Início | Diversos | CEI do Daae: superintendente encerra fase de depoimentos

CEI do Daae: superintendente encerra fase de depoimentos

04/03/2016 | Diversos

Por Cláudio Dias

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Daae, criada pela Câmara Municipal de Araraquara, para apurar as causas do rompimento do reservatório da Vila Xavier no ano passado, além da condição dos outros espaços, encerrou nesta quarta-feira, dia 2, a fase de depoimentos. O último a ser ouvido foi o superintendente da autarquia, Guilherme Ferreira Soares. Ele explicou sobre o acidente, o processo para obter recursos para a construção de um novo reservatório na cidade e classificou o acidente como uma fatalidade nunca vista em 36 anos de carreira dentro do Departamento.

Em pouco mais de duas horas de depoimento, Soares falou que o rompimento da primeira célula da caixa d´água da Vila Xavier, em 2014, ocorreu porque o reservatório ultrapassou seu limite, após descuido de um funcionário. Depois do acidente, seguindo laudos técnicos, a autarquia optou por usar a célula irmã (aquela que viria a se romper em 2015) com carga reduzida e abastecimento lento de água porque os laudos técnicos sinalizaram nesse sentido.

À CEI, o superintendente negou ter conhecimento de vazamentos anteriores no reservatório rompido e informou que as limpezas no espaço era anual. Ele confirmou que o DAAE não mantinha um plano de emergência relativo a ocorrências, mas admitiu que o procedimento adotado foi correto: acionar a empresa responsável pelo sistema e, depois, direcionar as equipes para a rua. Para Soares, problemas técnicos são comuns e nem sempre os sinistros são repassados imediatamente a ele porque a equipe tem autonomia para resolver os casos.

Aos vereadores, Soares contou sobre o processo para obter recursos para um novo reservatório e destacou que a autarquia tinha dinheiro em caixa, mas não classificou a obra de um novo reservatório como urgente. A decisão foi tomada porque os laudos técnicos emitidos por dois engenheiros apresentaram medidas paliativas para o funcionamento do reservatório da Vila Xavier. Além disso, o Daae aguardava o repasse de verba federal para esse fim. Parte do dinheiro em caixa foi utilizado para efetuar o desassoreamento de uma represa.

Atualmente , segundo o superintendente, a construção do reservatório não está indicada no orçamento vigente do Daae e para realizar a obra seria necessário anular outras despesas já previstas. Questionado pelos vereadores, o superintendente confirmou ter se encontrado com o filho e irmão das vítimas e que o apoio está sendo dado por outros órgãos do município. Para ele, o acidente foi uma fatalidade motivada pela queda de um raio. A descarga, de acordo com ele, desligou todo o sistema do Centro de Operações, por isso, não é possível culpar ele ou qualquer funcionário do da autarquia.

Agora, caberá a CEI iniciar o relatório depois de verificar mais de 40 reservatórios e ouvir 14 testemunhas, entre funcionários do Daae, engenheiros e pessoas ligadas ao tema. Instaurada em 17 de novembro, após o rompimento do reservatório da Vila Xavier, seis dias antes, a CEI da Câmara Municipal tem como presidente o vereador Édio Lopes (PT), o relator William Affonso (PDT) e os demais membros Jair Martineli (PMDB), Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB) e Juliana Damus (PP).

Veja outros artigos

Informações sobre motivos da não renovação do contrato com IAMSPE
A vereadora Juliana Damus na busca de informações sobre os motivos que levaram a não...
Projeto de Lei prevê obrigação de ecocardiograma fetal no pré-natal
Iniciativa recebeu o apoio da vereadora Juliana Damus Ferramenta valiosa no pré-natal das gestantes, o exame de...
Juliana quer que Daae adquira van para atender população nos bairros
Por Hamilton G. P. Mendes A vereadora, Juliana Damus (PP), encaminhou uma indicação ao Poder Executivo...
Lei que concede isenção de IPTU a pacientes com câncer é sancionada
De autoria da vereadora Juliana Damus, proposta beneficiará diversos cidadãos araraquarenses. Contribuintes...
Visita com pilotos de esporte a motor em área para construção do circuito de automobilismo
No dia 02 de junho a vereadora Juliana acompanhou os pilotos de esporte a motor para conhecer o local escolhido pelo...
Regularização da situação jurídica no Bairro Igaçaba
Desde outubro de 2005 a vereadora Juliana Damus intermediou várias reuniões com o jurídico da Prefeitura Municipal e...
Juliana reitera o pedido para criação do Conselho Municipal da Juventude
A vereadora Damus assinalou em agosto de 2006 a instalação de um Conselho Municipal da Juventude,...
Novas ambulâncias trarão melhorias no atendimento do SAMU
Os veículos foram conseguidos através de emendas mandadas pelo Deputado Federal, Guilherme Mussi (Progressistas) Na...
Juliana Damus cobra possível déficit de vagas no Neja
A vereadora Juliana Damus (PP) questionou essa semana o Município em relação ao possível déficit de vagas do Núcleo de...
Vereadora quer garantia de que todos os hospitais e maternidades façam o teste de orelhinha
Por Laís Françoso Conhecido como “Teste da Orelhinha”, o exame que detecta...

Pin It on Pinterest