Início | Meio Ambiente | Defesa de Animais | Lei que proíbe soltura de fogos ruidosos tem apoio da Polícia Militar

Lei que proíbe soltura de fogos ruidosos tem apoio da Polícia Militar

04/07/2019 | Ações, Defesa de Animais, Diversos, Idosos

Em fevereiro deste ano, foi aprovada a proibição da soltura de fogos de artifício ruidosos que excedam os limites de som permitidos, após uma alteração no Código de Posturas do município. A iniciativa partiu de um projeto de lei complementar da vereadora Juliana Damus (Progressistas). Agora, os esforços têm se voltado para a divulgação da nova medida.

Na quarta-feira (3), a parlamentar se reuniu com o secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior; o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, Tenente coronel Adalberto José Ferreira; e o capitão Richard Souza, com o objetivo de divulgar a lei dentro das instituições e solicitar apoio para a fiscalização.

Atualmente, a Guarda Municipal e o setor de Posturas da Prefeitura são responsáveis pelas autuações e pela aplicação das multas, no valor de até 10 Unidades Fiscais Municipais (UFMs), ou seja, R$ 553, podendo essa quantia ser dobrada em caso de reincidência. Porém, de acordo com o Decreto nº 11.939, os demais órgãos fiscalizadores dos entes da federação podem atuar nesse sentido.

Souza afirmou que os policiais são aptos a encaminhar um relatório ao Executivo para autuação se presenciarem a soltura irregular. Ferreira se comprometeu a divulgar as novas regras para a prática junto aos agentes da Polícia Militar. Nogueira lembrou que a maior dificuldade é conseguir o flagrante. “Quando há testemunhas, pedimos que registrem um Boletim de Ocorrência para apurarmos o caso e realizarmos uma possível autuação.”

Para a vereadora, o principal é coibir a prática. “Não queremos que as pessoas sejam multadas. Já conversei com instituições religiosas e responsáveis por diversas empresas que costumavam realizar a soltura desses tipos de fogos. Nossa intenção é acabar com a poluição sonora que tanto prejudica, principalmente, animais, crianças e autistas.”

Juliana aproveitou para relatar as reclamações que tem recebido referentes aos veículos com som alto e com escapamentos adulterados na cidade, e pediu apoio da Polícia Militar.

Texto e foto: Imprensa da Câmara

Veja outros artigos

Juliana Damus apresenta emenda para a construção do abrigo de Animais na cidade
Por Kiko Camargo e Chico de Assis A vice-presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereadora Juliana Damus (PP),...
Nove câmeras da Central de monitoramento não funcionam, constatam vereadores
Texto: Claudio Dias Após ser barrado de fiscalizar o funcionamento das 25 câmeras da Central de...
Criação do Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros
Preocupada com a manutenção e restruturação do Corpo de Bombeiros Juliana solicitou ao...
Placas de sinalização para diminuir velocidade
Preocupada com os acidentes ocorridos na rodovia que liga Araraquara ao Distrito de Bueno de Andrada, a vereadora...
Juliana Damus quer aplicativo para usuários do transporte público
Por Paula Cardoso Painéis com o itinerário do transporte público fixados em locais de fácil acesso, aplicativo para...
Juliana ajuda escolher novo abrigo para animais
Por Luis Fernando Laranjeira A vereadora Juliana Damus (PP) está acompanhando de perto o processo de construção do...
Recurso vai garantir compra de ônibus rural escolar para transporte de alunos
Valor foi destinado pelo deputado federal Guilherme Derrite (Progressistas), após pedido dos colegas de partido,...
Vereadores do PP pedem a criação de um Fundo Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência
Juliana Damus e Roger Mendes apresentaram proposta em reunião com o prefeito Edinho Silva Os vereadores do Partido...
Colocação de placas “Como estou dirigindo?” em transporte público
Sempre preocupada em beneficiar a população Araraquarense, a vereadora solicitou através de...
Proibição de animais no Bosque do Botânico é questionada na Câmara
Vereadora Juliana Damus conseguiu recurso para a academia ao ar livre da praça Envolvida na causa animal, a vereadora...

Pin It on Pinterest