Início | Cuidados com a Cidade | Moradores da Chácara Flora pedem atenção do Daae para problemas ambientais na região

Moradores da Chácara Flora pedem atenção do Daae para problemas ambientais na região

24/07/2017 | Cuidados com a Cidade, Outras Ações

Paula Cardoso
Representantes da Associação dos Moradores da Chácara Flora (AMAR – Flora) reuniram-se na tarde de sexta feira (21) com a diretoria do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) e a vereadora Juliana Damus (PP). A reunião ocorreu depois que a parlamentar pediu atenção da autarquia para o problema ambiental apontado por moradores da região da Chácara Flora.

De acordo com a advogada da AMAR, Roberta Jardim, as questões ambientais, causadas, especialmente, por descartes irregulares de lixo próximo às represas, que fazem parte da Bacia do Ribeirão das Cruzes, estão deixando os moradores preocupados. “Além do problema do descarte clandestino e constante de lixo domiciliar, entulhos, móveis, gessos, restos de poda de árvores, de animais, entre outros, há também o problema do esgoto que escorre para as represas, bem como o assoreamento”, disse.

O superintendente do Daae, Wellington Cyro de Almeida Leite, explicou que a autarquia iniciou um trabalho de limpeza na cidade, recolhendo lixos em bairros, como o Jardim Cruzeiro do Sul e o Hortênsias. A região da Chácara Flora já está no cronograma e, em breve receberá a manutenção. Segundo ele, o problema do esgoto será resolvido com a construção de galerias pluviais, quando a Prefeitura começar a asfaltar. Porém, isso só deve ocorrer no ano que vem, quando forem cumpridas as obras eleitas neste ano, pelos moradores, no orçamento participativo.

“Vamos marcar outra reunião com um grupo de pessoas, incluindo técnicos, para nos ajudar a montar um projeto sócio ambiental e trabalhar essas questões com a população, que é quem acumula lixos e faz os descartes irregulares. Eles precisam entender que tem que ser feita a separação do lixo e existirem locais apropriados para o descarte; o meio ambiente agradece”, enfatizou.

Para a vereadora Juliana Damus a reunião foi bastante produtiva. “A discussão de hoje foi importante, pois, além dos moradores terem um norte sobre as ações para melhorar a sua região, também tiveram a confirmação da boa intenção do Daae, que é trabalhar um projeto de educação sócio ambiental, onde os próprios moradores terão a oportunidade de ajudar com sugestão”, reforçou.

O diretor de Gestão Ambiental, Helton Galvão, também explicou que o problema maior é o descarte de lixo e entulhos nas áreas de preservação, especialmente naquela região. Inclusive, essa é uma outra demanda da associação, que solicitou placas informando que o local é área ambiental e que é proibido jogar lixo.

Tanto Cyro, quanto Helton, pediram para os representantes da Associação conversarem com os moradores. A ideia é que eles sejam os fiscalizadores e ajudem a instituição a punir os ‘porcalhões’ que jogarem lixo nos terrenos baldios e próximo às represas. “Inclusive, se tiverem fotos com placas de carreteiros fazendo o descarte irregular, nos passem, pois enviaremos ao Ministério Público para que multe essas pessoas”, solicitou o superintendente do Daae.

Ele explicou que o MP está acompanhando todas as ações do Daae e vai ficar em cima dessa questão do descarte irregular do lixo, que é uma prática constante de carreteiros, carroceiros e até de moradores.

 

Veja outros artigos

Reunião com Executivo para discutir o IPTU Ecológico
Juliana Damus está em discussão com representantes do poder Executivo para a implementação...
Melhorias na zeladoria da cidade são reivindicadas por munícipes
A vereadora Juliana Damus visitou três bairros da cidade Durante a tarde da terça-feira (17), a vereadora Juliana...
Juliana pede atenção a duas áreas institucionais do município
Por Renê Gardim O plenário da Câmara aprovou na última sessão duas...
Participação no evento “Caminhando Sobre as Águas”
A ONG Amanari promoveu o evento "Caminhando Sobre as Águas", no córrego do Marivan, que contou com a presença de...
Juliana Damus se reúne com PM e apresenta demandas
Paula Cardoso A vereadora pediu apoio para a realização da “blitz do cerol” nos bairros e a fiscalização de som alto...
Melhorias em bairros são solicitadas
As indicações são da vereadora Juliana Damus Na tarde da quarta-feira (5), a vereadora Juliana Damus (Progressistas)...
Diminuição da distância ente os parquímetros
A vereadora Juliana Damus solicitou, por meio de indicação e emenda a LDO, a diminuição da...
Restauração Florestal na Flora, é tema de atuação da vereadora Juliana Damus
Por José Conde Sobrinho Aguardando manifestação da administração municipal sobre...
Juliana discute com moradores problemas do Recanto dos Nobres
Por Gabriela Pontieri A vereadora Juliana Damus (PP) intermediou na manhã da quinta-feira (15), reunião entre os...
Moradores reivindicam melhorias no Quitandinha II
As vereadoras Juliana Damus e Thainara Faria foram até o local verificar as demandas Na tarde da quarta-feira (30), as...

Pin It on Pinterest