Início | Diversos | CEI do Daae: superintendente encerra fase de depoimentos

CEI do Daae: superintendente encerra fase de depoimentos

04/03/2016 | Diversos

Por Cláudio Dias

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Daae, criada pela Câmara Municipal de Araraquara, para apurar as causas do rompimento do reservatório da Vila Xavier no ano passado, além da condição dos outros espaços, encerrou nesta quarta-feira, dia 2, a fase de depoimentos. O último a ser ouvido foi o superintendente da autarquia, Guilherme Ferreira Soares. Ele explicou sobre o acidente, o processo para obter recursos para a construção de um novo reservatório na cidade e classificou o acidente como uma fatalidade nunca vista em 36 anos de carreira dentro do Departamento.

Em pouco mais de duas horas de depoimento, Soares falou que o rompimento da primeira célula da caixa d´água da Vila Xavier, em 2014, ocorreu porque o reservatório ultrapassou seu limite, após descuido de um funcionário. Depois do acidente, seguindo laudos técnicos, a autarquia optou por usar a célula irmã (aquela que viria a se romper em 2015) com carga reduzida e abastecimento lento de água porque os laudos técnicos sinalizaram nesse sentido.

À CEI, o superintendente negou ter conhecimento de vazamentos anteriores no reservatório rompido e informou que as limpezas no espaço era anual. Ele confirmou que o DAAE não mantinha um plano de emergência relativo a ocorrências, mas admitiu que o procedimento adotado foi correto: acionar a empresa responsável pelo sistema e, depois, direcionar as equipes para a rua. Para Soares, problemas técnicos são comuns e nem sempre os sinistros são repassados imediatamente a ele porque a equipe tem autonomia para resolver os casos.

Aos vereadores, Soares contou sobre o processo para obter recursos para um novo reservatório e destacou que a autarquia tinha dinheiro em caixa, mas não classificou a obra de um novo reservatório como urgente. A decisão foi tomada porque os laudos técnicos emitidos por dois engenheiros apresentaram medidas paliativas para o funcionamento do reservatório da Vila Xavier. Além disso, o Daae aguardava o repasse de verba federal para esse fim. Parte do dinheiro em caixa foi utilizado para efetuar o desassoreamento de uma represa.

Atualmente , segundo o superintendente, a construção do reservatório não está indicada no orçamento vigente do Daae e para realizar a obra seria necessário anular outras despesas já previstas. Questionado pelos vereadores, o superintendente confirmou ter se encontrado com o filho e irmão das vítimas e que o apoio está sendo dado por outros órgãos do município. Para ele, o acidente foi uma fatalidade motivada pela queda de um raio. A descarga, de acordo com ele, desligou todo o sistema do Centro de Operações, por isso, não é possível culpar ele ou qualquer funcionário do da autarquia.

Agora, caberá a CEI iniciar o relatório depois de verificar mais de 40 reservatórios e ouvir 14 testemunhas, entre funcionários do Daae, engenheiros e pessoas ligadas ao tema. Instaurada em 17 de novembro, após o rompimento do reservatório da Vila Xavier, seis dias antes, a CEI da Câmara Municipal tem como presidente o vereador Édio Lopes (PT), o relator William Affonso (PDT) e os demais membros Jair Martineli (PMDB), Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB) e Juliana Damus (PP).

Veja outros artigos

Juliana Damus viabiliza parceria entre Ceproara e Secretaria da Educação
Por: José Ângelo Santilli A vereadora Juliana Damus (PP) viabilizou nessa quarta-feira, dia 18, parceria...
Reunião para discutir Plano Diretor
A Câmara Municipal tem discutido o Plano Diretor com a sociedade e vários segmentos envolvidos no assunto e a...
Vereadores do PP querem de volta a campanha “Não dê esmola, encaminhe à Casa Transitória”
Por José Conde Sobrinho Diante de problemas sociais que se avolumam com a mendicância observada em...
Lei que proíbe soltura de fogos ruidosos tem apoio da Polícia Militar
Em fevereiro deste ano, foi aprovada a proibição da soltura de fogos de artifício ruidosos que excedam os limites de...
Juliana pede que lei sobre a cobertura contra sol e chuva em sepultamentos seja cumprida
Por Claudio Dias Há dez anos, a Câmara Municipal de Araraquara aprovou a Lei Complementar nº 312 definindo que os...
Juliana reitera o pedido para criação do Conselho Municipal da Juventude
A vereadora Damus assinalou em agosto de 2006 a instalação de um Conselho Municipal da Juventude,...
Vereadores conferem nova instalação do Fundo Social
Os vereadores Roger Mendes e Juliana Damus, ambos do PP, estiveram, na manhã desta sexta-feira (20), visitando a nova...
Juliana Damus articula criação de lei para licença de servidoras que sofreram perda gestacional
Considerando a dor das mulheres que perdem um filho ao longo da gestação, a vereadora Juliana Damus...
Comissão de vereadores lista 18 dúvidas sobre Central de videomonitoramento
Texto: Cláudio Dias   A recente visita feita a Central de Videomonitoramento de Araraquara levantou uma...
Câmara adere ao movimento Hora do Planeta
No próximo sábado (25), prédio do Legislativo apagará todas as suas luzes durante uma hora A Câmara Municipal de...

Pin It on Pinterest