Por Laís Françoso
Considerando ser um dever do Estado a proteção dos animais e o combate aos maus tratos, a vereadora Juliana Andrião Damus (PP) enviou requerimento ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), solicitando a instalação de uma delegacia especializada nos crimes cometidos contra animais em Araraquara ou, ainda, a criação de departamento específico em uma das delegacias da cidade.
Segundo a parlamentar, tal medida já é adotada em diversos municípios como Campinas, Sorocaba, Jundiaí e Ribeirão Preto, contribuindo, assim, para o fortalecimento das punições aos agressores que não só cometem crimes contra a fauna como também incentivam o tráfico de animais silvestres e a atuam como falsos veterinários.
Juliana dá exemplos de formas de se punir os agressores citando a Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, o que também pode vir a ocorrer no caso dos animais: “Com relação ao meio ambiente, existem sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas à flora brasileira”, conta.
Para que seu pedido de instalação de setor especializado em crimes contra animais seja atendido pelo governador, a vereadora convida profissionais da área policial como o Dr. Valmir Granucci, delegado-chefe do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo – Interior – DEINTER 3, e o Dr. Fernando Luiz Giaretta, delegado seccional de Polícia de Araraquara, a fim de somar esforços para a concretização do projeto. “Com a competência e união de todos, tenho certeza de que dentro de pouco tempo, cidade e região estarão solucionando problemas referentes a maus tratos e crimes contra animais”, ressalta Juliana.