Início | Cuidados com a Cidade | Juliana Damus se reúne com estudantes da Unesp para discutir projeto “Boa Praça”

Juliana Damus se reúne com estudantes da Unesp para discutir projeto “Boa Praça”

16/08/2016 | Cuidados com a Cidade

No Plenário da Câmara Municipal, a vereadora se encontrou com alunos do curso de Administração Pública da Unesp e a professora Patricia Borba Marchetto, que apresentaram como o “Boa Praça” foi aplicado em Matão.

Na cidade de Matão, que conta com 43 praças, o projeto foi implantado em 2007 e acontece também nas vizinhas São Lourenço do Turvo, Dobrada e Silvânia. Já são 39 locais, com participação de 47 idosos, que recebem R$ 250 de ajuda de custo e cartão alimentação no valor de R$ 300.

O projeto tem a intenção de promover a integração do idoso à comunidade através de ações direcionadas que incluem educação ambiental, técnicas de jardinagem e o cuidado e a preservação do meio ambiente por meio da ocupação dos espaços públicos da cidade.

“Além das praças mais preservadas, onde teremos os idosos cuidando, que moram próximo aos locais e têm uma relação com os vizinhos do bairro, conseguimos inserí-los na sociedade e resgatar a autoestima. O principal objetivo do projeto é a questão social com os idosos”, afirmou Juliana.

Poderão participar do programa, munícipes com idade igual ou superior a 60 anos, renda mensal inferior a três salários mínimos, condições físicas para o desenvolvimento das atividades e residência próxima à praça pela qual ficarão responsáveis.

Os candidatos exercerão atividades voluntárias em local a ser designado, com carga horária máxima de três horas diárias, no período das 8h às 11h ou das 13h às 17h.

Serão desenvolvidas as atividades de varrição de folhas, irrigação, formação de canteiros, plantios de mudas e podas de pequenos arbustos.

A vereadora acredita que a implantação deve ficar para 2017. “Já estamos há um tempo trabalho nisso. Nos reunimos com o pessoal da Secretaria de Obras, do jurídico da Prefeitura e do Centro de Referência do Idoso. A partir disso, fizemos um projeto. Recentemente fomos procurados pelo DAAE, que no momento é responsável pelo cuidado das praças, para mais detalhes do projeto. Agora dependemos do jurídico do DAAE para estudar uma forma desse convênio ser realizado com uma ONG ou uma associação”, explicou Juliana.

Um novo encontro está programado com presença dos estudantes e da coordenadora do Centro de Referência do Idoso de Araraquara (CRIA), Oriomar Carmagnani, a Teca, que participou ativamente do projeto.

Texto e foto: Imprensa da Câmara

Veja outros artigos

Juliana Damus cobra falta de água em ao menos oito bairros de Araraquara
Texto: Claudio Dias Imagina chegar do trabalho para tomar banho e não ter água no chuveiro. Ou esperar o final de...
Reunião para discutir Plano Diretor
A Câmara Municipal tem discutido o Plano Diretor com a sociedade e vários segmentos envolvidos no assunto e a...
Juliana Damus pede apoio do Daae à projetos sociais
Paula Cardoso Juliana Damus pede apoio do Daae à projetos sociais Parque Infantil, projeto “Boa Praça” e Momento...
Trânsito soluciona problemas apontados por Juliana Damus
Para atender às reivindicações de moradores, comerciantes e pedestres de três pontos críticos da cidade, a vereadora...
Diminuição da distância ente os parquímetros
A vereadora Juliana Damus solicitou, por meio de indicação e emenda a LDO, a diminuição da...
Moradores do Jardim Ártico agradecem Juliana Damus por reparos no bairro
Os moradores do Jardim Ártico, Valmor Claudino da Silva Junior e Benedito Carlos Pierini, solicitaram a intervenção da...
Juliana quer recuperação das Fontes Luminosas das praças da cidade
Por Gabriela Pontieri A vereadora Juliana Andrião Damus (PP) encaminhou indicação ao prefeito...
Juliana solicita ao prefeito melhorias no Portal das Laranjeiras
Preocupada com os moradores do Portal das Laranjeiras, a vereadora Juliana Damus apresentou indicação...
Presença da Guarda Municipal e o aumento dos muros do Cemitério São Bento
A vereadora Juliana Damus, através de indicação, solicita a presença da Guarda Municipal e o aumento dos muros do...
Juliana pede ao Prefeito cobertura e aquecimento da piscina no Complexo Aquático da Fonte
Por Laís Françoso “Devido à periodicidade diária dos treinos, os alunos ficam...

Pin It on Pinterest