Por Paula Cardoso
Comdedia define em reunião um cronograma de atividades para dar inicio as ações de proteção aos animais
Aconteceu na noite da ultima quarta feira, 26 de setembro, na Biblioteca Municipal, mais um encontro do Conselho Municipal dos Direitos dos Animais (Comdedia), com a presença da vereadora Juliana Damus (PP), representando a Câmara Municipal, para tratar dos últimos detalhes do Protocolo de Atendimento Animal, implantação da lei 827/12, que institui política municipal de proteção aos animais, e a qualificação do serviço de Atendimento Animal, que visa diagnosticar as dificuldades existentes junto dos profissionais técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Para a vereadora Juliana, combatente da violência animal, “a idéia é que acertemos os detalhes o mais rápido possível para termos garantido os direitos dos animais, efetivamente, e evite outros casos de maus tratos como temos visto nos últimos tempos”.
A vereadora ainda completa “com a aprovação da Lei complementar 005/12, que institui política municipal de proteção aos animais, mais o Protocolo de Atendimento Animal e o acompanhamento do Comdedia, estamos promovendo um grande avanço no que diz respeito à Política Pública da saúde animal”.
Durante a reunião, José dos Reis Filho, Secretário Municipal do Meio Ambiente, apresentou o rascunho de “Plano de Gerenciamento de Projeto – Programa de Preservação da Biodiversidade Fauna Doméstica” que tem como objetivo garantir a qualidade de vida, o controle populacional e a posse responsável de animais domésticos.
Foi mencionado os benefícios da reestruturação dos serviços da saúde animal para a Secretaria do Meio Ambiente que fará a gestão do Centro Municipal de Controle de Zoonose. “Com a ajuda da Câmara Municipal demos um pontapé inicial para a melhoria dos serviços que tratam da saúde animal”. Disse o Secretário.
“A nossa Secretaria está se dedicando totalmente a esta questão. Depositamos todos os nossos esforços para a saúde e cuidados aos animais”, completou Reis, que apresentou, na oportunidade, um cronograma de tarefas, indicando datas para o fechamento dos trabalhos propostos pelo Comdedia, pela Secretaria do meio Ambiente e entidades não governamentais.
Foi decidido, em reunião, que todos os trabalhos propostos, referentes a Políticas de Proteção aos Animais, sejam concluídos até o final do ano, para que em 2013 a Lei dos animais, passe a valer independente da situação política instaurada.