Por Kiko Luiz
A vereadora Juliana Damus (PP), representando a Câmara Municipal de Araraquara, participou na manhã de terça-feira, 25, no Centro Internacional de Convenção “Dr. Nelson Barbieri” da solenidade de formatura dos alunos Proerd das Escolas: “Profa. Dra. Ruth Cardozo”, “Antonio Lourenço Correa”, “Prof. Sergio Pedro Speranza”, “Francisco Pedro Monteiro da Silva”, “José Roberto de Padua Camargo”, “Prof. Antonio de Oliveira Bueno Filho”, “Profa. Maria de Lurdes Silva”, “Profa. Jandyra Neri Gatti”, “Eugenio Trovatti”, “Prof. Geraldo Honorato Sachs”, “CAIC Engenheiro Ricardo Caramuru de Castro Monteiro”, “CAIC Rubens Cruz” lideradas pela instrutora Cabo PM Cibele dos Santos, instrutor Soldado PM Abner Ribeiro Mendes e instrutora Gilvaneuza Maria da Conceição.
Presentes a solenidade o Dr. Eli Schiavi, secretário municipal de Segurança Pública, representando o prefeito Marcelo Barbieri, subcomandante do 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior, major PM Nilsen Derwood Mills Junior, capitão PM Paulo Henrique Jurissato, comandante da 3ª Companhia do 13º BPM/I, 1º tenente Ricardo, comandante do Pelotão da PM de Américo Brasiliense, Edson Alves, coordenador da Defesa Civil, diretoras e professoras das instituições de ensino.
O Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência tem sua origem no D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), criado pela professora Ruth Rich, no ano de 1989 em unidade com o Departamento de Polícia de Los Angeles (EUA. Atualmente o Programa é desenvolvido em cinquenta Estados americanos e em oito Paises, dentre eles o Brasil, 2002.
O Proerd é desenvolvido em escolas públicas e particulares abrangendo alunato do 5º ao 8° ano através de policiais treinados e preparados para desenvolver a criatividade, os conhecimentos, com o intuito de educar, ensinar, se divertindo através de jogos, música e dança, uma metodologia especialmente voltada para crianças. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas.
No Proerd é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças receberam na solenidade o certificado Proerd, e prestaram o juramento de manterem-se afastados, bem longe das drogas e da violência.
A vereadora Juliana Damus considerou que a “nossa esperança no combate ao uso de drogas se mantém viva devido à existência do PROERD, graças ao excelente e incansável trabalho realizado pela Polícia Militar”.