Por Luis Fernando Laranjeira
A vereadora Juliana Damus (PP) comemora a inauguração de mais uma praça em Araraquara. Denominada Américo Andrião, o novo espaço de lazer está localizado no Jardim Universal e teve a placa descerrada em solenidade na noite de sexta-feira, 11 de novembro. “É muito gratificante ter uma boa praça, acolhida por tanta gente boa daqui e com o nome de meu querido e inesquecível avô Américo Andrião”, afirmou.
“Inaugurar uma praça é sempre um motivo de orgulho para mim e para a Câmara Municipal”, discursou. De acordo com ela, que representou o Legislativo, “quando esta praça é construída depois de um esforço conjunto de moradores do bairro e pelo empenho da Prefeitura, o orgulho redobra e a alegria toma conta de todos nós que trabalhamos para esta importante realização para o bairro”.
Juliana lembrou que a população ganhou mais um local “para encontros, descanso e lazer” e que, “acima de tudo constitui-se como um lugar em que se valoriza o ser humano, onde os problemas cotidianos dão lugar a uma boa conversa com vizinhos, a um beijo no namorado, ao convívio com a família, um local para celebrar bons momentos da vida, e isso somente foi possível pelo empenho e envolvimento das pessoas do Jardim Universal e da região no Orçamento Participativo”.
Emoção
A nova praça é motivo de orgulho e emoção para a parlamentar. Américo Andrião é seu avô materno. “Para mim e para minha família é motivo de muita emoção. Américo Andrião foi exemplo de vida em seu tempo e perpetuou suas lições de honestidade, amor à família e ao trabalho para todos os que com ele conviveram, inclusive esta neta que hoje aqui representa a família”.
Filho de austríacos, o homenageado trabalhou na Estrada de Ferro Araraquara. Aqui, conheceu Luiza Grazziato com quem teve 8 filhos: Olga, Francisco, Lauro, Leopoldo e Maria Apparecida, já falecidos, e Nézia, José Américo e Maria de Lourdes, mãe de Juliana.
“Pessoa de hábitos simples, muito trabalhador, de caráter e honesto. Era na sua simplicidade que externava toda sua sabedoria, e transmitia a nós, netos e filhos, as lições que toda pessoa deve assimilar por obrigação: ter correção em seus passos de vida e ter retidão nas atitudes para com o próximo e com a natureza. Aprendi isso com minha mãe, que dele extraiu tal lição dada por ele com toda simplicidade do mundo, mas com toda clareza que muita gente letrada não sabe estabelecer”.
Por fim, Juliana afirmou esperar que “logo tenhamos construída a igreja da Mãe Rainha, pois o projeto já está pronto, e percebo pela dedicação das pessoas desta comunidade que se esforçaram por esta praça, sua construção será questão de tempo”.