Início | Diversos | Juliana Damus: casamento comunitário abre inscrições na segunda-feira

Juliana Damus: casamento comunitário abre inscrições na segunda-feira

29/05/2015 | Diversos

casamentoTexto: Claudio Dias

Quem procura oficializar a união e não tinha condições financeiras agora poderá casar. E a data está marcada: 9 de agosto, às 10 horas. Estarão abertas a partir de segunda-feira, as inscrições para o casamento comunitário de Araraquara marcado para o último dia do Festival Social e Cultural das Entidades de Araraquara (Festiara), no Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR). O prazo limite para se inscrever é 7 de julho. A cerimônia é uma parceria do próprio Festival, os Cartórios de Registro Civil e a vereadora Juliana Damus (PP).

“A inscrição será feita no escritório da Festiara na Rua Mariano Mingotti, 270, na Vila Harmonia, diz a vereadora que vinha pedindo o retorno do casamento comunitário, conforme prevê a Lei Municipal n° 6.460. A última edição foi há quatro anos e contou com 109 noivos. Quem tiver o interesse em fazer a conversão da união estável em casamento precisa apresentar primeiramente uma série de documentos originais no escritório da Festiara, segundo o escrevente autorizado e responsável pelo setor de casamentos do 1º Cartório de Registro Civil, Willian Luciano Haddad.

É preciso levar RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação. Se os noivos forem solteiros basta levar a certidão de nascimento. No caso de serem viúvos são necessária as certidões do casamento anterior e de óbito. Já os divorciados precisam apresentar a certidão de casamento e a averbação. Aos estrangeiros, o Cartório exige a certidão de nascimento, a declaração de solteiro consularizada e traduzida registrada no cartório de títulos e documentos, além do passaporte ou cédula de identidade válida. Todos os documentos precisam ser originais.

Após a triagem, será agendado um dia para que os noivos possam ir ao Cartório. Aqueles que comprovarem não ter condições financeiras poderão fazer toda a documentação gratuita. O juiz de casamento, Adelino José Francisco, lembra que, neste dia, o casal precisa levar duas testemunhas e ainda definir o regime de bens e se irão alterar o nome dos filhos, se esse for o caso. O período da documentação é de, no mínimo, 30 dias, por isso, os casais precisam estar com toda a documentação aprovada até o dia 7 de julho.

Conduzida pelo juiz, o responsável pelo setor do cartório e o mestre cerimônia, Chico de Assis, o casamento coletivo será ecumênico e, de acordo com o representante da Festiara, Alício Torres Junior, não há limite de inscrições. “Quantos mais noivos conseguirmos melhor ficará.” Além da edição de 2011, os últimos casamentos comunitários foram realizados em 2007 e 2009 reunindo centenas de casais.
 
 
Festiara
Com a proposta de reativar um segmento de evento reunindo toda Araraquara e microrregião, mas beneficiando a sociedade e as entidades assistenciais, o Festiara está marcado para o complexo do CEAR, entre os dias 5 e 9 de agosto. O presidente do Festival, Ricardo Merlos, lembra que a entrada será gratuita e expectativa de dez mil pessoas por dia aproveitando os estandes comerciais, o parque de diversão, as exposições e shows regionais. O dinheiro arrecadado será voltado a 15 entidades assistenciais da cidade.
 
 
Serviço:
Onde fazer a inscrição: escritório da Festiara, na Rua Mariano Mingotti, 270, Vila Harmonia. (É um sobrado de esquina, a duas quadras da Avenida Bento de Abreu. O ponto de referência é a rua do posto de ambulância da Unimed. Procurar por Rose. O telefone de contato é: 3397-5008 / 3397-3007.

 

Veja outros artigos

Juliana visita Cisa e quer regulamentação da lei do “teste da orelhinha”
Por Hamilton G. P. Mendes Autora de uma lei que obriga aos hospitais realizarem o “teste da orelhinha” nas crianças...
Juliana visita APAE de Matão para conhecer Cãoterapia
A vereadora Juliana Damus esteve na APAE de Matão acompanhada da Elisa dos Santos Rodrigues Assessora Especial de...
Projeto de lei da Câmara Federal altera formas de fiscalização em estacionamento destinado a idosos e deficientes
Por Laís Françoso Foi encaminhado à Comissão de Viação e Transportes, e, em seguida, será remetido à Comissão de...
Ministério da Saúde destina R$ 351 mil a Araraquara
Recurso é fruto de emenda de deputado federal a pedido dos vereadores da bancada dos Progressistas De acordo com...
Juliana Damus consegue que projeto de capacete seja apresentado em Brasília
Por Hamilton G. P. Mendes Preocupada com a crescente onde de assaltos envolvendo motociclistas que vem ocorrendo em...
Regulamentação da lei que obriga a realização do “Teste da Orelhinha”
A vereadora Juliana Damus encaminhou requerimento ao prefeito reivindicando a regulamentação da lei que...
Banco de Lajes de Arenito da Formação Botucatu é instituído no município
Alteração na Lei nº 9.503, de autoria da vereadora Juliana Damus, propiciou a criação do banco Em 2019, foi aprovada a...
Juliana recebe coordenadora da Rede Social do Senac
Por Chico de Assis A Vereadora Juliana Andrião Damus (PP) recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 2, Celina Garrido,...
Candidatos inscritos no CadÚnico poderão obter declaração de isenção para concursos públicos via Internet
Candidatos inscritos no CadÚnico poderão obter declaração de isenção para concursos públicos via Internet Boa notícia...
Colocação de placas “Como estou dirigindo?” em transporte público
Sempre preocupada em beneficiar a população Araraquarense, a vereadora solicitou através de...

Pin It on Pinterest