Início | Meio Ambiente | Outras Ações | COMDEMA discute implantação da implantação da Taxa de Preservação e Controle do Meio Ambiental

COMDEMA discute implantação da implantação da Taxa de Preservação e Controle do Meio Ambiental

07/03/2007 | Outras Ações, Participações

Por Adriana Silva

COMDEMA discute implantação da Taxa Ambiental

A vereadora Juliana Damus (PV) participou na última semana da primeira reunião do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiental) para discussão da implantação da Taxa de Preservação e Controle do Meio Ambiental. Juliana representa a Câmara Municipal no Conselho, que no total conta com a representação de 16 instituições.

A discussão no COMDEMA vai até meados de maio, quando o grupo entregará um parecer à Prefeitura sobre o assunto. Até lá, Juliana e os demais membros vão receber sugestões para a regulamentação da lei. Nessa primeira reunião, os membros do conselho contaram com a participação do superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto), Wellington Cyro de Almeida Leite.

Para a vereadora Juliana, o início da discussão no COMDEMA é um importante passo no sentido de garantir o êxito da lei. “Não basta criar uma taxa, a população precisa compreender e entender sua intenção, principalmente quando o que está em questão é a preservação do meio ambiente”, reforça a vereadora.

O presidente do COMDEMA, professor doutor Denilson Teixeira, explica que a discussão no Conselho passa por dois momentos importantes. O primeiro são as questões técnicas e o segundo as conceituais.

Teixeira esclarece que a lei que cria a taxa ambiental é muito complexa e isso exige uma discussão minuciosa sobre diversos pontos. “Começamos a colher informações sobre como será feito o cálculo dos custos, como uma pessoa vai informar qual a quantidade de lixo que produz em sua casa. Todas essas questões são técnicas e precisam ser traduzidas para a população”, enfatiza.

O segundo momento, o das questões conceituais, é, na avaliação do presidente do COMDEMA, um ponto crucial para que as pessoas compreendam e apóiem a lei. Trata-se de um trabalho de educação ambiental, pois é por meio dele que as pessoas vão compreender os motivos e a importância da taxa. Nesta fase, entra também o trabalho de conscientização sobre a coleta seletiva de lixo.

Para Teixeira, trabalhar bem essa informação é fundamental, principalmente porque as questões ambientais tomaram outra dimensão após o relatório do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas, da ONU (Organização das Nações Unidas), que aponta aumento do aquecimento global.

“Essa fase é muito importante porque vamos contribuir para o processo de mudança de conceitos e hábitos da população e a lei tem essa função também”, conclui.

Veja outros artigos

Juliana Damus pede adesão da Câmara e Prefeitura na ‘Hora do Planeta’
Por: Claudio Dias Sessenta minutos que representam o futuro sustentável da Terra. Com essa ideia,...
Vereadores participam do 1º Encontro da Uvesp
Com o objetivo de promover a integração e a capacitação dos agentes públicos, principalmente do Legislativo, a União...
Corpo de Bombeiros de Araraquara recebe veículos para melhor atender a população
Por Maria Luiza Rosato O Corpo de Bombeiros de Araraquara recebeu dois veículos novos para atender a toda a população,...
Plantio de árvores na Represa da Chácara Flora
Numa atitude que visa minorar o estado em que se encontra a região, a vereadora Damus, em conjunto com as...
Juliana participa de plantio de frutíferas no Bela Vista
Por Gabriela Pontieri A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) participou na terça-feira, 06, do plantio de árvores...
Cãocurso realizado pela AAPA
Juliana prestigiou o Cãocurso que aconteceu no Parque Infantil. O evento é uma realização da Associação Araraquarense...
Juliana Damus participa de audiência pública de prestação de contas da PM
texto: Luiz Zakaib Durante audiência pública de prestação de contas das atividades do 13º Batalhão de Policia Militar...
Plantio de mudas frutíferas e nativas às margens do Córrego Caixa D’Água
Com a presença de alunos e monitores educacionais da 7ª série do Sesi e integrantes da...
Juliana Damus acompanha Grupo Chá de Lenço Único em campanha na HP
Por Claudio Dias Era outubro de 2014. Um ano antes, os exames não detectaram nada, mas Dorothéa Adriana Lavoura...
Participação no evento “Caminhando Sobre as Águas”
A ONG Amanari promoveu o evento "Caminhando Sobre as Águas", no córrego do Marivan, que contou com a presença de...

Pin It on Pinterest