Início | Segurança | Ações | Convênio entre Prefeitura e PM vai aumentar policiais nas ruas

Convênio entre Prefeitura e PM vai aumentar policiais nas ruas

14/03/2012 | Ações

Por Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal
 
O prefeito Marcelo Barbieri e o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Alvaro Batista Camilo, estiveram reunidos nessa quarta-feira (14), em São Paulo, para definir a implantação em Araraquara do Programa Atividade Delegada, que consiste na contratação de policiais durante o horário de folga para prestar serviço ao município.
 
De acordo com o prefeito, a iniciativa tem um forte apoio da Câmara Municipal. Ele destacou que foi procurado pela vereadora Juliana Damus para a elaboração de um projeto que trouxesse melhoria para o pró-labore da polícia e para a segurança da cidade.
 
De acordo com o prefeito, o objetivo é ampliar a segurança da população, com o convênio que prevê o repasse de verba do município para a PM a fim de aumentar o número de policiais nas ruas de Araraquara. 

Segundo Marcelo, os termos do convênio devem ser definidos esta semana para que o Executivo encaminhe projeto de lei para apreciação da Câmara Municipal, durante a próxima sessão ordinária, na terça-feira.
 
“Queremos aumentar a segurança da sociedade, colocando mais policiais nas ruas da cidade”, declarou o prefeito. “Esperamos poder firmar o convênio até o mês de maio durante visita do governador Geraldo Alckmin à cidade”, completou.
 
O tenente coronel José Roberto Malaspina, comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior, explica que por meio desse Programa a Prefeitura delega ao Estado atividades que são de responsabilidade do município. Os serviços são executados por policiais durante os horários de folga, o que acaba se traduzindo em um maior número de efetivo nas ruas.
 
“O prefeito Marcelo Barbieri nos surpreendeu com essa iniciativa de buscar o convênio que vai ter reflexo direto na segurança do município. É uma visão inovadora de extrema importância para o trabalho da PM”, afirmou Malaspina.
 
Grande parte do efetivo da PM acaba utilizando as horas de folga para fazer “bicos”. Com esse programa, o policial pode complementar a renda, trabalhando fardado e armado, mas continua tendo o tempo necessário para seu descanso.
 
Sobre a Atividade
 
Implantada inicialmente na capital paulista, a Atividade Delegada é um convênio entre o Estado e o município no combate à criminalidade. Policiais Militares em folga trabalham no policiamento ostensivo e preventivo em áreas pré-determinadas pelas poder municipal.
 
A participação na Atividade Delegada é voluntária e os PMs só podem trabalhar até 96h por mês nessa função. Para os policiais, a atividade é uma oportunidade para complementar a renda, uma vez que são remunerados pelas prefeituras pelo serviço.
 
Os policiais que participam da Atividade Delegada cumprem escalas feitas pela PM, usam farda, viaturas, arma e colete de proteção da corporação e estão completamente protegidos diante de qualquer situação de risco, inclusive com seguro e assistência médica.
 
Para a população, o benefício está na redução da criminalidade. Em algumas regiões da capital paulista, por exemplo, onde já existe o funcionamento da Atividade Delegada, os números de ocorrências criminais foram reduzidos em até 80%.

Veja outros artigos

Criação do Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros
Preocupada com a manutenção e restruturação do Corpo de Bombeiros Juliana solicitou ao...
Lei que proíbe soltura de fogos ruidosos tem apoio da Polícia Militar
Em fevereiro deste ano, foi aprovada a proibição da soltura de fogos de artifício ruidosos que excedam os limites de...
Juliana Damus cobra convênio e recursos para implantação da atividade delegada
Texto: Cláudio Dias Com a proposta de unir esforços para garantir mais sensação de segurança, em 2012, foi criada a...
Campanha Contra o Uso de Cerol na Escola Estadual Prof. Geraldo H. A. Sachs
No período de férias escolares, Juliana Damus em parceria com a Guarda Municipal desenvolveu em 13 Escolas Estaduais...
Juliana Damus fala da lei que proíbe uso de capacetes em estabelecimentos comerciais
Por Maria Luiza /Chico de Assis Índices mostram claramente que a prática de roubos e outros crimes em estabelecimentos...
Delegacia de Araraquara tem departamento especializado em crimes cometidos contra animais
Por Maria Luiza Rosato Araraquara ainda não tem uma delegacia especializada para atender crimes cometidos contra...
Polícia Militar inova com cães especiais na busca por desaparecidos, diz Juliana Damus
Por Cláudio Dias Eles ainda são filhotes, brincalhões e encantadores. Poderiam integrar qualquer família, mas um casal...
Melhorias no salário e estrutura da Polícia Militar
Juliana Damus oficia a Secretaria Estadual de Segurança Pública, lideranças políticas da...
Vereadora sugere compra de equipamento para barrar irregularidades
Por José Conde Sobrinho Não são poucas as reclamações promovidas pela...
Juliana questiona declaração do Comandante da Guarda Municipal
Por José Conde Sobrinho O uso indevido do cerol, fato que continua sendo veiculado pela imprensa local com a...

Pin It on Pinterest