Início | Meio Ambiente | Outras Ações | Restauração Florestal na Flora, é tema de atuação da vereadora Juliana Damus

Restauração Florestal na Flora, é tema de atuação da vereadora Juliana Damus

11/08/2008 | Outras Ações

Por José Conde Sobrinho

Aguardando manifestação da administração municipal sobre questionamentos promovidos em 2006 e que dizem respeito à recomposição da vegetação da área da Chácara Flora, a vereadora Juliana Damus (PP) retorna ao assunto ao considerar a existência do Projeto de Restauração Florestal no local, elaborado em 2004 pela empresa Bio Flora Comercial e devidamente aprovado pelo Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais (DEPRN).

Segundo informa a vereadora, esse projeto deu-se em função de decisão judicial, que obrigou a empresa Gás Brasiliano a promover o plantio de 11 mil espécies de árvores nativas, motivado pelo desmatamento praticado na época em função da implantação do gasoduto. Notícias veiculadas pela imprensa em 2004 assinalaram para um investimento de R$ 25 mil a ser praticado pela empresa para o reflorestamento de 36 hectares de mata ciliar próximo à represa existente no local.

Na época, o Coordenador Municipal do Meio Ambiente, afirmou terem sido plantadas apenas 8 mil mudas das 11 mil previstas, em local abandonado, com a presença de baquearias, alguns indivíduos regenerantes ao lado de uma pista de motocross. “O Projeto de Restauração Florestal na Chácara Flora – lembra Juliana Damus – tem em sua descrição, atividades de recomposição, proteção da área, alargamento de aceiros para evitar incêndios, construção de cercas para evitar presenças de animais soltos e a conseqüente regeneração natural eliminando descargas de águas pluviais e processos erosivos”, completa.

Reitera a vereadora, segundo estabelecido pela Lei Orgânica do Município, ser dever da administração através de departamento municipal específico, preservar a vegetação natural, a fauna, flora, os mananciais, com o combate da poluição em qualquer das suas formas. Através de documento, Juliana Damus solicita ser informada se o projeto de restauração foi implantado na sua totalidade, e, em caso de resposta positiva, quais as medidas assumidas pelo Poder Público para a correta manutenção da área restaurada.

Outra ação de Juliana foi a reunião realizada com o comando da polícia militar atendendo a solicitação de alguns moradores do bairro. Um dos pontos ressaltados e que dificulta a comunicação com a polícia militar em momentos de insegurança, é a pequena quantidade existente de orelhões pelo bairro. Neste sentido, a vereadora Juliana Damus promove indicação à administração municipal, solicitando a ampliação do número de telefones públicos (orelhões) em toda área do loteamento.

Veja outros artigos

Juliana pede melhorias para o Parque Gramado
A vereadora Juliana Damus (PP) foi procurada por diversos moradores do Parque Gramado II que apontaram, entre outros...
Posse no Conselho Municipal do Meio Ambiente
Juliana Damus toma posse como membro no COMDEMA - Conselho Municipal de Meio Ambiente, o representando a Câmara...
Juliana Damus pede fiscalização para carros com som alto de propagandas
Por Paula Cardoso Após inúmeras reclamações ligadas a propagandas feitas com o uso de carros circulando com o som...
Reunião para discutir a implantação do IPTU Ecológico
A vereadora Juliana Damus participou no dia 16/05/07, de uma reunião na Prefeitura, para discutir a...
Divulgação do telefone para denuncias sobre fumaça de veículos a diesel
A vereadora Juliana Damus preocupada com o Meio Ambiente e com o incômodo que a fumaça de veículos...
COMDEMA discute implantação da implantação da Taxa de Preservação e Controle do Meio Ambiental
Por Adriana Silva COMDEMA discute implantação da Taxa Ambiental A vereadora Juliana Damus (PV) participou na última...
Juliana Damus pede participação de Câmara e Prefeitura na “Hora do Planeta 2011”
Por Laís Françoso No próximo dia 26 de março, entre às 20h30 e 21h30, será...
Vereadora discute reaproveitamento de caça-níqueis apreendidas e reciclagem de materiais através da coleta de óleo
Por Maria Luzia Rosato A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) reuniu-se na manhã de segunda-feira, dia...
Juliana quer relatórios sobre poda de árvore
Por Adriana Silva A vereadora Juliana Damus (PP) está solicitando à Prefeitura, por meio de...
Colocação de torneiras que fecham automaticamente e sensores que controlam o acendimento das lâmpadas
A vereadora Juliana Damus apresentou emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias solicitando que a Prefeitura Municipal...

Pin It on Pinterest