Início | Diversos | Juliana Damus pede atenção para o Dia da Cardiopatia Congênita

Juliana Damus pede atenção para o Dia da Cardiopatia Congênita

29/05/2017 | Diversos

Por Paula Cardoso

Vereadora foi procurada por voluntária para abordar tema na Tribuna da Câmara

O exame “Teste do Coraçãozinho”, atualmente, é realizado em todos os bebês recém-nascidos na Maternidade Gota de Leite, em Araraquara. A vereadora Juliana Damus (PP), que sempre lutou pela causa, encaminhou, em 2013, indicação ao Executivo, solicitando que o exame fosse disponibilizado em toda Rede de Saúde Pública da cidade.

A vereadora também é autora da lei de 2011, pensada em conjunto com a ONG Pequenos Corações, que instituiu o Dia Municipal de Conscientização da Cardiopatia Congênita, na cidade, comemorado em 12 de junho. Com o objetivo de contribuir com ações para lembrar a data, a vereadora reuniu-se na última semana com a funcionária pública, Taisa Ferreira Rodrigues, que há anos trabalha como voluntária, junto de um grupo de mães, que discute a doença e os exames que a detectam. Ela também pretende abordar o tema na Tribuna da Câmara.

“Depois que a Taisa me procurou solicitando dados sobre o exame do “Teste do Coraçãozinho” na rede pública, pedi à Prefeitura através de requerimento. Eles confirmaram que todos os bebês nascidos no hospital passam pelo exame. Ficamos satisfeitos em saber como é feito todo o procedimento, inclusive, quando o recém-nascido tem detectada a doença. Lá ele e a mãe tem toda a assistência”, explicou Juliana. Ela irá verificar com o município quais as ações que poderão ser realizadas junto às mães atendidas na Rede Pública.

Segundo Taisa, “de forma voluntária, realizaremos uma atividade junto às futuras mães atendidas na ONG Bebê Abordo. Enquanto cidadã, também farei uma participação na Tribuna Popular para discutir a importância do dia 12 no município”, afirmou.

Dados

De acordo com a Diretoria Hospitalar da Fungota/Gota de Leite, o teste do coraçãozinho é rigorosamente realizado, assim como os testes da linguinha, dos olhinhos e da orelhinha. O teste da orelhinha, inclusive, é uma Lei de 2002, de autoria da vereadora Juliana Damus. A quantidade de exame varia de acordo com a demanda de nascimento da maternidade, sem exceções, variando de 160 a 250 partos por mês, os referidos testes são realizados logo nas primeiras horas do nascimento.

Ainda, se detectada alguma alteração, o recém-nascido permanece em observação por um tempo maior e medidas técnicas são tomadas. Inclusive, os exames necessários são realizados na própria maternidade Gota de Leite. Depois disso, caso seja confirmada a patologia ou se for fisiológica, a criança será acompanhada pelo ambulatório na Rede de Saúde e, se houver necessidade de uma intervenção cirúrgica, a paciente é encaminhada ao Hospital de Referência, HC de Ribeirão Preto e ou HB de São José do Rio Preto, pelo sistema CROSS (Centro de Regulamentação de Ofertas Serviços de Saúde do Estado de São Paulo), de emergência.

A Cardiopatia Congênita

A cardiopatia congênita é uma doença na qual a pessoa sofre de uma anormalidade na estrutura ou na função do coração que, mesmo estando presente desde o nascimento, pode ser descoberta muito mais tarde. Por esse motivo, através da conscientização, torna-se mais fácil buscar o diagnóstico e o tratamento precoce para corrigir tais defeitos, podendo ser realizado desde uma intervenção intra-útero, quando diagnosticado na gravidez, até cirurgia ou uso de medicações específicas.

Foto: Arquivo Câmara Municipal

Veja outros artigos

Juliana Damus fiscalizará instalação de GPS e aplicativos sobre os ônibus
Por Cláudio Dias Com fluxo de trinta e cinco mil pessoas por dia, o Terminal Central de Integral (TCI) é a principal...
Juliana Damus cobra preenchimento legível de receitas médicas e odontológicas
Texto: Cláudio Dias   É tradição das mais ruins sair do consultório...
Diretores da Gota de Leite esclarecem benefícios do parto normal a vereadores
Os parlamentares pediram informações sobre o número de partos normais e cesárias realizados pela maternidade, além de...
Em nova vistoria, vereadores verificam que apenas uma câmera de segurança está em operação
Por José Ângelo Santilli Em nova visita ao Centro de Videomonitoramento, na Arena da Fonte, nessa sexta-feira, dia 6,...
Secretária da Saúde explica demora no atendimento a pacientes com câncer
Informação foi dada em agenda intermediada pela vereadora Juliana Damus Em reunião com o prefeito...
CEI iniciará fase de depoimentos com foco em relatórios técnicos
texto: Assessoria de Imprensa    A Comissão Especial de Investigação (CEI) do Daae, da...
Teste de medição de decibéis na área do kartódromo
A vereadora Juliana Damus esteve presente no momento em que foi realizado os testes de medição de decibéis para a...
Juliana Damus conhece trabalho da Associação “Ary Luiz Bombarda” com 54 crianças
Por Claudio Dias  Cinquenta e quatro crianças são atendidas atualmente pela Associação Cultural “Ary Luiz Bombarda”,...
Cáritas ganha espaço para melhoria no atendimento
Solidariedade e filantropia. O Centro de Apoio, Reforma Íntima e Trabalhos Assistenciais (Cáritas), que...
Nove câmeras da Central de monitoramento não funcionam, constatam vereadores
Texto: Claudio Dias Após ser barrado de fiscalizar o funcionamento das 25 câmeras da Central de...

Pin It on Pinterest