Por Renê Gardim
A vereadora Juliana Damus quer que a Administração Pública Municipal crie em Araraquara um programa similar ao “O Boa Praça” existente na vizinha cidade de Matão. A indicação, propondo ao prefeito Edinho Silva a análise do projeto matonense lembra que existem diversas praças da cidade e falta estrutura necessária para a manutenção.
Para a vereadora, além de garantir a conservação das praças, o projeto tem um lado social. No documento enviado ao Executivo, Juliana lembra que “uma série de ações direcionadas a idosos, tais como técnicas de jardinagem, jogos,cidadania, educação ambiental, entre outras” são previstas no programa de Matão e podem também ser aplicadas em Araraquara, “tornando o idoso um agente de transformação e de interlocução entre a comunidde e o Poder Público.
Juliana Damus afirma ainda, em sua indicação, que “o idoso participante poderia receber uma ajuda de custo, kit básico para jardinagem, uniforme, além da prioridade no atendimento à saúde e atividades de lazer, educação e cultura.
Custos – A lei matonense que criou o programa “O Boa Praça” foi aprovada em janeiro deste ano e prevê um crédito especial de R$ 50 mil destinado a subvencionar entidade parceira para a execução do projeto.
Atualmente ele está em fase experimental, abrangendo 20 praças e 18 idosos. Para participar a pessoa precisa ter idade igual ou superior a 60 anos, morar próxima à praça e ter bom relacionamento com a comunidade.
Como o projeto envolve custos precisa ser elaborado e enviado à Câmara Municipal pela Prefeitura.