Início | Participações | Juliana Damus: Congresso de Esperanto reúne 40 cidades e sete Estados

Juliana Damus: Congresso de Esperanto reúne 40 cidades e sete Estados

20/10/2014 | Participações

Texto: Cláudio Dias

Representantes de 40 cidades e sete Estados da Federação se reuniram neste final de semana para discutir, trocar experiências e praticar o Esperanto. A língua internacional criada no século 19 pelo médico polonês Lázaro Luís Zamenhof com o objetivo de ser a segunda língua de todos os povos foi o tema no 8° Congresso Paulista de Esperanto, no SESC Araraquara.

“Esse foi um momento especial por estarmos defendendo a democracia linguística e ideias de paz e fraternidade, que em grande parte podem ser alcançadas por meio de uma língua neutra como o Esperanto”, diz a vereadora Juliana Damus (PP), que representou a Câmara Municipal no evento durante todo o final de semana ao lado do presidente da Liga Brasileira de Esperanto, Evandro Avellar.

O delegado da Associação Universal de Esperanto para Araraquara e presidente do Comitê de Organização do 8° Congresso Paulista de Esperanto, Alex Cesário, lembrou-se que Araraquara já recebeu anteriormente uma edição do Congresso Paulista de Esperanto no ano de 2001 e falou ainda da importância da língua para a sociedade buscando sempre mais cultura e conhecimento.

O presidente da Associação Universal de Esperanto para o Brasil, José Roberto Tenório, brincou com o forte calor no fim de semana em Araraquara dizendo que além do sol, na cidade brilham também novas ideias. “Para alguns pode ser ridículo [falar e estimular o Esperanto], mas pensamos lá na frente.”

Já o presidente da Organização da Juventude Esperantista Brasileira, Fernando Maia Junior, não entende o porquê de questionamentos sobre a importância de praticar a língua. “Ela é um conceito e traz ideias de paz”, diz Maia Junior que ainda pediu apoio ao Esperanto.

Na mesma linha, o delegado chefe da Associação Universal de Esperanto para o Brasil, Emílio Vaz Cid, acredita ser importante a ajuda na divulgação e conscientização da língua para se desenvolver no País.

Citando o Esperanto como sinônimo de fraternidade e paz, o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) lembrou-se da juventude quando teve conhecimento da língua e brincou que os debates políticos poderiam ser feitos em Esperanto. Ainda acompanhou o Congresso, Alcindo Sabino, representando o deputado estadual Edinho Silva (PT).

Veja outros artigos

Corrida e Caminhada da Mulher reúnem mais de 300 participantes
“O esporte além de ser muito importante para a integração entre a população é sinônimo de saúde”. Assim a vereadora...
Juliana Damus participa de campanha de doação de medula óssea
Por Paula Cardoso e Helo Zanoni A vereadora Juliana Damus (PP) participou da campanha de doação de medula óssea...
Saúde Pública: Juliana Damus participa de mesa redonda na UNESP
Por Patrícia Menezes O encontro, realizado para alunos do curso de farmácia bioquímica da UNESP (Universidade Estadual...
Comemoração do Dia Municipal do Bombeiro
Presente na comemoração do Dia Municipal do Bombeiro, Juliana participou de entrega de medalhas aos militares que se...
Comissão começa a definir protocolo para atendimento a animais
Por Luis Fernando Laranjeira A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais reuniu-se na Biblioteca “Mário de Andrade”,...
Juliana representa Câmara em Salão de Fotografia
Por Luis Fernando Laranjeira A vereadora Juliana Damus (PP) representou o Legislativo na abertura oficial do 4º Salão...
Vereadora faz parte da Ação Mulher Progressista
Vereadora eleita pelo Partido Progressista (PP) na cidade, Juliana Damus faz parte da Ação Mulher Progressista - AMP,...
Juliana Damus acompanha eventos do 37º aniversário do Batalhão da Polícia Rodoviária
texto: Cláudio Dias   Um simpósio seguido da inauguração da galeria de eternos comandantes do 3º Batalhão da...
Backup Araraquara apresenta documentário em encerramento do projeto
Vereadores participaram do evento que reuniu colaboradores do projeto de registro da memória da cidade A história de...
Cerimônia no 13º BPMI marca assinatura de convênio para construção da sede da 1ª Cia da PM na cidade
Por Hamilton G. P. Mendes Aconteceu na manhã dessa sexta-feira (19), na sede do 13º Batalhão da Polícia militar de...

Pin It on Pinterest