Sensibilizada com mães que não produzem leite para recém-nascidos a vereadora Juliana Damus (PP) apresentou indicação solicitando ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) a instalação de um Banco de Leite Materno em Araraquara.
“Conheci muitas mulheres com produção excessiva de leite sem ter lugar na cidade para doar. O que para alguns é apenas leite, para muitas crianças é vida”, afirma. “Sabemos que o leite humano tem 250 fatores de proteção já comprovados, enquanto o leite artificial ou formulado possui zero. Temos a obrigação de incentivarmos a doação de leite materno”.
De acordo com Juliana, o Banco de Leite mais próximo está instalado na Santa Casa de São Carlos. “Infelizmente muitas mães de Araraquara acabam jogando o leite produzido em excesso, pois não encontram ponto de coleta na cidade”. Para a vereadora, “na correria ninguém vai se deslocar para São Carlos apenas para doar o leite humano”.
Juliana ainda lembra que Araraquara já contou com um banco de leite no passado, mas teve suas atividades encerradas. “O prefeito tem trabalhado muito para dar qualidade à saúde da mulher, exemplo disso foi a reabertura da Gota de Leite. Entendo que será sensível à causa”, comenta.
Rede Banco de Leite
A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano foi criada em 1998, por iniciativa conjunta do Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz que tem como missão promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, coletar e distribuir leite humano com qualidade certificada e contribuir para a diminuição da mortalidade infantil.