Início | Meio Ambiente | Outras Ações | Juliana Damus pede participação de Câmara e Prefeitura na “Hora do Planeta 2011”

Juliana Damus pede participação de Câmara e Prefeitura na “Hora do Planeta 2011”

18/03/2011 | Outras Ações

Por Laís Françoso

No próximo dia 26 de março, entre às 20h30 e 21h30, será realizada mais uma edição do evento “Hora do Planeta”, ato simbólico promovido no mundo todo pela rede WWF no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global. O objetivo é fazer com que as luzes sejam apagadas durante sessenta minutos como forma de combate ao aumento das mudanças climáticas. Para que Araraquara esteja inserida nessa mobilização, a vereadora Juliana Andrião Damus (PP) encaminhou pedido à Prefeitura do município e também para a própria Câmara Municipal, devendo, estes, manifestarem suas adesões através de um cadastro no site www.horadoplaneta.org.br.

Aos poucos, o número de cidades que decidem confirmar a participação na “Hora do Planeta” começa a crescer. Até o momento, 14 cidades, sendo cinco capitais de estado, já assinaram o Termo de Adesão, que ratifica formalmente a intenção das prefeituras de se juntarem ao movimento global e, a exemplo de milhares de cidades em todo o mundo, apagarem a iluminação de monumentos, praças, prédios e casas.

As capitais que estarão juntas no evento deste ano são Natal (RN), Aracaju (SE), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) que, este ano, foi a primeira cidade a confirmar presença. As outras nove que também já estão oficialmente no evento são Barueri (SP), Baturité (CE), Caçador (SC), Divinolândia (SP), Jumirim (SP), Osasco (SP), Pedreiras (MA), Poços de Caldas (MG) e Ribeirão Pires (SP).

“Com esse gesto simples, Araraquara manifestará sua preocupação com o aquecimento global e a importância de conservar os nossos ecossistemas agindo com ações positivas que visam a proteção do meio-ambiente”, discorreu a vereadora Juliana que lembrou, ainda, que “essa será uma maneira de unir os poderes Executivo e Legislativo da cidade em prol de uma causa mundialmente relevante”.

QUEM É E O QUE FAZ A WWF?

A WWF é a sigla de uma organização de conservação global que tem, hoje, cerca de 5 milhões de apoiadores em todo o mundo, desde indivíduos a empresas e fundações. Essas contribuições representam aproximadamente 70% do rendimento anual da “World Wildlife Fund” (WWF).

O objetivo da organização é desenvolver atividades em estreita colaboração com seus parceiros, procurando com eles desenvolver projetos de conservação da floresta, combate às alterações climáticas e ao desperdício de água.

HISTÓRICO DA “HORA DO PLANETA”

A “Hora do Planeta” começou por ser um gesto simbólico único de uma só cidade – Sidney (Austrália), em 2007. Esta campanha ecológica pretendia ser uma chamada de atenção para as consequências das alterações climáticas e pretendia conscientizar, desde cidadãos comuns até empresas, para a necessidade de ajudar o Planeta na sua regeneração, conservação e preservação.

O apagão de sessenta minutos em 2007 conheceu, nos anos seguintes à primeira realização, uma adesão exponencial em todo o mundo e hoje é uma das maiores e mais famosas plataformas voluntárias de luta contra as alterações climáticas que o mundo testemunha.

Em 2010, a “Hora do Planeta” bateu recordes, tanto no mundo quanto no Brasil. Globalmente, 105 nações, 4.211 cidades e 56 capitais nacionais se uniram à causa. Mais de três mil empresas brasileiras, 579 organizações, três governos e 98 prefeituras participaram do movimento simbólico de alerta contra o aquecimento global e em favor da conservação de ecossistemas terrestres e aquáticos.

Veja outros artigos

Plantio de árvores na Represa da Chácara Flora
Numa atitude que visa minorar o estado em que se encontra a região, a vereadora Damus, em conjunto com as...
Juliana Damus busca viabilização do Projeto Praça Solidária
Por Luis Fernando Laranjeira A vereadora Juliana Damus (PP) reuniu-se com representantes da Prefeitura e entidades de...
Inclusão de bairros de Araraquara no programa de Eficiência Energética
A vereadora Juliana Damus (PP) está solicitou à CPFL, por meio de ofício, a inclusão de...
Programa “Verde que Alimenta” leva mudas de árvores para escola do Jardim Paraíso
Por Gabriela Pontieri/ Adriana Silva A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) participou na manhã desta quinta-feira,...
Juliana Damus discute detalhes para implantação do “Boa Praça”
Por: Paula Cardoso O projeto “Boa Praça”, um programa sócio-ambiental implantado pela Prefeitura de Matão em setembro...
Juliana Damus destaca adesão da Câmara e Prefeitura à Hora do Planeta 2012
Por Luis Fernando Laranjeira Vereadora lembra que em 2011 mais de 1 bilhão de pessoas apagaram as luzes em todo o...
Vereadora solicita programa de recuperação de praças em Araraquara
Por Maria Luiza Rosato A preocupação com as ações de vandalismos e a situação de conservação das praças públicas de...
Intervenções do Poder Público no Córrego Caixa D
A nascente do Córrego Caixa D' água está localizada no Parque Ecológico Pinheirinho,...
Juliana quer análise de água da represa do Pinheirinho
Por Renê Gardim   Depois de receber diversas reclamações e ter, desde 2007, solicitado...
COMDEMA discute implantação da implantação da Taxa de Preservação e Controle do Meio Ambiental
Por Adriana Silva COMDEMA discute implantação da Taxa Ambiental A vereadora Juliana Damus (PV) participou na última...

Pin It on Pinterest