“Hoje temos sob responsabilidade do município 200 gatos e mais de 250 cães; um número alto, que traz muitas despesas aos cofres públicos, e principalmente, sofrimento aos animais. Com a aprovação deste projeto, podemos evitar com que haja ninhadas desordenadas e animais espalhados pelas ruas”, afirmou Juliana.

A presidente do Conselho de Proteção e Defesa dos Animais, Carolina de Mattos Galvão, entende que há vários benefícios no recolhimento das fêmeas no cio. “Com a inclusão de fêmeas no cio, haverá diminuição de recolhimento de prenhes e ninhadas, colaborando para o controle populacional dos animais e contribuindo para que a população de animais errantes diminua. Nunca é demais reforçar que além dos benefícios para a saúde do animal, a castração é o único meio eficaz de controle populacional. Isso é de grande importância para a proteção animal na cidade. Nossos agradecimentos à vereadora Juliana que prontamente acatou a nossa solicitação”, concluiu.

Outra novidade decorrente deste projeto é que os animais que forem apreendidos, recolhidos ou resgatados, ficarão sob os cuidados de médicos veterinários, em serviços que serão prestados pela Prefeitura ou entidades conveniadas.

Entretanto, o animal resgatado em virtude de abandono, proposital ou não, estará à disponibilidade de recuperação por seus tutores, cuidadores ou criadores, que deverá arcar com as despesas referentes ao abrigo, cuidados médicos e alimentação, além de retirá-lo no prazo de 10 dias. Os trâmites serão acompanhados pela Coordenadoria Executiva de Bem-Estar Animal, que fará uma pesquisa de identificação pelo tutor, cuidador ou criador do respectivo animal apreendido.

Foto: Imprensa da Câmara

Veja outros artigos

Comissão começa a definir protocolo para atendimento a animais
Por Luis Fernando Laranjeira A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais reuniu-se na Biblioteca “Mário de Andrade”,...
Câmara de Araraquara proíbe a soltura de fogos de artifício ruidosos
Para entrar em vigor, projeto, de autoria da vereadora Juliana Damus, depende agora da sanção do Prefeito Não são...
Juliana Damus apresenta emenda para a construção do abrigo de Animais na cidade
Por Kiko Camargo e Chico de Assis A vice-presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereadora Juliana Damus (PP),...
Marcelo autoriza criação do Conselho de Proteção aos Animais
Por Hamilton G. P. Mendes Agora é oficial, e Araraquara, depois da iniciativa da vereadora Juliana Damus (PP), e do...
Aplicação efetiva de leis e implementação de projetos são discutidos na Prefeitura
Vereadora Juliana Damus levou demandas ao prefeito Edinho Silva Na segunda feira (17), a vereadora Juliana Damus...
Prefeitura transfere gestão do CCZ para Meio Ambiente
Por Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal O Prefeito Marcelo Barbieri enviou à...
Juliana propõe criação do Fundo Municipal de Bem-Estar Animal
Por Luis Fernando Laranjeira A vereadora Juliana Damus (PP) encaminhou indicação ao Executivo...
Conselho de defesa dos animais tem primeira reunião
Por Chico de Assis Os conselheiros do Conselho Municipal de Defesa dos Animais, recentemente empossados pelo prefeito...
Acabar com a rotulagem dos transgênicos é um retrocesso, diz Juliana Damus
Por Cláudio Dias Considerando a polêmica envolvendo o Projeto de Lei n° 4148/2008, do deputado federal Luis Carlos...
Campanha de adoção responsável de animais chega ao futebol
Vereadora Juliana Damus participou de reunião onde a Ferroviária virou parceira da causa animal em Araraquara Você já...

Pin It on Pinterest