Início | Projetos de Lei | Obriga a realização de avaliação oftalmológica na rede municipal de ensino, a partir da pré-escola

Obriga a realização de avaliação oftalmológica na rede municipal de ensino, a partir da pré-escola

24/06/2002 | Projetos de Lei

 PROJETO DE LEI Nº 137/02.

Dispõe sobre a obrigatoriedade de Avaliação Oftalmológica (Exame de Vista) na Rede Municipal de Ensino, a partir da Pré-Escola e dá outras providências.

    Artigo 1º- Ficam todas as escolas do Município de Araraquara obrigadas a realizar anualmente, no inicio das aulas, Avaliação Oftalmológica (Exame de Vista), em todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, a partir da Pré – Escola.
   
    Artigo 2º- Para a execução dos exames caberá a Prefeitura Municipal de Araraquara, através da Secretaria da Saúde, disponibilizar ambulatórios de oftalmologia adequados, nos Postos de Saúde Municipal, para atender os alunos da Rede Municipal de Ensino para a prática do exame, com a função de detectar a deficiência visual no período escolar.

    Artigo 3º- Os exames deverão ser agendados pela direção de cada escola, juntamente a Secretaria da Saúde, que deverá disponibilizar o Posto de Saúde mais próximo da Escola a ser atendida, que realizará o exame de vista, mediante programação das turmas.

    Artigo 4º- Caberá a Secretaria da Saúde disponibilizar aos pais dos escolares um comprovante de realização do exame, que deverá ser anexo a documentação escolar do estudante.

    Artigo 5º- Nos casos específicos, de doenças oftalmológicas, consideradas graves, a Secretaria da Saúde deverá disponibilizar o tratamento imediato à criança e acompanhamento, inclusive a cobertura nos casos de cirurgias.

    Artigo 6º- Alunos diagnosticados com problemas visuais classificados de origem simples, deverão receber acompanhamento e apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social para a confecção de óculos.

    Artigo 7º- Os recursos necessários para atender as despesas com a execução desta lei, serão obtidos mediante parceria com empresas de iniciativa privada ou governamental.

    Artigo 8º- Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Justificativa

    Oitenta e Cinco por cento (85%) do nosso relacionamento com o ambiente em que vivemos é feito através da visão. Ao nascer, a criança enxerga pouco. Sua visão vai se desenvolvendo a cada dia, até que aos 5 anos de idade, ela atinge uma visão completa, como a do adulto.

    Estudos na área de oftalmologia comprovam que aproximadamente 20% dos alunos apresentam perturbações oftalmológicas. Entre essas perturbações estão os erros de refração (hipermetropia, miopia, astigmatismo), conjuntivite, estrabismo, seqüela de acidente ocular e outras. A estimativa indica que cerca de 10% dos alunos necessitam de óculos. Os defeitos da visão (erros de refração) não corrigidos, contribuem para diminuir o aproveitamento escolar e dificultar a socialização. Os  erros de refração, levando a visão fraca, são também responsáveis por alterações nos estados emocionais e psicológicos nas crianças, como por exemplo, o repúdio ao esporte (no caso da miopia) e aversão à leitura (no caso da hipermetropia, astigmatismo).

    Mais de 90% dos problemas oftalmológicos dos alunos podem ser evitados ou minorados com educação em saúde, assistência curativa, e detecção do problema com a realização do exame de vista no início da fase escolar.

    Em atenção ao problema é preciso estar informado sobre os principais diagnósticos oftalmológicos que atingem a vida do aluno:
    – Erros de refração
    – Hipermetropia
    – Miopia
    – Astigmatismo
    – Estrabismo
    – Conjuntivite
    – Acidentes oculares
    – Malformações congênitas
    – Outros

    Os problemas mencionados têm ligação direta com o rendimento escolar do estudante. Para amenizar ocorrido, este projeto sugere a realização da Avaliação Oftalmológica (Exame de Vista) no início das aulas, com o objetivo de detectar e tratar as deficiências visuais na infância, e medidas corretivas nos casos positivos, tais como:
    – Uso do óculos
    – Tratamento

    Acompanhamento do tratamento para o melhor desempenho do estudante portador de deficiência visual. O agendamento das consultas deverá ser feito em conjunto com as escolas, Secretaria de Saúde e Postos do Município.

    O médico oftalmologista deverá providenciar orientação aos pais ou responsáveis, esclarecendo sobre problemas próprios da adaptação ao uso de óculos e outros assuntos, e fornecer um comprovante do exame, que deverá ser anexado a documentação escolar do estudante.

Veja outros artigos

Destinação preferencial dos apartamentos localizados nos andares térreos para os deficientes físicos
PROJETO DE LEI Nº 077/04. Dispõe sobre a destinação preferencial dos apartamentos...
Obriga a instalação de painéis opacos junto aos guichês de caixa das agências dos bancos
 SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 015/10. Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação...
Reserva vagas para idosos nos estacionamentos de utilização pública
PROJETO DE LEI Nº 045/04. Dispõe sobre a reserva de vagas para idosos, nos estacionamentos de...
Estender o repouso remunerado das servidoras públicas que sofrerem aborto não criminoso
PROJETO DE LEI Nº 147/2018 Autoria da Prefeitura por indicação da vereadora Juliana Damus Estende o repouso remunerado...
Institui o Programa “Verde que Alimenta”
PROJETO DE LEI Nº 120/02. Institui o Programa "Verde que Alimenta"e dá outras...
Procedimentos de desativação de poços em geral que explorem recursos hídricos em imóveis
PROJETO DE LEI  COMPLEMENTAR  Nº 013/06. Dispõe sobre procedimentos de desativação...
Facultar aos shoppings centers permitir a permanência de animais domésticos nas suas áreas comuns
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 6/19 Altera a Lei Complementar nº 18, de 22 de dezembro de 1997 (Código de Posturas),...
Proibir, no Município de Araraquara, a perturbação do sossego público por meio de fogos de artifício ruidosos que excedam os níveis de som permitidos.
PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 22/18 Altera a Lei Complementar nº 18, de 22 de dezembro de 1997 (Código de Posturas),...
Alterações para isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo do Município de Araraquara
PROJETO DE LEI Nº 259/17 Altera a Lei nº 8.008, de 15 de agosto de 2013. Art. 1º O § 1º do Art. 1º da Lei nº 8.008, de...

Pin It on Pinterest