Por Chico de Assi
Nesta terça-feira, 21, o Dia da Árvore foi comemorado pela Prefeitura com as inaugurações da Trilha Pedagógica e do Viveiro Pedagógico “Chico Mendes” na área interna do CEAMA – Centro de Educação Ambiental do Município de Araraquara. O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Ronaldo Napeloso (DEM), os vereadores Elias Chediek (PMDB) e Juliana Damus (PP), o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), o vice-prefeito, Valter Merlos, entre outros. Crianças da Escola Estadual Florestano Libutti participaram do evento fazendo o plantio de mudas de árvores.
Os alunos da Escola Estadual Florestano Libutti plantaram as mudas que formam a trilha. Segundo Simoni Cristina de Oliveira, gerente de programas de políticas ambientais a trilha é feita em um formato simples e fará parte das oficinas, onde será mostrado aos alunos todos os biomas e espécies existentes como, por exemplo, o cerrado e a mata atlântica. “Esse estudo e incentivo, é para fazer com que as pessoas contribuam mais com o meio ambiente, proporcionando assim a mudança de hábito entre as pessoas”, afirmou.
Já o secretário de meio ambiente, Genê Catanozzi, ressaltou que esse trabalho será de grande efeito para crianças e adultos, porque as palestras serão realizadas dentro da trilha, continuando com o plantio, fortalecendo o meio ambiente. “A intenção do projeto é transformar o CEAMA em um bosque, conseguindo assim realizar nossos trabalhos com melhor estrutura e força de vontade”, comentou.
O prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) lembrou que já foram plantadas 71 mil árvores em 1 ano e oito meses e que o a consciência ambiental das pessoas da cidade de Araraquara tem mudado muito com relação ao assunto. “Araraquara possui 64 metros quadrados de área verde por habitante, um índice considerado ótimo para a cidade. No ano passado Araraquara também recebeu o Selo Verde Azul com a nota 88.12 e nesse ano pretendemos que a cidade ganhe novamente o selo”, afirmou.
Nas 100 mudas plantadas no CEAMA se encontram as seguintes espécies Uvaia, Jabuticabeira, Oitis, Jatobá, Jequitibá, entre outros. Já o Parque Ecológico do Pinheiro da cidade ganhará em sua parte dianteira a plantação de 46 mil mudas.