Início | Meio Ambiente | Defesa de Animais | COMDEDIA pede normas para regular feirinha de adoção de animais na cidade

COMDEDIA pede normas para regular feirinha de adoção de animais na cidade

26/11/2012 | Defesa de Animais

Por Francisco de Assis Bergamin

A boa vontade que algumas pessoas demonstram em Araraquara no cuidado com animais domésticos estão motivando a prática de uma série de ações no município. A principal delas tem sido a realização de feiras de adoção de animais domésticos em vários bairros. Para o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais de Araraquara (Comdedia), além de necessárias elas são muito bem vindas.

O assunto foi debatido na reunião do Comdedia realizada nesta semana na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. A vereadora Juliana Damus (PP) participa das reuniões e apoia as decisões dos conselheiros, que neste caso apresentaram a proposta de acompanhamento de todas as feirinhas de animais na cidade, como forma de apoio e também de uniformização da atividade. “A sociedade tem agido com espontaneidade, e isso é legítimo e muito positivo”, afirmou a vereadora.

Feirinhas com regras iguais

Para o presidente do Conselho e Secretário Municipal do Meio Ambiente, José dos Reis Santos Filho, é preciso que haja regras claras para essas feiras, com a conscientização da responsabilidade da posse de um animal em casa, com a existência de um termo de adoção e obediência às normas da vigilância sanitária. “Isso dará mais segurança a todos os envolvidos na feira, ou seja, o doador do animal, o realizador da feira, aquele que está recebendo a doação, e o próprio animal envolvido”, declarou.

Uma forma de acompanhamento destas feirinhas é o Protocolo de Atendimento do Centro de Proteção a Animais Domésticos em Araraquara, medida considerada por Juliana Damus e pelos conselheiros, como um grande avanço na política pública de cuidados e proteção aos animais domésticos em Araraquara. “Que bom que na nossa cidade tenhamos pessoas com tamanha boa vontade para colaborar no cuidado com os animais domésticos. Ter regras para acompanhar essas feiras é uma forma de apoio que o Comdedia pode proporcionar”, manifestou Juliana.

Pesquisa com animais

Outros assuntos foram debatidos durante a reunião do conselho. Um deles é a indicação de conselheiros para compor o Conselho de Ética de Pesquisa com Animais da Unesp. Mesmo não sendo um assunto que agrade os conselheiros a presença de representantes do Comdedia, segundo manifestação na reunião, é sempre importante. Foi solicitado ainda um levantamento com todas as instituições de ensino e pesquisa da cidade sobre a existência de exames com animais e seus conselhos de ética. Onde houver a atividade o Comdedia solicitará a participação de um representante do conselho.

Parcerias fundamentais

Santos Filho manifestou, ao final da reunião, a compreensão de que as parcerias recentemente firmadas pela Secretaria do Meio Ambiente estão sendo fundamentais para o abrigo e proteção dos animais recolhidos na cidade. E agradeceu às ONGs e entidades de proteção. “É inevitável declarar um agradecimento a esses parceiros de luta. Não teríamos condições de absorver os problemas que surgiram no período. Esses parceiros são de grande sensibilidade com a questão dos animais”.

Veja outros artigos

Emenda à LDO de R$ 1 milhão para construção de moradias para idosos é aprovada na Câmara Municipal
Vereadora Juliana Damus propôs mais emendas em diferentes áreas Na Sessão Extraordinária da Câmara Municipal,...
Câmara dá primeiro passo na proibição a fogos de artifícios ruidosos
Proposta da vereadora Juliana Damus passou três meses tramitando no legislativo e ainda depende de uma segunda...
Programa que regulamenta o transporte de carroças é tema de debate de Juliana Damus com Prefeitura
Por: Paula Cardoso A vereadora Juliana Damus (PP) reuniu-se na manhã de segunda feira, 12 de maio, com membros...
Juliana Damus quer fim dos maus tratos contra animais
Por Luís Fernando Laranjeira A vereadora Juliana Damus (PP) espera ver o Parque Infantil lotado, 22 de janeiro, na...
Reunião sobre regulamentação do transporte de carroças
Juliana se reuniu com os setores de trânsito, meio ambiente, guarda municipal, jurídico, além membros da Associação de...
Comissão começa a definir protocolo para atendimento a animais
Por Luis Fernando Laranjeira A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais reuniu-se na Biblioteca “Mário de Andrade”,...
Projeto que proíbe adoção de animais por quem já praticou maus-tratos é aprovado na Câmara
Vereadora Juliana Damus é autora do Projeto de Lei Complementar A Câmara Municipal de Araraquara aprovou o Projeto de...
Juliana Damus sugere voto contra rodeio como atividade da cultura popular
Por Claudio Dias A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados,...
Juliana apresenta três emendas ao orçamento
Por Luís Fernando Laranjeira A vereadora Juliana Damus (PP) é autora de três emendas, totalizando R$ 120 mil, ao...
Castramóvel é realidade em Araraquara
Emenda para aquisição de unidade móvel de serviços veterinários foi viabilizada por indicação da vereadora Juliana...

Pin It on Pinterest