Por Maria Luiza Rosato/Laís Françoso
Por ser um material de alto risco, principalmente para as crianças, o uso do cerol está sendo discutido em diversas escolas do município e a vereadora Juliana Andrião Damus (PP) é a mediadora da campanha “Pipa com Segurança”. Esse trabalho é baseado em visitas que a parlamentar faz a fim de que os alunos percebam o perigo que correm e o que eles podem causar a terceiros. A vereadora visita as escolas acompanhada da Policial feminina, Cabo Sônia, representante da PM, parceira da Campanha.
Em 2002 a vereadora organizou um dia de soltura de pipas na cidade. O projeto de conscientização nas escolas foi desenvolvido a partir de 2003 como uma das primeiras ações envolvendo o assunto e, hoje, continua em andamento com a distribuição de panfletos e apresentação de um vídeo institucional criado no final do ano de 2009 por estudantes do Centro Universitário de Araraquara – UNIARA – que, na época, cursavam o 2º ano do curso de Publicidade e Propaganda, com supervisão do professor Luis Carácio Júnior, mais conhecido como Caê.
Outra iniciativa da vereadora foi a criação da Lei Complementar Municipal nº 310, de 5 de agosto de 2005, que proíbe a industrialização, comercialização e uso da substância na cidade, ou seja, a mistura de pó de vidro e cola, o popular cerol, ou qualquer outra mistura que proporcione uma linha cortante. Anteriormente, somente as pipas e o cerol eram apreendidos pela polícia militar e a criança era liberada. Agora, novas medidas serão tomadas para que a campanha seja ainda mais eficaz.
Juliana ainda alerta os pequenos cidadãos para que fiquem atentos e denunciem aqueles que infringirem a lei, pois o cerol é a mistura criminosa para ser utilizada nas linhas de pipa. A polícia militar e a guarda municipal estarão à disposição nos telefones 190 e 199, respectivamente.
Para que o trabalho seja intensificado, a parlamentar irá entregar cópias do DVD às professoras de modo que continuem incentivando crianças e adolescentes a não utilizarem o cerol ou qualquer outro tipo de material cortante. Junto a isso, pipas, rabiolas e linhas foram dadas às crianças para que pratiquem a brincadeira de forma saudável e segura.
Como soltar Pipas com Segurança (dicas do panfleto)
-Não soltar pipas em dias de chuva ou relâmpago
-Olhe bem onde pisa, principalmente para trás;
-Nunca use linha metálica, como fio de cobre, ou papel laminado, podem causar choques elétricos;
-Não empine pipas em lajes e telhados, pois uma queda poderá ser fatal;
-Cuidado com as ruas e lugares movimentados, você corre o risco de ser atropelado,
-Se a pipa enroscar nos fios, jamais tente removê-las. Sempre é melhor perder a pipa do que a vida;
-Use luvas para não queimar ou cortar as mãos em dias de vento forte;
-Não soltar pipas perto de fios telefônicos, elétricos ou antenas. Procure lugares abertos como praças, parques, campos de futebol, etc;
-Não deixe a linha da pipa atravessar o caminho de ciclistas e motociclistas, para não ocorrer acidentes;
-Nunca use linha cortante (cerol). Além de ser proibido por lei, você corre o risco de se machucar ou matar alguém.