Início | Meio Ambiente | Defesa de Animais | Lei que proíbe soltura de fogos ruidosos tem apoio da Polícia Militar

Lei que proíbe soltura de fogos ruidosos tem apoio da Polícia Militar

04/07/2019 | Ações, Defesa de Animais, Diversos, Idosos

Em fevereiro deste ano, foi aprovada a proibição da soltura de fogos de artifício ruidosos que excedam os limites de som permitidos, após uma alteração no Código de Posturas do município. A iniciativa partiu de um projeto de lei complementar da vereadora Juliana Damus (Progressistas). Agora, os esforços têm se voltado para a divulgação da nova medida.

Na quarta-feira (3), a parlamentar se reuniu com o secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior; o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, Tenente coronel Adalberto José Ferreira; e o capitão Richard Souza, com o objetivo de divulgar a lei dentro das instituições e solicitar apoio para a fiscalização.

Atualmente, a Guarda Municipal e o setor de Posturas da Prefeitura são responsáveis pelas autuações e pela aplicação das multas, no valor de até 10 Unidades Fiscais Municipais (UFMs), ou seja, R$ 553, podendo essa quantia ser dobrada em caso de reincidência. Porém, de acordo com o Decreto nº 11.939, os demais órgãos fiscalizadores dos entes da federação podem atuar nesse sentido.

Souza afirmou que os policiais são aptos a encaminhar um relatório ao Executivo para autuação se presenciarem a soltura irregular. Ferreira se comprometeu a divulgar as novas regras para a prática junto aos agentes da Polícia Militar. Nogueira lembrou que a maior dificuldade é conseguir o flagrante. “Quando há testemunhas, pedimos que registrem um Boletim de Ocorrência para apurarmos o caso e realizarmos uma possível autuação.”

Para a vereadora, o principal é coibir a prática. “Não queremos que as pessoas sejam multadas. Já conversei com instituições religiosas e responsáveis por diversas empresas que costumavam realizar a soltura desses tipos de fogos. Nossa intenção é acabar com a poluição sonora que tanto prejudica, principalmente, animais, crianças e autistas.”

Juliana aproveitou para relatar as reclamações que tem recebido referentes aos veículos com som alto e com escapamentos adulterados na cidade, e pediu apoio da Polícia Militar.

Texto e foto: Imprensa da Câmara

Veja outros artigos

Programa de Amparo à Cultura está prestes a sair do papel
Vereadores Juliana Damus e Roger Mendes cobraram efetivação da lei Uma lei de 2003, aprovada pela...
Alertados pela direção da ADPM, Juliana e Secretário do Meio Ambiente visitam área que vem sendo desmatada por moradores
Por Hamilton G. P. Mendes O risco de degradação de uma grande área de mata virgem situada nos fundos da sede da...
Após sanção de lei, Juliana Damus busca regulamentação para proteger acervo paleontológico
A notícia que Araraquara possui uma lei que visa preservar suas “calçadas jurássicas” ganhou repercussão nacional na...
Comissão começa a definir protocolo para atendimento a animais
Por Luis Fernando Laranjeira A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais reuniu-se na Biblioteca “Mário de Andrade”,...
Juliana Damus viabiliza parceria entre Ceproara e Secretaria da Educação
Por: José Ângelo Santilli A vereadora Juliana Damus (PP) viabilizou nessa quarta-feira, dia 18, parceria...
Colocação de placas “Como estou dirigindo?” em transporte público
Sempre preocupada em beneficiar a população Araraquarense, a vereadora solicitou através de...
CEI do Daae: superintendente encerra fase de depoimentos
Por Cláudio Dias A Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Daae, criada pela Câmara Municipal de Araraquara, para...
Requerimento busca informação sobre responsabilidades referentes as casas no Jd. São Rafael
As condições atualmente vivenciadas pelos moradores do Jardim São Rafael preocupam a vereadora...
Juliana Damus faz indicação para remuneração aos Policiais Militares
Por Maria Luiza Rosato A vereadora Juliana Andrião Damus (PP), encaminhou indicação ao prefeito...
Prefeitura tenta nova contratação de serviço de Cãoterapia
Vereadora Juliana Damus apresentou emendas ao orçamento municipal para viabilizar contratação A Prefeitura de...

Pin It on Pinterest